Pesquisa: Malvinas ou Falklands? qual a sua opinião

Para os 305 participantes do Plano Brasil que votaram na pesquisa sobre  quem teria de fato os direitos sobre o arquipélago Malvinas/Falkland os Argentinos seriam os seus verdadeiros proprietários.
Porém chama a atenção na pesqueisa que uma importante fração dos participantes ( o dobro dos que acham serem os Britânicos) considera que os Malvinos ou Falklanders (os habitantes das ilhas) deveriam ter o direito de escolher para que lado ir.
Outra importante constatação é a de que muitos participantes consideram que  ambas as nações deveriam partilhar a soberiania do arquipélago.
As duas menores frações elegeram os Britânicos e os Espanhois.
O Resultado segue abaixo em ordem de número e  percentual de votos.
Malvinas ou Falklands?
Os Argentinos uma vez que são geográficamente e históricamente herdeiros dos Espanhois 47% (143 votes)

Nenhum dos dois: O Povo do Arquipélago deveria ser consultado para saber se querem fazer parte de algum dos dois ou s equerem a independência 22% (68 votes)

Os dois, Grã Bretanha e Argentina deveriam chegar a uma solução pacífica e partilhar a soberania do arquipélago 18% (54 votes)

O arquipélago é Britânico. consquistaram-no por mérito após o conflito 11% (33 votes)

O Arquipélago é Espanhol pois os Britânicos o usurparam pelo uso de piratas 2% (7 votes)
Total Votes: 305

Votação encerrada

Quase duas décadas depois do fim do conflito bélico entre Grã-Bretanha e Argentina  as ilhas Malvinas ou Falklands são novamente palco de mais um conflito, desta vez, diplomático, e que tem trazido inquietude aos meios de comunicação.

A disputa pelo direito a propriedade da ilha remonta de muitas décadas, mas se evidenciou de fato ao fim do conflito de 1982, agravando-se mais recentemente à duas semanas após o anúncio de que o governo britânico teria autorizado a prospecção de petróleo no arquipélago causando uma onda de protestos protestos do governo Argentino, que questiona a soberania britânica sobre o arquipélago.


A Argentina pediu a solidariedade das demais nações americanas durante a última reunião na Cúpula da América Latina e Caribe.

Repercursões e ecos

  • Os habitantes do arquipélago se pronunciaram a favor da legitimidade da soberania britânica em detrimento aos Argentinos
  • Os Estados Unidos se posicionou contrário à qualquer tipo de conflito sugerindo uma solução diplomática para o conflito e ainda afirmando que tomará uma posição de Neutralidade (igual a de 20 anos atrás?)
  • O primeiro ministro britânico, Gordon Brown por sua vez teria declarado a inegociabilidade da soberania sobre o arquiélago, chegando até mesmo a afirmar que a Grã Bretanha estaria pronta e disposta a  defender e proteger o arquipélago.
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu  que o Conselho de Segurança das Nações Unidas deve tratar do assunto e ainda questionou a soberania britânica sobre as ilhas.

Na sua opinião como se resolveria este conflito? quem é o verdadeiro proprietário da ilha?

11 Comentários

  1. Malvinas, claro!!! Amanhã alguém, sem dúvidas virá atrás do pré-sal(IV Frota)e Amazônia(07 bases militares, querendo levar na marra: os recursos energéticos como o petróleo são escassos e Estados Unidos e Inglaterra estão com suas reservas já insuficientes e diminuindo ràpidamente. A Argentina estava na ilha antes dos ingleses, quando foram expulsos por êles, portanto, mesmo com a tentativa frustrada de 1982 a Argentina deveria ter soberania sobre a ilha. A ONU determinou que os dois países deveriam negociar a situação da soberania da Ilha e não deu posse da ilha à Argentina porque a Inglaterra tem maior cacife. político, como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Mas sem dúvida, a soberania das Malvinas deveria ser da Argentina.
    Sds.

  2. Pela situaçao atual quem deve decidir sao os habitantes atuais das ilhas, mas como compensaçao a Argentina, acho que os recursos minerais deveriam ser partilhados.

  3. Los hermanos são NOSSOS irmãos. As laranjas-podres deste sexto nós sabemos muito bem quem são.

    O INIMIGO foi e é altamente detectável, agora, descobrimos os FALSOS amigos e os parceiros que foram IMPOSTOS em NOSSA goela abaixo.

    “América Latina já não o brinquedo de Washington. Na verdade, ela não é de ninguém.
    Políticas sensatas e socialmente progressistas varreram do poder as oligarquias fascistas assassinas apoiadas pelos EUA na maior parte do continente, e Moscou sempre foi respeitado pelo povo como um amigo e um aliado.
    Portanto, com a onda de Poder Popular, que recentemente despertou o continente, não constitui surpresa que os governos que deixaram de ser intimidados por seu vizinho do norte viram a Moscovo para adquirir equipamento superior a preços melhores e condições mais flexíveis.”
    http://port.pravda.ru/russa/09-02-2010/28890-america_latina_armas-0

    Liberdade, fraternidade e igualdade.

  4. As Malvinas sao Argentinas…

    Nao se tem discussoes a esse respeito..da mesma forma que a Amazonia é Brasileira

  5. A Argentina está querendo palanque para que o povo esqueça os problemas internos, igual em 1978 que tiveram a Copa do Mundo para tapear o povo, e depois de 1982 uma guerra para tentar esconder os podres do seu governo.

    Em 1978 tiveram sorte (e ainda compraram a COPA!!!!) e em 1982 não tiveram sorte…
    E agora? É ano de Copa de novo, será que eles vão ter sorte?
    Ao menos acho que a canarinha não vai sofrer com um país comprado para nos eliminar do Copa né?

  6. tem gente que e muito alienado, so ve o que esta no jornal,

    já que e por direito da Argentina uma ilha, aonde os habitantes, não querem ser argentinos,

    então deveriamos reividicar o uruguai (Província Cisplatina) , que era uma estado Brasileiro até que os nossos aliados argentinos tirou de nos.

    e o que falar da pobre bolivia, que perdeu a sua saida para o mar, para o chile ninguem fala nada,

    e o que falar do Acre, coitada da bolivia, o que motivou o acre ser territorio brasileiro, foi pq a maioria que morava no acre era brasileiros, e o mesmo acontece agora com as malvinas, a maioria são britanicos e querem continuar britanicos.

    sobre a america central n vou falar,

    abraço,

    desculpe os erros de portugues!

  7. A Argentina é um país democrático e a vontade da maioria prevalece, portanto a minoria dos habitantes da ilha se sujeitarão à vontade da maioria, o povo argentino. Os argentinos foram expulsos da ilha, ela era da Argentina muito antes de ser da Inglaterra, que a ocupou pela força. Portanto, esse negócio de colocar a vontade dos habitantes da ilha como critério para se colocar a soberania da Inglaterra é furado! Portanto as ilhas se chamam MALVINAS, assim como o pré-sal é PRÉ-SAL!!!!!

  8. Paulo Amaral pois é me diz quendo a bandeira da Argentina tremulou nas FAlklands antes de 1982 pra voçê afirmar que as ilhas eram da Argentina antes de ser da Inglaterra?

Comentários não permitidos.