Decisão do Tribunal de Haia favorece a Bolívia em sua reivindicação sobre o acesso ao mar

Sugestão: Tiroleza

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A Corte Internacional de Justiça de Haia (CIJ) assume a responsabilidade pela reivindicação marítima da Bolívia frente ao Chile no disputa histórica pelo acesso ao Pacífico. A decisão favorece a Bolívia.

Haia decidiu ir em frente com as discussões sobre a disputa entre a Bolívia e o Chile sobre o acesso ao mar. 14 juízes de Haia votaram a favor da competência do tribunal para continuar com a ação movida pela Bolívia contra o Chile. Dois juízes votaram contra.

A decisão é favorável à Bolívia, uma vez que implica que o processo vai continuar. Se o Tribunal de Justiça se declarasse incompetente, o processo teria sido encerrado, forçando a Bolívia encontrar outras maneiras de satisfazer o seu pedido.

Bolívia apresentou o seu caso para Haia, em 23 de abril de 2013, colocando o Chile em um dilema: ou preparava os seus contra-argumentos e iniciava o processo; ou apresentava uma objeção preliminar questionando a competência da CIJ como tribunal capaz de examinar essa disputa territorial histórica. O Chile escolheu o segundo caminho, mas o fracasso de Haia agora vem no sentido do indeferimento da sua reclamação.

A partir da decisão de hoje começa o processo em si, forçando o Chile para atender a demanda da Bolívia. “Estou convencido de que fizemos a coisa certa”, disse a presidente do Chile, Michelle Bachelet ao “The Third ‘.

“Estamos confiantes em nossos argumentos”, disse Bachelet, acrescentando que “o argumento boliviano e sua exigência não tem nenhuma base sólida”. “O Chile não tem nenhum problema territorial ou pendencias com a fronteira da Bolívia “, disse ela.

Fonte: RT

51 Comentários

  1. E as Malvinas … heim ????? …e as Malvinas ???? … rsrsrsr …
    .
    Crimeia,Guatanamo, ilhas Kurilas,Palestina … etc..etc …
    .
    É hoje !!! .. vou chutar uns traseiros de vira-latas…hahahahahah

  2. Como falei no outro post, a decisão da corte apenas considerou sua competência para julgar o caso. Não tem nada decidido ainda.

    Independente da decisão de Haya, o Chile já avisou por diversas vezes que não cederá um milímetro de território à Bolívia. E o Chile tem bala na agulha pra “sustentar” seus argumentos, se é que me entendem, hehehehe…

    No mais, alguém já considerou perguntar aos habitantes se eles gostariam de deixar de ser chilenos ou peruanos para se tornarem bolivianos?

    Alguém perguntou aos peruanos o que eles acham de dar um pedaço de seu território e abrir mão de sua lucrativa fronteira com o Chile para a Bolívia?

    Pois é…

    Esse índio de araque e cocalero só quer é arrumar firula externa pra desviar a atenção do populacho da desgraceira e pobreza que é seu país. Até porque os produtos bolivianos não pagam tributo ALGUM para sair pelo porto de Arica no Chile.

    Aliás, a Bolívia é o grande saco de pancada da AS: vendeu o Acre pro Brasil sem que um tiro fosse disparado e enchem o saco e atormentam até hoje por causa disso (quem não se lembra da estória do “cavalo”?). Perdeu sua saída para o mar para o Chile, apesar de o Perú ter sido o que mais foi prejudicado na guerra. Até do coitado do Paraguai a Bolívia tomou um pau, perdendo todo o chaco (hoje) paraguaio apesar de ter um exército duas vezes o tamanho do dos paraguaios.

    Dá pra levar a sério um país desses?

    • Olha, é complicado Vader, a parar para analisar, não ter acesso ao mar é bem prejudicial a um país, não tiro as razões dos chilenos, mas se eles querem levar a Haia que levem, la será definido por direitos.

      • Vc já parou para pensar qntos estados Europeus não possuem saída para o mar ???… a coisa não passa pela questão física e sim pela política…

      • Sim Paradigma, de fato, mas uma saída para o mar muda incontestavelmente as vias mercantis e logísticas de uma nação, novamente repito, “não tiro as razões dos chilenos”, só que existem motivos para os bolivianos quererem tal saída, cabe ao tribunal de Haia decidir ou não sobre a legitimidade de tal litígio.

      • Nunca terão!!!! O Populismo recorre a métodos cômicos!!!!
        Se engrossar? O que a Bolívia irá fazer é enfiar o rabo no meio das pernas…..e ponto final. O território é Chileno!!!

    • Como assim foram embora do Acre ‘sem que um tiro fosse disparado’ ?, e os centenas de acrianos e cearenses que lutarem ( e muitos morreram) para juntar o Acre ao Brasil ,liderados pelo caudilho gáucho Plácido de Castro tomaram Puerto Alonso( que hoje se chama Porto Acre) vencendo o conflito, vc nunca ouviu falar ? Vá estudar a história brasileira antes de falar essas besteiras.

