Defesa & Geopolítica

Pensamento realista na sociedade atual

Posted by

 Autor: 

Edição Plano Brasil

A vida humana em sociedade, desde o início em pequenos grupos populacionais, passando pelos grandes impérios multiétnicos, até os Estados nacionais como conhecemos hoje, sempre foi repleta de conflitos, animosidades e atritos, tanto na esfera pessoal, quanto no choque entre as coletividades. Aceitar diferenças, conviver com a diversidade e, acima de tudo, submeter-se a ela é difícil, ainda mais quando se luta diariamente para expor e fazer valer seus interesses e pontos de vista. Por isso, criou-se, junto ao conceito de sociedade, a coletividade e a aceitação de um ideal maior que o individualismo, no intuito de se obter proteção mútua.

Thomas Hobbes (1588-1679), em seus pensamentos sobre o “estado de natureza” do homem, afirmou que, inicialmente, o ser humano é dotado de sentimentos ruins e voltado para o caos e para a guerra. Nesse meio, não há indústria, agricultura, artes, medicina ou qualquer forma de progresso. O indivíduo luta continuamente por seus interesses, não se importando com o outro. Porém, em um determinado momento, estaria disposto a depositar sua devoção em uma entidade maior, capaz de protegê-lo continuamente, no momento em que dorme, descansa: o Estado.

Ainda em Hobbes, quando se alcança a estabilidade dentro de um determinado Estado e, aceitando que outros Estados também o façam, entramos no famoso “dilema de segurança”, pois criamos um ambiente de instabilidade internacional, onde cada País deve atuar de maneira a garantir os interesses, a estabilidade, a segurança e o bem-estar de sua população, a despeito dos interesses de outras nações vizinhas.

Dentro desses ensaios narrados por um dos maiores pensadores realistas da história, contextualiza-se a sociedade atual, com seus conflitos étnicos no continente africano; as divergências religiosas no embate sangrento entre o islamismo extremista e o cristianismo; o duelo político entre as grandes potências na busca de dominação e projeção global; a disputa econômica separando países desenvolvidos de subdesenvolvidos, entre outros confrontos que, recentemente, levantam bandeiras que transcendem o conceito de Estado e figuram em pequenas minorias – grupos ativistas de liberdade sexual, de uso de drogas e de outras reivindicações.

Logo, pensar e refletir sobre Thomas Hobbes, Tucídides, Nicolau Maquiavel, Hans Morgenthau e outros filósofos da Escola Realista não seria uma prática que se encaixaria apenas na teoria, mas que auxiliaria no correto entendimento do perfil do homem que vive em uma sociedade sem fronteiras, globalizada, a qual, muitas vezes, assiste ao imperialismo das grandes potências de maneira passiva e sem perspectiva de mudança, afinal, impor uma vontade a outros grupos faz parte da política externa de um Estado nacional, pois, ao realizar tal imposição, reflete os interesses de seu povo aos demais, demonstrando força. Desse modo, na maioria das vezes, grandes potências inundam cultural e economicamente países subdesenvolvidos, fazendo deles seu “depósito de cultura de massa e mercado consumidor”.

Em síntese, pode-se afirmar, com propriedade, que várias questões delicadas que flagelam a sociedade atual encontram não só explicação prática, mas também embasamento teórico e doutrinário em antigos filósofos, os quais, mesmo não sendo contemporâneos aos avanços tecnológicos de hoje, também viveram em sociedades conflitantes, pois a humanidade, em todos os tempos, sempre foi propícia à guerra e ao enfrentamento.

Dentro dessa ótica realista, o tema “O estudo do pensamento realista na sociedade atual” traz à tona questões recentes de disputa de poder e de conflito de ideias, que permeiam o homem no século XXI, à luz de pensadores que foram e ainda são referência do pensar e agir em sociedade e que definiram em seus discursos filosóficos o comportamento dos Estados em sua política externa, tornando possível traçar vários perfis da política mundial que se apresenta nos dias de hoje, pois o homem está fadado a conviver em sociedade desde o nascimento até o fim de sua existência.

Para contextualizar, podemos traçar um paralelo com dois discursos de pensadores que se perpetuaram pela história: em seus estudos, o estrategista militar Carl Von Clausewitz (1780-1831) afirmou que, “A guerra é a continuação da política por outros meios”. Já nos pensamentos do filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), “O homem é por natureza um animal político”.

