Off topic: Aprovado plebiscito para criação do Estado do Carajás

Em votação simbólica, o Senado aprovou na terça-feira o projeto de decreto legislativo que autoriza o Tribunal Regional Eleitoral do Pará a realizar plebiscito sobre a criação do chamado Estado do Carajás.

O texto encaminhado à Câmara dos Deputados prevê que o novo Estado na Região Norte será formado por 38 municípios do sul e sudeste do Pará, onde vivem 1,4 milhão de pessoas, com extensão de 280 mil quilômetros quadrados. O plebiscito será realizado nesses municípios, seis meses após a publicação do decreto.

Relator do projeto, o senador Valter Pereira (PMDB-MS), endossou a justificativa do autor da proposta, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), de que as “enormes distâncias no Pará dificultam as ações da administração pública estadual, resultando dessa maneira na impossibilidade de implantação e gerenciamento de programas e projetos de interiorização e desenvolvimento“.

No novo Estado, se for criado, o principal centro urbano será Marabá, com 200 mil habitantes e – segundo os senadores –
terá sua economia baseada na agropecuária, extração de madeira e na exploração de minério de ferro e de outros minérios. E vai sediar a Represa de Tucuruí e a Serra de Carajás.

Fonte: Último Segundo

9 Comentários

  1. Se você pensar assim, realmente não vai mesmo. A idéia é justamente desfragmentar estados gigantes para que assim possa ocorrer uma fiscalização onde nunca existiu. Se bem feita, poderá trazer muitos benefícios ao povo.
    saudações

  2. Nelson

    Imagina mais dois governadores, mais duas câmaras de deputados estaduais, Secretárias etc,etc, se instalando e dando votos para o Norte do país e em Brasilia. Obras que nunca terminam. Para os Politicos isso será uma nova festa. Show!!!!!!!!!!!

    Para quem não conhece como funciona de verdade a politica parece ser bom.

    Se alguém viu que tem gente com dinheiro na meia, isso é pouco, perto do que a politica faz ao Brasil com o dinheiro publico. Vamos para os paraisos fiscais.

    Caio desculpe, mas vc acredita em papai noel.

  3. se bem distribuido sera bom pois o brasil tem estados maiores que muitos paises e isto dificulta muito o bom desenvolvimento, e este projeto poderia ser ampliado para uotros estados que são muito grandes.ex amazonia e mato grosso daria mais um grande estado e poderia desenvolver melhor.

  4. Whats’s Up im fresh on here. I came upon this website I have found It quite accessible & its helped me out tons. I hope to give something back and help other people like its helped me.

    Thanks, See Ya Around

  5. Hi i am fresh here, I came upon this site I have found It very accessible and it has helped me a great deal. I hope to contribute and guide other users like its helped me.

    Thanks, See You Later

Comentários não permitidos.