  3. Estão tentando de todas as maneiras transformar a América do Sul numa região de conflitos. Essa decisão em nada favorece ao povo chileno e obviamente só irra acirrar ainda mais os ânimos naquela região. Farinha pouca, meu pirão primeiro! o Brasil deve apertar o passo, o momento político é desfavorável, mas isso deve servir como fator motivacional, já nos desvencilhamos de situações piores.

    Argentina contra Reino Unido, Venezuela contra Colômbia e Guiana, agora Chile contra Bolívia, sem olvidarmos dos nossos mais antigos desafetos paraguaios, a situação está ficando cada vez mais complicada. Vejam só a falta que vai fazer a consolidação dos programas SISFRON e do SISGAAZ, as nossas fronteiras estão em “pé de guerra” e a nossa defesa patinando na crise. Durma com uma bronca dessa!

  4. Eu realmente me divirto com as opiniões passionais que vejo.
    As decisões do tribunal serão julgadas, e o tribunal reconhecido por ambos os países, serão ignoradas conforme a simpatia pelos agentes. A primariedade das opiniões é divertidissima. Como se direito, e principalmente direito internacional, fosse seguir a norma familiar dos debatedores. Kkkkkkkkkkk.

  5. O Chile devia sim negociar uma saida para a Abolivia, afinal roubaram parte do territorio Boliviano na guerra do Pacifico, tomaram vasta reservas de cobre e salitre que causaram grandes problemas aos Bolivianos que ate hoje sofrem com a pobreza, e importante dizer que essa causa e do povo Boliviano, nada tem a ver com Evo Morales que e Presidente da Bolivia nos ultimos 10 anos, e essa demanda vem ha mais de 100 anos passando por diversos governos tanto de direita como de esquerda.
    Mas temos que parabenizar Evo Morales que tem feito um trabalho excelente frente a Bolivia, diminuindo muito a pobreza no Pais , bem como aumentando o PIB e a renda per capita, a Bolivia hoje vive outro tempo, reconhecido no mundo todo e ate mesmo por seus adversarios.

    • Estão sentados em cima da maior reserva de lítio do planeta e ainda assim nunca serão um pais sério….jamais conseguirão aproveitar seu potencial mineral devido a incompetência inerente do bolivarianismo!!!!
      Estão criando um inimigo externo apenas isso…..acredito que nem nos sonhos mais tresloucados do Evo ele acredite que vai ter uma saida para o mar…..quem vai querer se instalar em um país que nacionaliza tudo!!!! Estão perdendo a oportunidade de melhorar de verdade a vida da população em função de uma ideologia ultrapassada!!!!

      • PERFEITÍSSIMAS CONSIDERAÇÕES… INATACÁVEIS… o bolivarianismo é a praga perfeita para manter a AL na merda por décadas…

    • O Evo está acabando com a pobreza da Bolívia exportando sua população para o Brasil.
      Nas regiões de comércio popular de São Paulo veem-se uma grande quantidade de bolivianos trabalhando como camelôs, fora os que são explorados por seus compatriotas e pessoas de origem chinesa e coreana em oficinas de costura clandestinas, em condições análogas à escravidão.
      Sobre o território perdido na Guerra do Pacífico, é simples, o Chile ganhou a guerra e o direito ao território.

      • Corrigindo: Nas regiões de comércio popular de São Paulo existe hoje uma grande quantidade de bolivianos trabalhando como camelôs,

  6. O brasil devolver o pedaço do matogrosso aos paraguaios, a argentina a provincia de santa fé, o acre volta pra bolivia, o amapa volta pra frança, a irlanda do norte pra irlanda,ilhas curilas pro japão,texas california,nevada,arizona ,região sul do colorado voltam para o mexico,colonos brancos das americas e oceanias voltam pra europa, negros voltam para a africa, asiaticos para a asia e por aí vai…….HAHAHAHAHAHA

      • “iventtBR
        24 de setembro de 2015 at 19:40

        O Havai volta para seus nativos, que inclusive tinham um tipo de Rei.”

        um tipo de Rei não…eles tinham Rei/soberania mesmo….derrubado por golpe perpetrado adivinha por quem?!…rs..

  7. Essa decisão do famigerado Tribunal de Haia é pura pirotecnia, o Chile jamais acatará qualquer decisão contrária a sua vontade, uma decisão pró Bolívia irá abrir um enorme precedente para que outras nações corram a Haia, mas tudo isso é pura balela !

  8. Todos diziam que a Colombia e o proprio chile nao perderiam em Haia, e se perdessem nao cumpririam, nao foi o que aconteceu recentemente, estao ai o Peru e a Nicaragua para dizer o contrario.

1 Trackback / Pingback

  1. Decisão do Tribunal de Haia favorece a Bolívia em sua reivindicação sobre o acesso ao mar | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.