EXÉRCITO deve receber 80 unidades do Guarani neste ano

Apesar do contingenciamento do Ministério da Defesa (MD), o Exército Brasileiro deverá receber 80 blindados Guarani neste ano. No final do ano passado, a Força Terrestre contratou 1.580 viaturas da Iveco, que deverão ser entregues até 2035. De acordo com o diretor de negócios da Iveco Humberto Spinetti, as entregas deverão ser feitas trimestralmente e dependerão do orçamento repassado ao programa do EB. “A gente espera chegar ao final do ano cumprindo o volume contratado com o Exército, apesar das restrições do orçamento que vão surgindo no meio do caminho”, disse.

As primeiras dez viaturas já foram entregues em março. “A gente tem bastante confiança. É um projeto estratégico do Exército. Isso não é uma venda, é um programa desenvolvido pelo Exército Brasileiro e pelo Ministério da Defesa e nós temos bastante confiança”, disse. Segundo o executivo, o blindado Guarani tem despertado interesse de outros países da América do Sul e a expectativa é que as primeiras entregas internacionais da viatura sejam feitas até 2018. “Na América Latina, temos desenvolvido negócios com alguns países. Há muito interesse de países vizinhos no Guarani e também no LMV. Essas negociações tomam o seu tempo, estão evoluindo. E é sempre importante contar com o suporte financeiro que nós temos disponíveis no Brasil caso seja necessário financiamento para estes produtos de defesa”.

VIATURA GUARANI

O Projeto Família de Blindados Guarani faz parte do portfólio de Projetos Estratégicos do Exército Brasileiro. Ele consiste no desenvolvimento de veículos de combate nas plataformas 4×4, 6×6 e 8×8, que não só serão poderosos para operações militares de ataque, mas também representarão um salto qualitativo em missões de defesa, patrulhamento e paz. Planejado para suportar diferentes climas e terrenos, os blindados da Família Guarani realizarão  deslocamentos rápidos não só em regiões de floresta, mas também na travessia de rios e córregos. Com capacidade para 11 homens, os blindados contam com uma série de inovações tecnológicas, como baixa assinatura térmica e de radar, o que dificulta sua localização pelos inimigos. Visando uma maior segurança para seus integrantes, a Família Guarani possui ainda proteção blindada para munição perfurante incendiária, conta com navegação por GPS e visão noturna.

Com toda sua tecnologia desenvolvida pelo Centro Tecnológico do Exército, o chamado Blindado Guarani, categoria 6×6, terá mais de dez tipos de versões, como morteiro (para ser usado pelas armas de Infantaria e Cavalaria), comunicações, oficina, ambulância, engenharia e defesa química e nuclear, entre outras. A categoria mais pesada da família de blindados, a 8×8, está em fase de desenvolvimento pelos engenheiros do Centro Tecnológico do Exército, e seu mock-up (maquete em tamanho real) será apresentado ainda em 2015. A viatura leve multitarefa, 4×4, se encontra em fase final de avaliação para aquisição, em 2015, pelo Exército Brasileiro. Até o final do projeto o Exército passará a contar com quase três mil viaturas divididas entre as três categorias.

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança/

27 Comentários

  1. Bom, embora eu ache que o ideal seria 300 guaranis por ano.
    Gostaria de saber, quais outros países além do Líbano estão interessados no Guarani?????
    Não entendo porque o Corpo de Fuzileiros e a Aeronáutica não compram alguns.
    Até a Policia Militar poderia comprar alguns, para uso em grandes manifestações.

  2. Mas de quando é essa notícia?
    Ali diz que o mock-up do Guarani 8×8 “será” apresentado em 2015.

    Aquilo foi um erro ou isso é notícia requentada?

  3. Boa noite a todos. Bem, melhor ter oitenta do que nenhum. O EB faz o que pode para garantir a mobilidade de sua força. Acredito que tudo será melhorado. Temos uma boa equipe de engenharia militar e gente qualificada. Não duvidemos disso. torço para que nossas forças possam ter condições de operacionalidade adequados. temos um país de dimensões continentais e que devemos garantir e dissuadir qualquer investida, pois pelo que ocorre no mundo, nossa nação é bem visada quanto nossos recursos hídricos, minerais e agricultáveis. abraços a todos.

  4. Ótima notícia, já temos 248 Guarani entregues, e mesmo com a crise o programa continuará andando.

    O blindado é bom, quem diz contrário são os com complexo de vira-lata, muito comum neste país.

    • quem fala ao contrário não sabe de nada, o guarani passou por dezenas de testes de armas, inclusive teme melhores resultados que os concorrentes contra minas anti tanque, e IEDS

  5. Somente 3 observações , 1 – precisava ser feita a mudança urgente da UTc -30 para a TORC -30 ,por ajudar na proteção anti- aérea , 2 – ser efetuados os testes de blindagem adicionais e também as reativas , 3- definir um míssil *modular* anti- carro e anti -aéreo para acompanhar as TOR -30

  6. No site da Ares falava se que seria exposto um Guarani com a Torc 30 similar ou o mesmo da foto que está no site utilizando a torre. Ficou top !!!!!

  7. Kkkk …..entregarão a Chave do cofre do banco central para o dono do itau e vc acha que vai ter dinheiro para brincar de guerra !!!!…..,..o carf perdoou a divida de 25 bilhões do itau E nao foi golpe e o Brasil ta quebrado …o povo ingênuo ….kkkkk…..fica devendo 1 real de imposto de renda pra vc ver o que acontece

  8. Isso é PROJETO DE ESTADO.. vai atravessar vários governos… uns mais simpáticos e outros menos a causa… mas vai sair…

    “Zé Ninguém
    15 de abril de 2017 at 20:34

    Nos EUA, o Estado vem primeiro que o governo… aqui, o governo vem primeiro que o Estado… e muitas vezes, antes de tudo, vem o partido…”

Comentários não permitidos.