Posição sobre Irã impede Brasil de ser líder global, diz deputado dos EUA

http://blog.foreignpolicy.com/files/images/080502_engel.jpg

O congressista americano Eliot Engel, presidente do subcomitê do Hemisfério Ocidental dentro da Câmara dos Representantes (deputados) dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira que o Brasil não leva o programa nuclear iraniano “a sério”, o que está impedindo a ascensão brasileira “como um líder global”.“O Brasil é um país que está se modernizando rapidamente e que quer obter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU”, disse Engel durante uma audiência sobre a política dos Estados Unidos para as Américas.

“Mas o fato de não levar o programa nuclear do Irã a sério está impedindo a sua ascensão como um líder global”, completou.

O Brasil tem defendido o caminho do diálogo como a melhor forma de garantir que o Irã tenha o direito de produzir energia nuclear e para evitar que o país desenvolva armas atômicas, enquanto que os Estados Unidos defendem mais sanções contra Teerã.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, esteve no Brasil em novembro e, em maio, o presidente Lula deve visitar o país asiático.

Atrito

“Estou preocupado com a falta de interesse do Brasil em novas sanções da ONU contra o Irã”, disse Engel, para quem é preciso “ficar de olho” na crescente presença do Irã no continente.

“Eu fiquei profundamente decepcionado quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em Brasília”, afirmou.

Na semana passada, em visita ao Brasil, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, voltou a defender novas sanções contra o Irã como forma de pressionar o país a interromper seu programa de enriquecimento de urânio e disse que a comunidade internacional deveria se pronunciar “em uníssono” sobre o assunto.

“Somente depois que aprovarmos as sanções no Conselho de Segurança da ONU o Irã irá negociar de boa-fé”, afirmou.

Clique Leia mais: Brasil e EUA reafirmam diferenças sobre Irã na visita de Hillary

Os Estados Unidos e outros países temem que Teerã esteja secretamente tentando desenvolver armas nucleares.

O governo iraniano nega as alegações e afirma que seu programa nuclear tem fins pacíficos.

Fonte: BBC Brasil

29 Comentários

  1. Ele q pegue o ossinho dele é vá se deitar…liderança global tem um preço, é parece-me saer bem caro p assumir-mos essa posição, a coisa tem de vir por outros meios e naturamente, é sem idéias hegêmonicas.

  2. Pelo contrário. Ao defender o direito do Irã desenvolver o seu projeto nuclear para fins pacíficos, o Brasil está defendendo direito igual para todas as nações, e não apenas as imposições ianques.

  3. É exatamente o contrário do que diz esse cidadão ianque!!!! Quer dizer que para o Brasil ter uma cadeira permanente no CS da ONU, precisa concordar com as molecagens dos EEUU nas relações internacionais????? O Brasil tem demonstrado muito mais maturidade e responsabilidade na questão nuclear que os EEUU. Brincadeira, sinceramente acho que os EEUU não tem a mínima condição de estar no CS da ONU, comporta-se como um país irresponsável,é como mulher de malandro, vive apanhando nas guerras e ainda quer mais, é como um adolescente inconsequente, um “jacaré”! Acho que devemos fazer uma nova ONU, como já fizemos uma nova OEA, com os ianques de fora!!!

  4. Após termos fundado uma nova ONU, aplicariamos um embargo econômico, nos moldes do que está sendo proposto contra o Irã, contra os ianques, se não se comportarem, como adultos e respeitarem os direitos de outros países, se querem ser respeitados.

  5. Correção, onde se lê,.. Brasil ter cadeira permanente no CS da ONU, leia-se lider global, desculpem,
    Obrigado

  6. O BRASIL AO DEFENDER EM TERMOS (PARA FINS PACÍFICOS) O USO DA ENERGIA NUCLEAR NO IRÃ, ESTÁ TAMBÉM DEFENDENDO O DIREITO DE OUTRAS NAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO A TER O MESMO DIREITO DE EXPLORAR ESSE POTENCIAL ENERGETICO.
    AUMENTAR AS SANÇÕES AO IRÃ NÃO RESOLVERÁ NADA, PROVA DISSO É A COREIA DO NORTE, PAÍS MINUSCULO, MESMO COM EMBARGOS TEM TECNOLOGIA DE PONTA.
    APOIO A POSSIÇÃO DO BRASIL EM DIALOGAR E DIZER NÃO AOS ESTADOS UNIDOS.
    ****************************************
    Daniel, pro favor desabilite o Caps Lock.
    obrigado E.M.PInto

