Quase duas décadas depois do fim do conflito bélico entre Grã-Bretanha e Argentina as ilhas Malvinas ou Falklands são novamente palco de mais um conflito, desta vez, diplomático, e que tem trazido inquietude aos meios de comunicação.
A disputa pelo direito a propriedade da ilha remonta de muitas décadas, mas se evidenciou de fato ao fim do conflito de 1982, agravando-se mais recentemente à duas semanas após o anúncio de que o governo britânico teria autorizado a prospecção de petróleo no arquipélago causando uma onda de protestos protestos do governo Argentino, que questiona a soberania britânica sobre o arquipélago.
A Argentina pediu a solidariedade das demais nações americanas durante a última reunião na Cúpula da América Latina e Caribe.
Repercursões e ecos
- Os habitantes do arquipélago se pronunciaram a favor da legitimidade da soberania britânica em detrimento aos Argentinos
- Os Estados Unidos se posicionou contrário à qualquer tipo de conflito sugerindo uma solução diplomática para o conflito e ainda afirmando que tomará uma posição de Neutralidade (igual a de 20 anos atrás?)
- O primeiro ministro britânico, Gordon Brown por sua vez teria declarado a inegociabilidade da soberania sobre o arquiélago, chegando até mesmo a afirmar que a Grã Bretanha estaria pronta e disposta a defender e proteger o arquipélago.
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que o Conselho de Segurança das Nações Unidas deve tratar do assunto e ainda questionou a soberania britânica sobre as ilhas.
Na sua opinião como se resolveria este conflito? quem é o verdadeiro proprietário da ilha?
11 Comments