A empresa estadunidense Frontline Aerospace Incorporation divulgou recentemente um video do primeiro voo de um modelo em escala reduzida do seu futuro UAV (Veículo Aéreo Não Tripulado) V-STAR. O UAV de formas não muito convencionais, com 5 metros de envergadura e 6,5 metros de comprimento, está sendo projetado para decolar e aterrissar verticalmente.
Neste primeiro voo, ocorrido em 9 de agosto, o protótipo demonstrador de conceito, pesando apenas 18,6 kg, foi remotamente controlado e experimentou a capacidade do aparelho em voos horizontais. Segundo a Frontline, um sistema de voo totalmente automático e um vertical-lift fan (ventilador de elevação vertical) estão em fase de desenvolvimento para o modelo definitivo. O V-STAR será impulsionado por um motor a reação Rolls-Royce 250, dotado de um novo dispositivo patenteado pela empresa estadunidense, denomindado MicroFire™, que proporciona uma significativa melhora no aproveitamento do combustível e uma redução na emissão de carbono para a atmosfera. O sistema MicroFire™ pode ser instalado nos motores Rolls-Royce 250 de numerosos tipos de helicópteros que os utilizam atualmente.
O V-STAR está sendo proposto pela Frontline como alternativa na classe dos pequenos UAVs táticos, competindo diretamente com o Scan Eagle da Boeing/Insitu, entre outros modelos. O veículo aéreo poderá desempenhar uma ampla gama de missões no campo de batalha, incluindo as de reconhecimento, vigilância e até operações armadas.
òtimo, em breve poderá ser adaptada para novos aviões e ou caças , sem tanto gastos como no f 35; que foram roubados dos computadores do Pentágono por racks Rússos e ou Chineses…