EUA criticam abusos da polícia brasileira e dizem que no Rio é pior

http://oglobo.globo.com/fotos/2007/12/28/28_MHG_rio_policia.jpg

EFE  —   Os Estados Unidos reforçaram nesta quinta-feira (11), em um relatório, as críticas de movimentos de direitos humanos à violência utilizada pelas polícias militares dos Estados brasileiros, especialmente por assassinatos ilegais e torturas. Apesar do tom forte, o relatório não culpou as autoridades federais.“O governo federal ou seus agentes não cometeram assassinatos motivados politicamente, mas os assassinatos ilegais por parte da polícia estadual (civil e militar) foram generalizados”, assegurou o Departamento de Estado (a diplomacia americana) no relatório que elabora anualmente sobre a situação dos direitos humanos no mundo.

O documento, entregue ao Congresso americano, se centra nas “pobres atuações” de vários governos estaduais, que cometeram “vários e sérios abusos”. Entre eles, destaca assassinatos ilegais, excessos no uso da força, surras, abusos e torturas de presos.

Prostituição infantil e situação da polícia do RJ foram abordados

O texto aponta que a fragilidade do sistema policial e judicial brasileiro se manifesta na incapacidade de proteger as testemunhas envolvidas em crimes, condições difíceis de prisões, detenções prolongadas sem julgamento, atrasos excessivos em processos e ineficácia para processar políticos por corrupção.

Outras violações aos direitos humanos detalhadas são a violência e discriminação contra as mulheres, a violência e abusos sexuais contra menores de idade, o tráfico de pessoas e a discriminação contra indígenas e membros de minorias.

Os direitos trabalhistas são outro campo denunciado pelo relatório, ao detectar-se “um fracasso” na aplicação das leis trabalhistas e na difusão do trabalho forçado e infantil.

Para o relatório, o estado do Rio de Janeiro registrou “os problemas mais graves” quanto à violação dos direitos humanos, pelo uso indiscriminado da força por parte de policiais, em serviço ou fora de serviço. Por outra parte, embora a liberdade de expressão esteja protegida por lei e a imprensa independente tenha sido ativa em muitos casos, o documento diz que muitos profissionais sofreram com a pressão e a violência de criminosos e ativistas de partidos políticos. O relatório diz que a violência doméstica “estendida e sem denúncia” à mulher continua sendo um problema no país, onde “os homens mataram, atacaram sexualmente e cometeram outros crimes, (…) mas provavelmente não foram julgados”.

Quanto à proteção das crianças, o texto destaca o “grande problema” de abusos por parte de parentes, e a praga da prostituição infantil ligada à extrema pobreza, que atinge até 250 mil menores.

Fonte:  R7

13 Comentários

  1. Primeiro eles tem que fala dos abusos dos soldados deles no iraque e no afeganistão, ele agora vaõ quere desqualifica o BRASIL em tudo.

  2. Será que eles avaliaram as torturas nas prisões de ABU GRABI,os mercenários da BLACK WATER,E TANTOS OUTROS DESRESPEITOS AOS DIREITOS HUMANOS!

  3. poise achei isso um insulto, pelo fato q td paIIIs q bate de frente com os eua, eles se acham no direito de decer o pau, ja morei la nos eua por 2 anos e 5 meses, e imigrante la nao tem direitos como deveriam ter, eua e um paIIIs q ainda esta sendo “colonizado” por imigrantes latinos pq somos nos q fazemos o trabalho pesado enqunto eles trabalham na classe AA, nos latinos trabalhamos na classe cc. Mas retomando, o Brasil esta fikndo forte a cada vez mas pra poder ter opiniao propria, e aqle velho ditado. PROCURE OLHAR AO SEUS PROPRIOS ERROS para poder abrir a boca para flr de supostos subjulgados!!!!

  4. Engraçado, no relatorio anual dos EUA sobre a situação dos direitos Humanos no mundo não fala das violações que eles cometem em Guantanamo e em Abu Grabi, porque será?

    E também os EUA possuem uma grande parcela de culpa na violencia do Rio, grande parte das armas usadas pelos traficantes são MADE IN USA.

  5. Antes de criticarem os outros países os EUA deveria se preocupar com os seus próprios. Só ver o link da matéria de semana passada que diz que após a eleição de Obama o número de extermínio nos EUA cresceu cerca de 250%!

    -Link da Matéria:

    http://pbrasil.wordpress.com/2010/03/06/apos-a-eleicao-de-obama-cresce-o-extremismo-dentro-dos-eua/

    Isso é só um dos problemas dos EUA, agora imagine os outros…

    E nós aqui reclamando da nossa situação, é só bastarmos olhar para o “mundo” que vemos que até os EUA tem seus problemas internos.

  6. Só assim para o Brasil tomar vergonha! É preciso um país do outro lado do continente americano ou que seja do mundo, criticar o país para ver se esse tome um posição!

    Cá entre nós, que nossas polícias não prestam isso é verdade! Tudo incapacitados, mal sabem apertar um gatilho que atiram em um inocente, brigam entre sí, vivem com essa baitolagem de greves!

  7. Parece apenas a constatação de uma realidade verdadeira, que os dirigentes brasileiros demoram em corrigir, talvez até porque o problema é muito complexo, demande tempo mesmo.
    Mas é preciso acompanhar bem de perto, para ver se não há exagero com intuito apenas de desacreditar o país por motivos de política internacional.
    Veremos os próximos passos e então se vẽ como agir.
    Em princípio, apenas uma triste realidade nacional.

  8. Alem de tudo o que ja foi dito anteriormente pelo amigos internautas,Olha só que nesta foto apresentado pelo site,o veiculo que a grande maioria das policias brasileira,sào de empresa Americanas,pensemos em rever conceitos e iniciemos um nova aquisi çào de Veiculos Alemaès – Italianas – Japoneses.com modelos especificos e barato para a policia Do Brasil.

  9. Pergunto: à quê está relacionada a violência?
    Respondo: ela está, em mais de 90% dos casos, relacionada a algum tipo de droga.
    E à quê estão relacionadas as drogas?
    Respondo: intimamente ligadas ao poder, seja ele micro ou macro poder.
    E quem hoje tem mais poder?
    Quem, há várias décas, pelos filmes, músicas, estilos de vida do meio artísco, todos viciados e drogados, deu a impressão ao mundo de que o uso dessas porcarias traria o sucesso?
    E qual a sociedade que ainda utiliza desses artifícios para dominar o resto do mundo?
    Quem são os maiores consumidores dessas drogas?
    Quem tem a filosofia de que “se não posso exterminar o mau latente (as drogas) que dilascera meu interior, vou brigar com os outros, pois a culpa não é minha”?
    Resumindo: está na hora dos citados retrataren-se, de tentarem ser humildes e dividirem com o mundo as culpas e principalmente, os seus progressos.
    Pra pensar: nós somos algo que eles já foram. Pior e o que mais me assusta é, será que eles voltarão a ser o que nós somos hoje? Se assim for, onde foram parar nossas esperanças…!!!???
    Abraços.

  10. Sempre tem um gringo otário p falr besteira…onde está escrito que policiais são barbaramente assassinados todos os dias? devo ter pulado essa parte e não li…..

Comentários não permitidos.