  7. …eu acho que já éra hora dos E.U.A ,e da europa invadirem o Irã…a posição do Brasil na ásia é que tem dado destaque ao Brasil como liderança…defendendo os intereses dos paises do terceiro mundo …

  8. A posição do Brasil em relação ao Irã tem se mostrado responsável, ao contrário do que grande parte da midia internacional tenta demonstrar. Ao representar os interesses de um país em desenvolvimento, o Brasil demonstra o alinhamento político necessário para ter reconhecida sua posição no cenário global. Em um mundo multipolarizado o Brasil terá um relevante papel-chave representando os demais países em desenvolvimento, coisa que a China e a India não parecem muito preocupadas em fazer. A China se posiciona contra os EUA apenas numa postura de confrontação e de demonstração de força, nesse cenário onde cada um representa uma postura distinta, o Brasil tem pela primeira vez na sua história exercido um papel de independência de uma metrópole estrangeira. Esse sem dúvida alguma é o caminho, liderar para não ser liderado.

  9. É a pressão do loby israelense, que tem grande influencia no EUA e na mídia globalizada ocidental.

    Dizem que o sol do deserto vai fritando os miolos, tornando beligerantes os que vivem nele. Deve ser por isto que à milhares de anos os povos do Oriente médio vivem brigando entre sí, na Biblia (a história contada do ponto de vista israelita…) temos vários passagens que demonstram o ódio e desprezo mútuo entre os judeus e outras etnias locais, Só que agora o “barraco” se tornou global, incomodando o mundo inteiro…

    Já chega de sandices! Paz para o Iran e oriente médio.

  10. Particularmanente, creio que nossos amigos do blog, já expressaram minha opinião sobre o assunto,como Roberto Correia e Paulo Amaral, no mais, acho que este senho cometeu um grande engano.

    Abraço.

  11. Aliás , já que o tópico é sobre políticas pró-paz ( Brasil) e pró-guerra (EUA/Israel).

    Foi escrita uma crítica sobre os filmes ‘AVATAR’ e ‘GUERRA AO TERROR’, muito boa , que faz um paralelo parecido, pró economia de paz e pró economia de guerra…

    Escrita Luiz Bolognesi , roteirista de filmes como Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade.

    Um trecho:

    “Guerra ao Terror estreou no Festival de Veneza há dois anos. Por acaso eu estava lá como roteirista de Terra Vermelha, do diretor italiano Marco Bechis, e fui testemunha ocular da história. O filme da diretora Kathryn Bigelow foi absolutamente desprezado pelos jornalistas e pelo público. E seguiu assim. Indo direto ao DVD, em muitos países, sem passar pelas salas de cinema. Até ser resgatado pela indústria americana como um trunfo necessário para contestar Avatar e reverenciar a máquina de guerra e o sacrifício de tantos jovens americanos mortos e decepados em campo de batalha.”

    O texto completo:

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100309/not_imp521408,0.php

  12. Maus sabem eles, o sabem, mas querem gaardar em segredo.
    Com isso, o Brasil ganha prestigio no mundo.
    Coisa que eles ja perderam a tempo. Suas atitudes só demonstram uma coisa

    M-E-D-O D-E P-E-R-D-E-R

    E por que só falou do Brasil? A China também não está contra essas sansões?

    E eles ganham também.

    Estão com medo do Brasil, um país latino, de der mais moralque eles na América Latina do que eles.

    É triste o choramingo de perdedor.

  13. ironicamente, não foram os EUA quem estavam se lichando para a ONU e foram para o Iraque????

    Das duas uma.

    Ou o Brasil entra para o CS da ONU…

    Ou a ONU ficará sem prestígio nunhum no mundo no futuro, deixando de lado países capacidados em favor dos “intereceiros”.

  14. Paulo Amaral

    Eu aprovo amigo. Uma nova ONU é o que precisamos.

    já tenho até nome.

    Organização Mundial

    Ela tem que ser em Espanhol, ou francês, chega de inglês. rsrs

  15. Comentário infeliz… Sempre tem 1 que chuta o balde!!! Com este tipo de atitude, não vão conseguir vender jamais caças ao brasil!