Partindo dessas duas afirmações, conclui-se que, se o ser humano é por natureza um ser dotado de política – pois a política nada mais é do que a relação em sociedade – e se a guerra configura-se como a continuação da política por outros meios, Clausewitz e Aristóteles, separados por mais de dois mil anos de história, convergem de maneira aterradora para Thomas Hobbes, quando este diz que “A condição do homem é a condição da guerra”.

 

Fonte: EBlog

17 Comments

  1. A Máquina Troll says:

    “Pensamento realista na sociedade atual”

    https://www.youtube.com/watch?v=1e8TM-4Xgbo

    • Ferreira Junior says:

      O Casuar não gostou?! Pronto. Já gostei. Capiche 😎

  2. Casuar says:

    Mais uma viagem socialista, só teoreba, aliás sociológicas e por queiras similares só navegam neste campo, não adianta reestruturar polícia, ignoram que no combate entre presas e predadores a de se considerar a zona de combate, exemplo, o Hell é um FAVELAO imenso, não há logística que funcione naquele ambiente, deveriam murar aquele FAVELAO e deixá-los se matarem.

  3. César Pereira says:

    A desordem advêm da fraqueza do Estado, o BRASIL mostra isso claramente, o Estado existe para equilibrar as diferenças entre os cidadãos, afim de harmonizar a convivência entre os diferentes.
    Diferenças sempre haverão,mas quando o Estado não age diante dos problemas,cria-se o caos,o BRASIL tem tudo para dar certo,mas o Estado,ao longo dos séculos não se preocupou em sanar os problemas, por isso hoje o cidadão vive dessa maneira,sem saúde,sem segurança.educação,sem poder acreditar nas instituições do Estado,cuja finalidade é apenas usurpar o cidadão comum ,com altos imposto não lhe dando benefício algum e criando uma casta privilegiada de funcionários públicos !

    • casuar says:

      Mas quem coordena o estado é escolhido pelo cidadão , o cidadão tá escolhendo quem possa lhe ser útil no primeiro momento , portanto o cidadão quer um estado permissivo , quer curtir ,deseja a barbárie , vejamos : Por que tostines vende mais ? Porque é fresquinho ? Ou é fresquinho porque vende mais . A autodestruicao é a primeira opção do povão gado

      • César Pereira says:

        ”Mas quem coordena o estado é escolhido pelo cidadão , o cidadão tá escolhendo quem possa lhe ser útil no primeiro momento , portanto o cidadão quer um estado permissivo…’

        Claro que o cidadão ira escolher quem lhe pareça melhor,mas isso não quer dizer que ele (cidadão) queira um Estado permissivo ! quem em sã consciência irá escolher um candidato que lhe sera prejudicial ?

        Culpa o povo é fácil, mas o maior problema esta naqueles que realmente governam o Estado, pois são eles que detém o poder e manipulam, a lei ao seu favor em detrimento do povo !

  4. Capa Preta says:

    “O estado natural humano e a barbárie”
    G.K.Chesterton

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Citastes um dos mais brilhantes pensadores de todos os tempos… com ele não tinha tergiversações forçadas e firulas filosóficas como vemos comumente entre os autores esquerdopatas e simpatizantes… saudações, nobre CP…

  5. BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

    Com toda a vênia ao nobre autor, só achei o texto proposto raso demais para tratar de um tema tão complexo… não dá para resumir ideias e pontos de vista de todo o pensamento político humano em meia lauda… nem o Olavo de Carvalho conseguiria isso com toda a tenacidade e objetividade de sua brilhante capacidade de ler o cenário político nacional e internacional com perfeitas minúcias… mas já é um começo…

    • A Máquina Troll says:

      “BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA
      22 de Março de 2018 at 2:05

      nem o Olavo de Carvalho conseguiria isso com toda a tenacidade e objetividade de sua brilhante capacidade de ler o cenário político nacional e internacional com perfeitas minúcias”

      QuáQuáQuáQuá… 😀

      PÉROLAS de OLAVO DE CARVALHO :

      – Não é de se admirar que hoje a Teoria da Relatividade é apenas uma empulhação elegante…” , Olavo de Carvalho, o físico

      – “Isaac Newton não apenas disseminou o ateísmo na sociedade ocidental mas também uma burrice formidável.” ,Olavo de Carvalho, o físico

      – “Não sei se as vacinas funcionam ou não, mas quem cuidará da saúde dos meus filhos não é a medicina estatal mas sim Nosso Senhor Jesus Cristo.” , Olavo de Carvalho, o infectologista

      – “Cantor era uma besta, não sabia distinguir números de nome de números.” , Olavo de Carvalho, o matemático

      – “O General Geisel era comunista. Mandou prender todos os comunistas porque gostaria de ser o único comunista do Brasil.” , Olavo de Carvalho, o historiador do Brasil

