Ministro sueco conversa com Sarney sobre caças do seu país

http://img.blog.yahoo.co.kr/ybi/1/24/56/shinecommerce/folder/77/img_77_18059_2?1209041809.jpg

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, na manhã desta terça-feira (24), o ministro da Defesa da Suécia, Sten Tolgfors, que apresentou as vantagens que terá o Brasil se optar pela compra de caças suecos Gripen. Americanos, franceses e suecos disputam contrato de venda de 36 caças ao Brasil, um negócio que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já informou que será fechado após decisão de caráter político e estratégico.

Ao deixar o gabinete de Sarney, Sten Tolgfors definiu a conversa como muito agradável, oportunidade em que discutiu com o presidente do Senado as relações Brasil-Suécia em geral. Ele lembrou que foi ministro do Comércio da Suécia, país que tem uma vasta cooperação com o Brasil, inclusive em bio-combustível e etanol. Fez elogios à experiência brasileira em combustível limpo, mas elogiou sobretudo os caças do seu país.

– Nós, suecos, não estamos procurando por um cliente somente, mas por um parceiro de longo prazo. Estamos em busca de uma parceria de longo prazo para desenvolver as próximas gerações de caças. Também estamos oferecendo total transferência de tecnologia para o Brasil, para fazer com que seja possível que o Brasil tenha sua própria base tecnológica no futuro, para desenvolvimento em aviões.

Quando indagado sobre o custo desses aviões, o ministro sueco argumentou que o principal no momento não é discutir cifras, porém as vantagens trazidas pelos aviões suecos, caso o Brasil decida comprá-los.

– Eu diria que nós oferecemos a baixo custo os caças mais eficientes possíveis. Se você olha para o preço, mas também para o nível de tecnologia oferecida e para o ciclo de vida do avião, verá que isso baixa o custo. O ciclo de vida torna nossos aviões mais competitivos. Com isso, podem baixar até para a metade do preço.

Fonte: Defesa@Net