  16. Concordo contigo, Luiz, estão ficando acoados sim. Já perceberam que não vão conseguir levar mais essa guerra adiante, contra o Irã, contando as mesmas mentiras que contaram em outras guerras. Estão sentindo o pêso do Brasil em alinhamento com a China(lembrando que este país importa muito petróleo iraniano) e muitos outros países, embora esta por diferentes motivos. Quanto ao apôio da França a pressões contra o Irã, é ilusória, logo perderão este apôio. O Brasil está se posicionando de forma madura, realista e digna, em sua luta pela paz, ao mesmo tempo expondo ao ridículo e desmoralizando cada vez mais os verdadeiros inimigos da paz no mundo. Indiscutivelmente o Brasil se fortalece, polìticamente, cada vez mais, perante o mundo. Com extrema altivez, marca muitos pontos em cima da incompetência ianque e seus três ou quatro aliados de sempre, ao mesmo tempo ganhando a simpatia do restante do mundo. Portanto, configura-se um banho de moral e competência diplomática do Brasil em cima dos EEUU, apesar de todo o arsenal atômico dos ianques e aliados. Independentemente do que acontecer no oriente médio, econômica e políticamente o Brasil será, indiscutivelmente um dos grandes vencedores nesses conflitos diplomáticos.
    Um grande abraço

  17. Política dos Estados Unidos para as Américas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eles que mandão agora nas Américas!!!

  18. Ué…

    Quer dizer agora que precisamos da opinião dos outros (EUA), para fazer o que nós quisemos? o.O

    Agora percebo que o Brasil fez bem em impor sanções aos EUA…

  19. Caro Luiz,
    Embora eu me sinta muito orgulhoso por falar português, acho bem provavel que tal organização venha a falar francês, com acentuado sotaque português..rs.rs..A língua e cultura francesa é muito rica e interessante. A França tende a ser um país não alinhado e isso é muito bom para nós. Política e comercialmente isso é muito bom e viável. Além disso, somos um país pacífico e nossa aliada estratégica também, ela não depende tanto de guerras, como os ianques e não vai nos arrumar tanta encrenca quanto os ianques. Ela tem muita história e para muitos tida como o “berço da civilização da civilização ocidental”. Portanto, nessas partes, tecnologia e economia e especialmente na área de defesa, tem tudo a nos oferecer. Também temos muito a oferecer-lhes e isso não é uma estrada de mão única, além de não serem nossos concorrentes e oponentes diretos. Que venha la nouvelle organisation ONU et les avions Rafales, monsieur…hehehe
    Sds.

  20. Agora temos que de cuidado com os ataques terrorista que os USA podem financia contra o BRASIL, podendo coloca a culpa nos iranianos ou na AL QUADA para coloca pressão no BRASIL, ele viram que não vão arruma mais nada com o BRASIL.

  21. carlos :
    Agora temos que de cuidado com os ataques terrorista que os USA podem financia contra o BRASIL, podendo coloca a culpa nos iranianos ou na AL QUADA para coloca pressão no BRASIL, ele viram que não vão arruma mais nada com o BRASIL.

    Carlos, me explique a sua opinião,o Brasil apóia o Irã nas questões do país nas Nações Unidas e como retribuição o Irã cometeria um atentado terrorista contra o Brasil? Como você acha que os americanos iriam justificar isso?! Non sense…

  22. cARO AMIGO ELES DESTRURAM AS TORRES GEMEAS PARA ENTRA EM GUERRA CONTRA O IRAQUE, VC ACHA IMPOSSIVEL ELES FAZEREM ISSO.

  23. Como os EUA é um líder Global… Nem sempre suas opniões foram perfeitas, exemplos:

    – Apoiaram a Independência do Estado de Israel;

    – Usaram as Coréias para promover a Guerra contra a Rússia durante a GUERRA FRIA;

    – Possuem armas nucleares e delas não largam jamais, eles querem deixa-las de herança para as futuras gerações Iankes;

    – Pouco da atenção para os países da Ásia, fala mais do que faz: o Sahara sendo sucumbido pelo Marrocos, os países da África que hoje suas milícias estão armadas é por causa de quem?

    – Destrata a AL e agora em momente de reversão, diz que é parceiro!

    Eles não tem moral para ser escola para nenhuma nação!

    “O Sahara precisa de liberdade! Repúdio ao Marrocos!”

Comentários não permitidos.