A Rússia vai lançar um novo cargueiro espacial até 2017

As mais recentes notícias dão conta de que o primeiro voo da nova nave espacial russa, sucessora das fiáveis cápsulas Progress terá lugar entre 2016 e 2017. Esse foi o sentido das declarações proferidas por Vitaly Lopota, o projetista-chefe da empresa aeroespacial russa RSC Energia.

Lopota repetiu a argumentação já antiga – datada dos primeiros rumores do desenvolvimento do Kliper – e que sublinhavam vantagens da nova nave espacial nos domínios dos custos de construção e de operação entre esta nova geração de naves tripuladas e as atuais cápsulas Progress.

A argumentação é suspeita, já que dificilmente os russos conseguirão construir algo que amortize os custos de desenvolvimento já há muito absorvidos nas Soyuz e este sublinhar no factor financeiro pode indiciar novas dificuldades financeiras neste programa… Cujo contrato de desenvolvimento foi assinado recentemente entre o governo russo e a RSC Energia previndo o pagamento de 25 milhões de dólares.

O novo sistema de naves cargueiras será composto por um novo foguete e uma nave espacial, que poderá ser tripulada, devendo levar 5 anos a ser desenvolvido (a contar de hoje) e conhecendo o primeiro lançamento experimental em 2015 a partir do cosmódromo russo de Vostochny, no extremo oriente russo, uma decisão que resulta dos planos russos de abandono do cósmodromo de Baikonur, no Casaquistão, quando o contrato expirar.


Leia Mais sobre o programa  Kliper esobre o que propõe o Plano Brasil no projeto CARONT