Para Lula, vaga em conselho da ONU agora está ”muito perto”

Andrei Netto

 Sob o impacto da vitória da candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em Copenhague, que o Brasil está “muito perto” de obter vaga no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Para ele, o projeto de reforma da instituição, com a inclusão de países como o Brasil, a Índia e a Alemanha, “está maduro”.

Lula falava sobre as conquistas políticas que os megaeventos esportivos poderiam proporcionar ao País. Hoje, o órgão máximo da ONU é integrado por Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia.

“O Conselho de Segurança da ONU, para mim, é uma questão de tempo”, disse. “Eu não sei se vai acontecer no meu mandato, mas certamente nunca esteve tão maduro. E tem a compreensão do mundo inteiro.”

O presidente fez, porém, uma ressalva, comparando as mudanças no colegiado à resistência na substituição do grupo dos sete países mais ricos, o G7, pelo conjunto de ricos e emergentes, o G20. “O problema é que quem está lá não quer largar ou não quer mexer.”

Apesar disso, o presidente reiterou que a mudança ocorrerá em breve. “Está muito perto”, declarou, lembrando que o Brasil defende, ainda, o ingresso de um país africano, da Índia e da Alemanha no organismo. “É isso que reivindicamos. E acho que vamos conquistar.”

Fonte: Resenha CCOMSEX

1 Comentário

Comentários não permitidos.