New York Times: Se Rússia deixar de apoiar Assad, Arábia Saudita pode cortar produção de petróleo

Foto: Arquivo – Secretário de Estado dos EUA John Kerry converça com Ministro das Relações Exteriores saudita Saud al-Faisal na Suíça em 2014. – AP

Arábia Saudita pode cortar produção de petróleo, o que muito provavelmente conduzirá ao aumento dos preços mundiais, se as autoridades russas deixarem de apoiar o governo sírio, liderado por Bashar Assad, escreve o New York Times, citando autoridades sauditas e norte-americanas não identificadas.

Segundo os responsáveis, a liderança da Arábia Saudita nos últimos meses tem realizado uma série de conversações com a Rússia sobre esta questão, mas não havia sido alcançado “progresso significativo”. De acordo com o New York Times, as autoridades sauditas disseram a seus homólogos americanos que têm influência sobre a Rússia, devido à possibilidade de reduzir a oferta de petróleo no mercado mundial, o que conduzirá ao aumento de preços.

Ao mesmo tempo, acrescenta o jornal, as autoridades sauditas não disseram de que forma os representantes da Arábia Saudita relacionaram durante as conversações o tema de extração de petróleo, solução do problema sírio e apoio a Damasco.

O New York Times destaca que a Arábia Saudita é um dos maiores produtores mundiais de petróleo. Desde novembro de 2014, a Arábia Saudita tem promovido na OPEP a decisão de manter as quotas de produção de petróleo. Isso agravou o excesso de produção a nível mundial e contribuiu para uma maior deterioração dos preços da energia.

Anteriormente, o presidente sírio, Bashar Assad dissera em entrevista ao Foreign Affairs que a Rússia e o Irã, apesar das dificuldades econômicas associadas com a queda dos preços mundiais do petróleo, vão continuar a prestar apoio a Damasco.

Fonte: Sputnik

 

17 Comentários

  1. Segundo alguns os EUA mandam na Arábia Saudita, e parece que que essa proposta atende os interesses americanos.
    Será que a Rússia, enfraquecida, vai abandonar seu aliado por dinheiro?
    Se fizerem isso mostra que a Rússia não seria tão confiável e tão mercenária quantos os EUA. Lá se vai a imagem de bonzinhos, se isso acontecer é claro.

    Tenho certeza que aparecerão alguns “doutorados em geopolítica” dizendo que a influênica dos Estados Unidos não tem a ver com essa história.

    • Uma coisa fica certa é clara, meu caro, com isso caem as mascaras sobre a vilania que assola certos países, que aqui alguns tentam ainda esconder para continuar a sina serviçal, você não acha?

    • Caro Deagol, obvio que a Arábia Saudita irá tentar de todas as formas oferecer ganhos para Moscou retirar seu apoio da Síria, pois a Siria bem como o Irã são ameaças economicas e militar ao estado da AS, toda jogada norte americana tem visado a queda do regime sírio. A questão é…é valido pra Russia abandonar a Síria? o que ganhariam com isso? nada, apenas esmola no mercado do petroleo, perderiam um centro financeiro, base aliada, e muito mais abrindo mão dos sírios, e ainda de quebra perderiam a confiança do Irã e todos os outros aliados, seria o mesmo que prostar-se peranre os EUA. Acredito que a Russia não fará nada que largue de mão seu aliado do Médio, não há gamhos nisso, não há lucro real nisso, e outra, se a Russia fortalecer o Irã e a Síria, não demorará muito para que a AS comece a pedir para a Russia reconsideração do rearmamento dos seus inimigos, pois Moscou não o fez ainda por pedido de Israel, que interpelou para que Moscou não enviasse armamento que causasse desequilibrio na região. Sds

    • Calma galera esta notícia já foi desmentida pelo governo russo, e sendo bem irônico a credibilidade do New York Times assim coma a do The Washington Post esta no mesmo nível de credibilidade do Voz da Rússia.

      Moscou sabe muito bem a importância da Síria na esfera de influência russa, pois toda a tentativa de retirar Assad do poder nada tem a ver com questões religiosas ou árabes, mas sim com a pavimentação de um corredor seguro para exportar gás para a Europa.