      – “Einstein e Planck já desmentiram a dualidade cartesiana por completo. Nada é tão arqui-provado como as experiências de quase-morte.” , Olavo de Carvalho, o físico quântico

      – “A Teoria da Evolução está completamente desmoralizada. Darwin era de uma família de ocultistas e o livro do médico indiano comprova que esta teoria é totalmente furada.” , Olavo de Carvalho, o biólogo

      – “Quem quer que nunca tenha estudado a Astrologia em algum momento da vida é um idiota.” , Olavo de Carvalho, o astrólogo

      – “As reservas de petróleo que foram encontradas apenas no Colorado são 20 vezes maior do que da Arábia Saudita, eu li isto no boletim da USGS.” , Olavo de Carvalho, o geólogo

      – “É mentira que nunca foram encontradas armas de destruição em massa no Iraque, o fato de não informarem não significa que não as encontraram.” , Olavo de Carvalho, o estrategista político

      – “Essas religiões afro atraem a desgraça, veja o Haiti, a África.” , Olavo de Carvalho, o geólogo

      – “Milagres acontecem todos os dias mas são ocultados pela mídia. Na Malásia, uma menina cujo crânio estava rachado, teve seu crânio colado na frente de milhares de pessoas.” , Olavo de Carvalho, o perito Papal

      – “Na Ditadura Militar haviam eleições democráticas e não havia censura. Existe muito mais censura hoje do que no tempo da Ditadura Militar.”, Olavo de Carvalho, o jornalista

      – “Cigarro não faz mal, isto tudo é uma empulhação da Indústria Farmacêutica que vendem remédios que matam a população. Cigarro faz bem para a atividade cerebral e diminui o colesterol, quantas pessoas com Alzemheier fumantes você já viu.” , Olavo de Carvalho, o Médico

      – “George Bush é vendido para o CFR que é vendido para os grandes atores da nova Ordem Mundial que visam implantar o socialismo em escala global.” , Olavo de Carvalho, o analista político

      – “O método científico é o pior método para se descobrir qualquer coisa, a humanidade está bestificada pela Ciência, como os Santos percebiam a existência de Deus sem a Ciência? Eu sinto também os desígnios divinos pelo instinto e não pela ciência.”, Olavo de Carvalho, o especialista em direito canônico, informando que Deus conversa diretamente com ele e que os cientistas são burros.

      – “Nossa Senhora já explicou que luzes apareceriam no céu e isto seria um sinal de que deve ser feito o Rosário pela Consagração da Rússia ao catolicismo.” , Olavo de Carvalho, o católico

      – “A Santa Inquisição reduziu as torturas, coisa que ninguém tinha coragem de fazer, ademais era um Tribunal Democrático que não condenava ateus.” , Olavo de Carvalho, o historiador

      – “Os negros escravizaram os brancos durante séculos.” , Olavo de Carvalho, o historiador

      “As Cruzadas foram uma reação tardia à opressão católica.” , Olavo de Carvalho, o historiador medieval

      – “A mera pretensão de que a consciência é causada pelo cérebro deve ser rejeitada como uma simples estupidez, uma lenda, crendice.” , Olavo de Carvalho, o neurocientista

      – “Veja você, a Pepsi-cola usa fetos abortados como adoçante.” – Olavo de Carvalho, o químico industrial

      Esses cigarros que ele fuma ai ….sei não heim… :P

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Escreva livros criticando as obras dele e que tenham ao mínimo um costado que lhes permitam ficar em pé sozinhos que eu passo a lhe considerar um ser pensante… até lá, só serves para nos divertir… 🙂

      • A Máquina Troll says:

        É a profunda ignorância que inspira o tom dogmático…….

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Disso vc entende… 🙂

      • A Máquina Troll says:

        Cigarros são a forma perfeita de prazer…..elegantes e insatisfatórios……

      • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

        Mas use-os como recomendado no rótulo… 🙂

  6. Bandeira Vermelha says:

    Agora tive certeza que és um doente mental blue eyes. Todas as citações ditas pelo doente mental estão no site ridículo e em sua pagina ridícula no YouTube. VC acredita num demente daqueles. Te interna em um manicômio.

    • BLUE EYES, NA RESISTÊNCIA says:

      Não careço de suas opiniões deletérias… até porque não se coze remendo novo em pano velho… mas obrigado pela visita ao meus espaços de reflexão… vc, mais do que ninguém precisa ouvir umas verdades que não se encontram nos lixões ideológicos em que vc costuma se inspirar…

shared on wplocker.com