EUA revelam ter mais de 5.000 ogivas nucleares

http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2010/3/30/1269973422707/Barack-Obama-001.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

O Departamento de Defesa norte-americano divulgou na tarde desta segunda-feira (3) a informação de que os Estados Unidos possuem 5.133 ogivas nucleares ativas e milhares de armas nucleares desativadas, aguardando desmontagem. Os dados sobre o arsenal nuclear do país estavam mantidos em sigilo por mais de 50 anos.

Um oficial da defesa que não quis se identificar disse, em entrevista à agência de notícias Associated Press, que o tamanho atual das reservas nucleares é 75% menor em comparação ao ano de 1989.


A divulgação foi feita em Washington, instantes depois de a secretária de Estado, Hillary Clinton, ter anunciado, durante o encontro sobre o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), em Nova York, que o país tomaria esta medida.


Além do anúncio, a chanceler afirmou que o governo norte-americano buscará no Senado a ratificação dos protocolos internacionais que dispõem sobre os testes e o uso de armas nucleares. Além disso, Hillary prometeu que os EUA contribuirão com US$ 50 milhões para um fundo administrado pela agência nuclear da ONU.

Ahmadinejad quer EUA fora da AIEA


Mais cedo, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pediu que os Estados Unidos sejam punidos por ameaçar o país do Oriente Médio. Ahmadinejad negou que o Irã desenvolva seu programa nuclear com fins militares. Além disso, o iraniano pediu a suspensão dos Estados Unidos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão responsável por supervisionar e regulamentar as atividades nucleares no mundo.


O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que o discurso de Ahmadinejad já era esperado e que o Irã está cada vez mais isolado na comunidade internacional.


Ainda nas críticas aos Estados Unidos durante seu discurso de 35 minutos, Ahmadinejad lembrou as bombas atômicas americanas contra o Japão no final da Segunda Guerra Mundial e acusou Washington de usar armas com urânio enriquecido durante a guerra do Iraque.


O presidente iraniano exigiu ainda que um organismo independente fixe um calendário preciso para a eliminação de todas as armas nucleares.


Para Hillary, o Irã vai fazer de tudo para desviar a atenção da comunidade internacional da sua produção de armamentos nucleares. “O Irã vai fazer o que for possível para desviar a atenção do seu recorde [de enriquecimento de urânio], na tentativa de fugir da responsabilidade.”


O programa nuclear do Irã, que o Ocidente suspeita de acobertar o desenvolvimento de armas atômicas, é um dos assuntos mais debatidos nos corredores da conferência de revisão do TNP, que vai durar um mês. Realizado a cada cinco anos, esse evento avalia a adesão ao tratado e os problemas que ele sofre.

Leia Também

Opinião: Start II A redução dos Arsenais atômicos

Fonte: UOL

Leia mais

9 Comentários

  1. Se for verdade… tem pouco para chegar as 1550 unidades do Start II.

    Mas se for mentira, reduziram o numero para honrar o Start II neste numero oficial da casa branca… ou seja reduziram de 3.563 unidades o arsenal… mas se tiverem mais que isso de forma secreta, vão dar o Boi no mundo inteiro, e a Rússia não vai gostar nada disso !!

    Agora é mandar os inspetores da AIEA irem contar e registrar cada unidade, cada centro de produção, cada posto de refinamento… fazem isso no 3° mundo, porque não no 1° ??? 😉

    Mas eu duvido que seja verdade… e como disse o colega, quem vai saber a verdade sobre estas armas secretas um dia, possível que o Pentágono tenha dado para a Política Yankee somente o valor das unidades de destruição em massa, e não das unidades táticas, depois dirão aqueles do Pentágono : “ahh, o senhor queria todas as unidades, mas nós entendemos mal, pensamos que queriam somente as unidades já montadas nos meios de ataque, e não um numero incluindo as dos depósitos “…. OU : ” Ahhh, o senhor presidente queria somente as ogivas, mas nós militares tecnicamente falando, não consideramos as unidades táticas como ogivas, pois os danos são muito inferiores… nem se comparam com as Ogivasss…..” ???

    Quem acredita nos Yankees… acredita no que o Obama diz, nós outros, ficamos com o pé atrás !

    Valeu !!

  2. Pois é…
    Perigo para o mundo são os desarmados nuclearmente…

    E tem gente que acredita nessa hipocrisia das potências nucleares !

