China quer fazer primeiro pouso na Lua em 2013

http://cache.gizmodo.com/assets/resources/2007/08/chinarocket.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

China pretende lançar em 2013 a nave “Chang’e-3”, seu terceiro módulo lunar e o primeiro aparelho do programa aeroespacial chinês que deve pousar na superfície da Lua.

A agência oficial “Xinhua” informou hoje que a “Chang’e-3” – que leva o nome de uma deusa lendária chinesa – fará uma alunissagem controlada sem tripulação e liberará um veículo motorizado que percorrerá a superfície lunar.

O projetista-chefe do primeiro satélite lunar chinês, Ye Peijian, assegurou que a missão está fazendo “bons progressos” com o desenho de um protótipo que atualmente está em fase de desenvolvimento.

No entanto, antes do lançamento da “Chang’e-3”, a China ainda tem pela frente o envio de sua segunda sonda, a “Chang’e-2”, previsto para outubro deste ano.

Este satélite estudará as condições da Lua e fará fotos de alta resolução do local onde a China quer que sua missão seguinte pouse.

O programa espacial chinês se desenvolve principalmente em duas ramificações. Uma cuida de missões tripuladas para o estabelecimento de uma estação espacial permanente, e a outra, do estudo da Lua.

Esta última começou em outubro de 2007 com o lançamento da primeira sonda, a “Chang’e-1”, que fez um mapa tridimensional da Lua.

Fonte: Uol/Bol

11 Comentários

  1. No ritmo de crescimento de nossa economia vejo que os programas estratégicos precisam ganhar força na mesma proporção de acordo com as projeções do FMI em 2025 seremos a sétima economia mundial já pedido para ser a sexta. Nosso programa espacial precisa de maiores investimentos além dos já mencionados, primeiro para fazer jus aos investimentos dos países do BRIC e segundo para colher os frutos dos investimentos e P&D…

  2. Há dois problema ai.

    1. A Rússia, com a queda da URSS, ficou pobre e teve que vender seu brinquedos, a China foi um dos seus maiores compradores. A China ainda comprou a tecnologia e plagiou os equipamentos soviéticos sem nenhuma represália da Rússia.

    Com o passar o tempo, a China veio se mostrando muito traiçoeira, a ponto de trair os russos e fabricar descaradamente parte dos equipamentos sensíveis como mísseis, sistemas de aeronaves, sistemas de foguetes entre outra coisas.

    O mau dessa história, é que os russos deu asa a que não necessariamente merecia. A Rússia se vê hoje, sendo ultrapassada pela China, e ao meu entender, e o que eu penso sobre a China, quando a China se tornar mais forte que a Rússia, vai passar a desafia-la.

    2. Infelizmente, a China ainda é pior que os ocidentais, eles si quer dão motivos para fazer das suas. Simplesmente fazem.

    Não se espante se um dia, uma barca chinesa der a caras aqui nas águas do Brasil.

    Estão abrindo bases em muitos cantos do mundo, eles tem dinheiro a montar e cavalgar. Já querem uma base aqui na Venezuela.

    Eles sim te capacidade para sustentar bases ao redor do mundo que nem os EUA foram capazes.

    Agora é esperar para ver como serão suas atitudes no futuro. Esse dragão, quando começar a cuspir fogo, vai ter muita gente se queimando.

    Agora com esse post. Bem, ja estava na hora do Brasil plagiar os outros.
    URSS e EUA se aproveitaram do projetos alemães, a China do russos, e nós?

  3. Só mandaremos um astronauta 120 anos depois dos russos.
    É brincadeira mesmo.
    50 anos depois do primeiro homem a ir ao espaço, nós si quer mandarmos um foguete desente para o espaço, so foguetinhis pequenininhos que não levam quase nada.

  4. Olha o dragão aíiii genteeee !!!!
    Logo estarão por aqui, não se iludam…
    Uma nação como a nossa, pouco povoada, com um montão de recursos???
    E eles lá, apertados, sem espaço suficiente para plantar e alimentar a ‘populaçãozinha’ deles?
    Com grana e armas aos montes?
    É para ficar preocupado…

  5. Mas, brincadeiras à parte, estão de parabéns.
    Devíamos seguir tais exemplos de envolvimento com o desenvolvimento tecno-científico, mesmo que não seguíssemos exatamente os moldes usados por eles.
    Sem ousadia, não chegariam a lugar algum.
    Ousaram, enfrentaram e venceram.

  6. O que os EUA não fizeram eles vão fazer, chegar a lua!

    “O Sahara precisa de liberdade! Repúdio ao Marrocos!”

Comentários não permitidos.