      Por outro lado os EUA sabem da necessidade de se colocar uma governo fantoche na Síria e assim diminuir a influência russa na Europa, com a diminuição da dependência energética européia, da mesma forma com a queda de Assad se fortaleceria a influência saudita no Oriente Médio, enfraquecendo-se por via reversa o poder do Irã e consequentemente da ideologia muçulmana xiita em prol do wahabismo saudita.

      • Nunca duvidei de que isso nada tinha a ver com o governo Russo. Para mim, sempre esteve claro que foi um recado, uma armação para chamar o governo Russo para uma conversa, senha tramada a duas mãos.

    • Que os EUA tem a Arábia Saudita no cabresto eu não duvido, e a Rússia também não é flor que se cheire – agora vamos imaginar que a Rússia deixe de apoiar o Assad e o petróleo suba de novo, me diga como fica a situação na Ucrânia ? Imagino eu que uma melhora econômica da Rússia vai facilitar suas manobras junto a Ucrânia e prejudicando os Interesses dos EUA lá, e isso a troco do Assad que já tá rebolando para não cair.
      Eu não vejo lá muita vantagem para o Ocidente(EUA) com uma manobra dessas, olha até a Venezuela sairia ganhando com o aumento do preço do petróleo.
      Sds

  2. Acho que a Rússia não vai ceder, mas se aceitar será uma vitória para os EUA e Israel em geopolítica.

    Quem sabe daqui a dez ou vinte anos não farão o mesmo com o Brasil?
    Países são movidos por interesses, não tem essa de amiguinho.

    Mas penso que eles não aceitarão a proposta, a Síria é importante para eles.

  3. Sinceramente eu dei risada com essa noticia, é uma Piada.
    Mostra o quão leigo são os estadistas que agora me parecem totalmente por fora de tudo que envolve a situação.
    Primeiro que Assad já ganhou a guerra, a oposição já está indo à Moscous para negocia o fim, o fato de ser Moscou e não um país neutro já quer dizer muito.
    Com o anuncio de Putin de levar gás a Turquia fez a Turquia “amolecer” a oposição a Assad visto que uma das principais razões disse eram energeticas.
    Russia ainda tem o Porto de Tartus e precisa ter presença no oriente.
    Alem claro da questão moral e de que, a teimosia russa é famosa.

    Só vejo noticia assim como um ato de desespero ou burrice.

  4. Sinceramente eu dei risada com essa noticia, é uma Piada.
    Mostra o quão leigo são os estadistas que agora me parecem totalmente por fora de tudo que envolve a situação.
    Primeiro que Assad já ganhou a guerra, a oposição já está indo à Moscous para negocia o fim, o fato de ser Moscou e não um país neutro já quer dizer muito.
    Com o anuncio de Putin de levar gás a Turquia fez a Turquia “amolecer” a oposição a Assad visto que uma das principais razões disse eram energeticas.
    Russia ainda tem o Porto de Tartus e precisa ter presença no oriente.
    Alem claro da questão moral e de que, a teimosia russa é famosa.

    Só vejo noticia assim como um ato de desespero..

  5. isso apenas prova que foi exatamente os estados unidos que tramaram com a arabia saudita em aumentar a produção para tentar afetar outros países não apenas a russia mas a Venezuela o brasil e ate eles mesmo no caso do xisto

    tiro no pe yanke que eles agora tentam fazer com que isso tudo que fizeram gere algum credito e pede uma estupides dessa mais uma vez !!

    o pedido de traição a assad feito pelos estados unidos para a russia ,não foi o primeiro e não sera o ultimo , e ate agora a russia falou NAO a todos eles

    e para qualquer um que gosta de ler sobre geopolítica sem traves ideológicas em seus olhos consegue perceber isso

  6. o russo não vai dormir essa noite com esta chantagem…rsrsrsrs….com cliente como o chinês…ta rindo a toa… 😀

  7. “Tenho certeza que aparecerão alguns “doutorados em geopolítica” dizendo que a influênica dos Estados Unidos não tem a ver com essa história.”

    Vc foi o primeiro ‘dotê em geopolítica’ a aparecer.

  8. Não acredito que a Russia fara isto seus planos são outros e eles sabem que uma imagem fala mais e vale mais do que palavras.

1 Trackback / Pingback

  1. New York Times: Se Rússia deixar de apoiar Assad, Arábia Saudita pode cortar produção de petróleo | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.