Aberta Concorrência para o futuro blindado 8×8 Espanhol

Oito fabricantes de sete países recebem pedidos de informação
02.06.2009
O ministério da defesa de Espanha emitiu um RFI (Request For Information) ou pedido de informação a vários fabricantes de viaturas 8×8, no que é o inicio de um processo de aquisição de viaturas blindadas sobre rodas que tem como objectivo primordial substituir as viaturas do tipo BMR que estão ao serviço desde os anos 80.

O pedido endereçado a oito empresas, não se limita no entanto a esses potenciais fornecedores, pois outros fabricantes podem apresentar as suas viaturas para apreciação das autoridades militares espanholas.

As empresas a que foram endereçados pedidos de informação e que em principio estarão em melhores condições de escolha são as seguintes:

Alemanha
KMW – Kraus Maffei Wegman. A empresa que fabrica o carro de combate Leopard-2 que já equipa o exército espanhol e que está envolvida no consórcio que fabrica a viatura BOXER.

Itália
O consórcio IVEC-Oto-Melara, fabrica a viatura 8×8 «Freccia», derivada do Centauro já utilizado pelo exército espanhol e recentemente apresentou uma nova versão de 8×8, cuja primeira derivação aparece na forma do 6×6 / 8×8 Brasileiro que deverá substituir o Urutu.

França
A Nexter francesa apresenta presentemente no mercado a viatura blindada VBCI, 8×8 sobre rodas.

Finlandia
A PATRIAda Finlândia comercializa um dos veículos 8×8 de maior sucesso no mercado actualmente, o AMV que já foi vendido para vários países europeus e para a África do Sul.

Reino Unido
A BAE Systems, tem no novo Lemur o seu veículo 8×8 por excelência.
A viatura foi apresentada às autoridades militares britânicas como resposta ao programa FRES, mas a preferência nesse programa parece ir para um derivado do Piranha-IV.

Austrália
A antiga ADI chama-se agora Thales-Australia, braço australiano da empresa francesa Thales, mas o produto que comercializa, o Bushmaster, estranhamente não parece adequar-se aos requisitos de uma força militar que pretende uma viatura de alta mobilidade adequada para operações militares.

Estados Unidos
Duas empresas norte-americanas foram contactadas:
A GPV, começou a comercializar já depois do ano 2000 uma família completa de viaturas 8×8, que têm a vantagem de tanto poderem ser utilizadas como viaturas blindadas de infantaria para operações convencionais, como além disso, mercê de um casco adequado para a função, podem ser utilizados com vantagem em operações de manutenção de paz. A viatura também é comercializada na Turquia pela FNSS.

A outra empresa norte-americana é a General Dynamics, que apresenta neste momento o seu Piranha-IV, que já foi apresentado com sucesso na Grã Bretanha para o programa FRES, embora este programa esteja presentemente em revisão.

A General Dynamics é vista como uma das principais concorrentes, se não for de facto o vencedor antecipado de qualquer concurso.

A razão principal da preferência pela General Dynamics relaciona-se com a existência em Espanha de fábricas da empresa, resultado da aquisição por parte dos norte americanos da antiga fábrica «Santa Barbara» que produz viaturas para o exército espanhol. A actual situação económica internacional e os problemas com o desemprego em Espanha, implicariam custos políticos muito elevados se a General Dynamics não conseguísse vencer este concurso.

Fonte:Areamilitar