FX 2: Porque a demora senhor presidente???

  

Segundo informações do Ministério da Defesa, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva já tem em mãos  desde o dia 23 de Novembro o relatório técnico elaborado pela Força Aérea Brasileira.

 Recordando:

O programa FX teve seu início ainda no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, e já no final de 2002 a FAB tinha terminado o processo de análise das propostas,  foi quando o então Chefe da Casa Civil, Pedro Parente, iniciou o processo de transição para o governo Lula. Na quela altura a Fab já tinha um favorito e segundo algumas fontes o vencedor teria sido o Caça Sueco JAS 39 Gripen C/D, até então a versão mais moderna do caça escandinavo.

Durante o perído do Governo de transição (FHC-Lula), decidiu-se adiar o anuncio do vencedor do FX retardando assim a escolha vencedor. Na sequência seguiu-se o anuncio de que “programas sociais” considerados mais urgentes justificavam o adiamento da conclusão do programa.

Mais tarde porém,  na admisnistração do então novo Ministro da Defesa José Viegas, o programa FX receberia um balde de água fria sendo então cancelado, sobre a justificativa de que novas armas e sistemas desenvolvidas neaquele período tornariam o FX de então, uma arma obsoleta, e uma nova licitação seria reaberta, e aviões mais modernos como o então Eurofighter, Su-35, F-18EF, Rafale e o Jas 39 NG seriam incluídos.

Em agosto de 2003, o Ministro da defesa José Viegas decidiu retomar o processo FX. A FAB reabriu as consultas, pedindo para os concorrentes reenviarem suas propostas, Lula então determinou que o trabalho da FAB seria submetido ao Conselho de Defesa Nacional que seria criado através de um decreto junto a Secretaria Executiva do Conselho, presidida pelo representante do Ministério da Defesa.

A Comissão iniciou os trabalhos já em janeiro seguinte, porém, o anuncio da crise econômica global trouxe nuvens negras ao programa e mais uma vez paralisou os trabalhos, a espera de períodos menos conturbados.

Em abril de 2008, Lula mandou reativar o projeto, a  FAB mais uma vez se viu obrigada a pedir novamente que os participantes reavaliassem e reapresentassem suas propostas.

De surpresa em outubro de 2008, o já rebatizado FX 2 ganhou  fôlego com um passo dado em direção da escolha dos três finalistas e com isso foram eliminados o consórcio Eurofighter, a Lockheed Martin e a Sukhoi. Restaram como finalistas o Boeing F18 EF, SAAB Gripen NG, e o Dassault Rafale.

Ressalta-se que as escolhas da FAB são pautadas por avaliação técnicas,  o que tem sido muito elogiados pelos 3 concorrentes os quais não se furtam em afirmar que o profissionalismo dos militares brasileiros tem sido exemplar, e que esta muito provavelmnte seja a concorrência mais profissional já enfrentada pelos 3 participantes,  o que atesta o profissionalismo e dedicação dos militares daquela força.

Mais recentemente em setembro deste ano, ambos os presidentes Lula e Sarkozy anunciaram juntos a vitória do Dassault RAFALE na concorrência FX-2, o que pegou de surpresa  a própria FAB a qual sequer havia finalizado o relatório de avaliação dos concorrentes.

Apesar do embrólio causado pelo atropelo no processo algumas vantagens adicionais  e pontos positivos foram alcançados, uma vez que os demais concorrentes melhoraram ainda mais as suas propostas, porém a FAB saiu ferida desta, uma vez que evidenciou-se que a escolha seria política dando um ar de que “não importa quanto técnica seja a avaliação da FAB, a escolha será política”, o que tornaria vã a luta, os trabalhos e a espera dos profissionais da Força Aérea.

Hoje dia 2 de Dezembro 12 anos depois de inicado o programa, ainda não se sabe quem é o vecendor da concorrência para aquisição de  caças mais longa da humanidade, os lobbies travam uma batalha midiática diária, com anúncios, conferências de imprensa, visitas aos políticos, declarações desencontradas e contra informação perpetuada pela mídia (isto inclui o nosso site).

Ora, vejamos, a parte mais demorada e trabalhosa do projeto já foi concluída, os profissionais da FAB trabalharam dupla senão triplamente para colher as mesmas informações técnicas, avaliar as aeronaves, os detalhes dos Offset oferecidos dentre outras coisas, entretanto, aquilo que parece ser o mais simples, reunir o conselho de Defesa e decidir qual deste caças é o vencedor, parece ser a tarefa mais difícil.