    O Brasil será o próximo a ser acusado de manter um programa nuclear ‘suspeito’ e de não cumprir suas obrigações, já que se recusa a assinar o Protocolo adicional.

    As pressões já começaram tem tempo, e tem gente aqui no país louca para ceder.

    Se o Brasil não se posicionar firmemente, podemos dizer adeus aos esforços iniciados à décadas e firmemente conduzidos pelo almirante Álvaro Alberto.

    Adeus sub nuclear, e nossa independência no setor.

  3. Francoorp

    Eu francamente acho isso tudo um exagero, digno de guerra fria.
    Eu lembro bem. Cada lado exagerava no que tinha, “puxava o peixe” para o seu lado.

    _______________________

    EUA e URSS, anos 60,70

    EUA -Eu tenho mais!!
    URSS -Não! Eu é que tenho mais!!

    EUA -O meu é maior que o seu!!
    URSS -É nada. O meu é que é!!!

    EUA -O meu é muito grande!!
    URSS -O seu é grande?! O meu é gigante!!!!

    _______________________

    EUA e URSS, anos 80

    EUA -O meu vira o seu do avesso.
    URSS -O meu come o seu e ca*** parafuso.

    EUA -O meu exército é o mais poderoso da Terra!!!
    URSS -É verdade. Metade é boiola e o resto é acéfalo.

    EUA -Ha ha! Onde esta a graça?
    URSS -Olha aqui
    EUA -Onde?
    URSS -ZZuummm!!!!! [dedo na cara]
    EUA -Aahh! Ora seu…

    EUA -Burro!!!!!!!
    URSS -Quem?
    EUA -Você
    URSS -…te perguntou? Ha ha ha ha 🙂

    EUA -Vai a *****
    URSS -Taca a mãe pra ver se voa!! A é, esqueci que “vaca” não voa.

    ________________________

    EUA e Rússia, hoje

    EUA -O meu aqui e o teu ali, ok?
    Rússia -Ok, mas sem graçinhas, heim?!
    EUA -Não se preocupe.

    [enquanto isso…
    nos bastidores…]

    EUA -Urso bêbado.
    Rússia -Gordos fedorentos.

    Obs: Me perdoe os gordinhos.

    _______________________________________________

    E assim foi até o fim da URSS.
    Hoje, com a Rússia, o negocio não esta mais “escancarado” como estava antes, mas continua bem daquele “jeitinho”.

    *********************************

    Pinto, perdoe-me pelo uso de certas palavras, mas é que é a melhor forma de expressar a guerra fria de um modo mais direto e “pratico” para o pessoal entender.

    _____________

    Um abraço a todos os amigos do Blog o/

  4. E o Brasil querendo que os países do dito “Clube Atômico” destruam seus arsenais,por favor, santa ingenuidade, que país em sã consciência, destriria todo seu arsenal nuclear, sendo que esta é o único tipo de armamento capaz de deter o inimigo em qualquer região do planeta, volto a repetir, ingênuo discurso, de que a paz mundial só será possível com o fim dos armamentos nucleares.

    Creio que atualmente este é o único tipo de material dissuasório com real eficiência contra qualquer outro país na face da terra, incluindo os poderosos EUA, porém não sou a favor de possuirmos “bombas atômicas”, basta mostrar para todos que nosso programa nuclear é para fins pacíficos, porém temos total capacidade de produção e temos matéria prima em quantidade suficiente para a construção de um artefato nuclear,portanto, isto já seria mais do que o suficiente para colocar juízo na cabeça de qualquer Sr. antes de um hipotético comflito armado com o Brasil.
    Grande Abraço.

  5. Eu desafio qualquer estrategista a fazer uma lista de 5.000 alvos, para esse tanto de bombas, isso chega a ser idiota. É obvio que tem o dedo, a mão e o braço todo dos fabricantes de armas nucleares nessa corrida louca. Alias falando serio para que um pais precisa de mais do que 10 bombas nucleares?? (que pergunta estranha hein?!!)

  6. Eu francamente não ficaria muito *preocupado* de os países armados não se desarmassem. O problema é que o *nível* de números de ogivas deles não é de auto proteção, é de ataque.
    *Se* pelo menos eles tivessem um número em torno de 100, que é um nível de dissuasão e defesa seria mais que o suficiente.
    O Nível ainda é alto, eu não creio que os EUA tenham tanta ogiva. Mesmo a Rússia e China.

    Não adianta

Comentários não permitidos.