Canadá esperará mais uma década por novos caças

Canada-and-F-35Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Andrew Hładij

Ottawa está a ponderar a melhor forma de modernizar a frota de caça CF-18 Hornet, a fim de permitir que ela permaneça em serviço até 2025. Não se sabe ainda quem substituirá as aeronaves Hornets canadenses. Embora o Canadá seja parceiro no programa JSF, a decisão final de compra do F-35 ainda não foi tomada pelas autoridades daquele país.

Os canadenses têm uma frota de aproximadamente 80 caças CF-18 Hornet (designação oficial militar CF-188). Inicialmente, a aeronave era planejada para ser retirada do serviço o mais tardar em 2020, no entanto, devido à agitação política em torno da compra de novas aeronaves, esta decisão será mais uma vez prolongada e os caças terão de ficar em linha por mais alguns anos.

 Algumas aeronaves entregues no início dos anos 80 já completaram mais de 30 anos de serviço. Os caças já foram empregues em combate  em operações como no Iraque durante a ” Tempestade no Deserto, em 1991″,  sobre a Iugoslávia em 1999 e sobre a Líbia em 2011. De acordo com o porta-voz do Ministério da Defesa o prolongamento do serviço ativo dos CF-18 será uma ação necessária para assegurar  ao Canadá a certeza de ter aviões de caça multi-função para a próxima década.

 O Canadá participa do JSF como um parceiro do terceiro grau, portanto, o sucessor natural do CF-18 parecia ser o F-35A. Em 2010, o governo de Ottawa confirmou a compra do caça de quinta geração, no entanto, em abril de 2012, após a publicação de um relatório extremamente crítico ao programa elaborado por uma auditoria do Canadá, suscitou a  discussão no parlamento afastando o governo daquela decisão. Os novos aviões de combate serão, portanto, selecionados somente após a próxima eleição, que será realizada em outubro de 2015.

Um relatório vazado em setembro deste ano indicou que o Canadá  provavelmente volte atras na decisão e escolha os caças F-35A e F / A-18E / F Super Hornet, o que significaria a eliminação do concurso com a participação de programas europeus, onde o Rafale e o Eurofighter apresentam-se como opções. Esta decisão pode não ser no entanto uma surpresa uma vez que o Canadá é tradicionalmente um dos mais fiéis clientes da indústria de caças dos Estados Unidos.

 Fonte: Defence24

9 Comentários

  1. Quem diria que o Canadá teria a sua versão do FX/X2 brasileiro e talvez até mais demorado!

    E no final talvez ainda vejamos o Canadá operando o Gripen E/F ! Sendo a versão F um projeto brasileiro…

    Cadê o povo para dizer que o Canadá não é um “país sério”?

  2. por LUCENA
    .
    .
    Sr.Alvez8O
    .
    Os canadenses tem condições de passar mil anos sem forças armadas para defender a sua soberania pois, o governo americano garante que a sua soberania nunca será desrespeitada. .. 😉
    .
    Isso é o sonho de todos americanófilos que se preze … 🙂

    • por LUCENA
      .
      .
      ATAQUE À SÍRIA É MAIS CARO QUE IR A MARTE.
      .
      O medo de um poderoso sistema defensivo sírio fez com que a Força Aérea norte-americana tivesse de utilizar pela primeira vez um trunfo para bombardear o Estado Islâmico.
      .
      O Pentágono confirmou esta terça-feira que as aeronaves de 150 milhões de dólares atacaram a frente de comando do Estado Islâmico, em Raqqah, com uma bomba guiada por satélite.
      .
      (*)fonte: http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/ataque_a_siria_e_mais_caro_que_ir_a_marte.html
      .
      .
      (…) De acordo com o Pentágono, a Marinha norte-americana disparou 47 mísseis Tomahawk. Cada um dos quais custa a módica quantia de 1,6 milhões de dólares o que resulta num custo total de 75,2 milhões de dólares.
      .
      Assumindo que a missão dura cerca de seis horas, uma frente de combate composta por quatro F-22, quatro F-15, quatro F-16, dois bombardeiros B-1 e quatro MQ-9 Reapers (o normal na realidade da Força Aérea), o custo total da Força Aérea é de cerca de 3,9 milhões de dólares.
      .
      Combinando este valor com o custo dos misseis usados no raid na Síria, a fatura total paga pelos contribuintes norte-americanos é de cerca de 79 milhões de dólares (61,5 milhões de euros). (…)

    • Especialmente de um direiteiro de olho amarelo e pele azul… Ver os mísseis americanos da sacada de seu apto do leblon!!

      Ufa… que emoção!!

      😀

  3. O Canadá irá esperar até 2025 para receber o F-35, um caça de 5ª geração.
    A FAB irá esperar até 2020, por um caça de… 4ª geração.

    Exista quem bata palmas.

    • Ué, ucraniano paraguaio… criticando o petê pela escolha mais que equivocada para a nossa FAB !!!???… advinha o que levou seus partidários a escolher o peso mosca para nos engrupir ???… quer saber a marca da mala preta ???… pergunte ao Marinho… 🙂

Comentários não permitidos.