Esperemos que o presidente não esteja esperando a oportunidade de mais uma crise econômica, nem mais um programa social carente de recursos,  nem que use novamente o argumento da obsolência dos vetores para mais uma vez prorrogar o programa.

A FAB já esperou pacientemente por 12 anos algo que estratégicamente é inaceitável. Os céus do Brasil estão descobertos de defesa e o país necessita não de 36,  mais de centenas de caças para a sua defesa efetiva, não me parece que o problema seja financeiro, pois o governo, dia após dia apresenta resultados espantosos de êxitos econômicos.

Quais problemas teria o presidente Lula em reunir o conselho? porque esperar até depois do Natal? Quais são o motivos desta demora no anuncio?

Festas Natalinas? agenda internacional?  visitas políticas? pois bem, seriam estes motivos mais relevantes que a segurança nacional? esperemos que não…

Senhor presidente, a FAB já fez  exemplarmente o seu trabalho, por favor e urgentemente, faça o seu…

Texto

Plano Brasil

E.M.Pinto

7 Comentários

  1. Muito bom o texto. Realmente, ninguém aguenta mais essa novela sem fim. Realmente gostaria que essa mensagem chegasse as mãos de alguém próximo do presidente. Pelo visto a novela continua e já falam em decisão só ano quem vem. Uma falta de respeito tanto com as empresas envolvidas quanto a população que acompanha.
    Abraços

  2. O sr. lula tem + é q liberar a FAB p encomendsar logo os rafales, é q os mesmos venham com as novas turbinas ,e que + da metade sejam montados aqui no BRASIL, pf , chega desse suspense de filme tresh ; nosso país precisa com a máxima urgência desses caças….sejamos + patriotas.

  3. Realmente o programa FX2 vem com anos de atraso e definitivamente não devemos mais esperar,pelo contrário,devemos agir para consolidar este acordo que provavelmente por questões políticas e não tanto técnicas optaremos pelo caça francês apesar da parte técnica desta aeronave ser de última geração.Ao menos é uma decisão salomônica da FAB não optar pelo caça F18 ianque.

    Enfim o momento já passou portanto devemos nos agilizar,afinal países vizinhos vem engatinhando a reestruturação de suas forças militares e o Brasil tem que estar sempre á dez passos a frente,garantindo a sua soberania e sua hegemonia na América Latina.

  4. bom,se a fab já concluio,seu enfadonho trabalho,já entregou seu pareser tecnico,o que o presidente esta esperando,não é ´ele que sempre esta cobrando a demora do congresso em votar asuntos pertinentes,o que eu e e muitos brasileiros sabemos da lesmice do congresso,e todos sabemos que se trata de meios de tirar vantagens,intereses partidarios e propios,este pais já não é uma potencia absoluta por estes descasos para com o páis e com os ceus cidadões,este pais precisa de desizões ageis inteligentes e rapdas,esperar o natal pra que,vai diser que isto é um presente para o páis ou para a aeronautica,eu acho que é um dever uma obrigação para com o pais e para com nossa defesa,dar melhor condições a aeronautica,exercito e marinha,afinal das contas são eles que garantem nossa segurança e poder de intimidação,agora demorar 12anos para contruir um submarino,com toda atecnologia que temos hoje,é um absurdo,ate parese que estamos regredindo,pois na segunda guerra mundial se contruia um por dia,praticamente,os alemães,tinham mais de mil em estoque uns terminados outros por finalisar,os japoneses,tambem,os americanos tiveram sua marinha praticamenta destruida,em pelrabor,e recontruiram em pouco tempo,gostaria que alguem soubesse me responder,porque tanta demora em tudo que se controi para o estado não é para comer grana, até que demorase ai uns tres anos entre financiamento projeto e contrução,agora demorar 12anos é um absurdo quando ficar pronto já esta apodresendo,ai comessa outro,assim esta o fx,fx-1,fx2,ate paraçe um favor para a nação,que ja esta ficando velha de tanto esperar.

  5. com toda esta demora acredito que a maioria terá uma surpresa,e dificilmente dara rafale,na escolha esta mais para gripen que ja tinha vencido o fx-1 o que corre por ai é que tranfere mais tecnologia e é o mais barato,mais o preferido dos pilotos é o super hornet,e com estas negociações de clima daria mais força a lula pois todos o bajulam,para vender os caças e que tambem falta o congresso terminar umas votações que como sempre ficaram para depois,e alem domais não tem embaixador americano no brasil o escolhido foi vetado por alguns senadores de hoio e florida que vivem travando e dificultando a entrada de diversas mercadorias brasileiras naquele pais,enclusive o alcool metanol brasileiro.

Comentários não permitidos.