Avião russo “provoca” os EUA e sobrevoa navio por 90 minutos

‘Provável’ vista dos marinheiros americanos abordo do USS Donald Cook

Pentágono afirmou, nesta segunda-feira, que um avião russo teria feito dezenas de voos ao redor de um navio de guerra da marinha norte-americana, no Mar Negro. Os EUA viram isso como uma “provocação”. As informações são do jornal USA Today.

O episódio aconteceu em meio a um aumento das tensões entre os Estados Unidos e a Rússia, a respeito da crise ligada à Ucrânia. Incomodados com a atitude, os americanos tentaram contato, mas não receberam respostas dos russos.

Segundo o Pentágono, o avião russo não estava armado e, portanto, não apresentava uma ameça ao navio norte-americano. No entanto, classificou a ação, que durou cerca de 90 minutos, como “pouco profissional”.

Comentário konner: Segundo outras mídias, um oficial militar dos EUA disse que o jato russo veio dentro de uma milha do navio dos EUA, voando às vezes abaixo de 500 pés. Tratava-se de um Su-24.

Fonte: Terra

40 Comentários

  1. E estava desarmada Konner.

    O que também não quer dizer nada porque aparentemente havia outro voando pelas redondezas, mas não se aproximou tanto.

    A destacar que este talvez seja aquele tipo de evento que dá mais vitrine às armas. E foram 90 minutos! É de se perguntar se houve por parte do navio dos EUA algum tipo de medida adotada durante todo esse tempo, ou se apenas ficaram por ali ouvindo as turbinas ao longe.

    Mas é significativo que todo ato/movimento militar dos EUA ou OTAN, relacionado ao problema na Ucrânia, tem um movimento semelhante da parte Russa e geralmente de mesma intensidade/importância. Por enquanto os lados estão calibrando adequadamente as ações. Só espero que o atual governo ucraniano não resolva tomar qualquer medida trsloucada depois que ninguém abandonou as instalações invadidas na semana passada no leste do país.

    • Salve RobertoCR,
      .
      Eu não ficaria nem um pouco surpreso, se me dissessem que os marinheiros e oficiais americanos colados aos binóculos, durante as passagens mais baixas, avistaram o piloto russo de calça arriada e com seu traseiro colado no canopy.
      .
      É os pilotos de caça da Rússia fazendo “russisses” …!!!
      .
      Saudações,
      .
      konner

  2. Sabem qual é a minha parte favorita da matéria?

    “No entanto,(o Pentágono) classificou a ação, que durou cerca de 90 minutos, como “pouco profissional”.”

    Se isso não foi profissional, mandar uma aeronave de Reconhecimento de Sinais dar seus rasantes sobre o Vikramaditya quando esse estava no Mar Negro fazendo testes também foi um show de profissionalismo né? Esses caras são uma piada pronta. As vezes parece que o Pentágono se esforça pra ser motivo de piada, por um acaso o Jim(vulgo John) Kerry passou a fazer os pronunciamentos do Pentágono também?

    • Bem lembrado.

      E na ocasião o P-3 passou tão perto que foi possível até identificar de quem era o avião na foto: norueguês. Aliás, os noruegueses mandaram um naviozinho espião também.

    • senhor Lucas Senna o que eu ouvi dizer é que este cidadão Kerry foi promovido ao comando do Pentágono depois de sua excelente performance/atuação/colocações/discursos no campo da diplomacia neste incidente da Ucrânia….

  3. por LUCENA
    .
    .
    .
    “(…) No entanto, classificou a ação, que durou cerca de 90 minutos, como “pouco profissional” (…)”
    .
    .
    Hahahahah.. “pouco profissional”…hahahahah…essa é boa…hahahahahha….esses NAVYs….hahahahah…….

  4. Sobre o tema segue interessantíssima entrevista do ex-primeiro ministro da Austrália Malcom Foster, realizada no fim de Março/2014.

    Primeira frase que citou: “Uma nova Guerra Fria é certamente possível”.
    Link abaixo (vídeo em inglês).
    http://www.youtube.com/watch?v=-4ozs-mZQf4

    E nada esta tão ruim que não possa piorar. Não é um ato violento, mas diplomaticamente tem algum significado.

    Em visita oficial a Ucrânia a poucos dias, o primeiro ministro da Suiça foi recebido pelo atual premie ucraniano para mostrar o apoio ao novo governo. No momento daquela tradicional aperto de mão para as fotos com as bandeiras dos países ao fundo registra-se o gafe: trocaram a bandeira da Suiça pela da Dinamarca.

    Não é o fim do mundo, mas é um daqueles erros bobos que mostram que coisas tremendamente mais importantes podem estar sendo tratadas do mesmo jeito.

  5. Confesso que dei boas risadas quando li essa reportagem, pois se trata de uma clara provocação por parte da Rússia em resposta ao envio de diversas embarcações norte-americanas para a região, e o fato do Su-24 não ter carregado armas, foi exatamente para cortar por completo as esperanças da embarcação entrar numa postura de defesa (pois se este estivesse armado, poderiam alegar um ameaça a embarcação), fazendo com que estes ficassem ouvindo obrigatoriamente as barulhentas e poderosas turbinas do caça por longos 90 minutos. kkkkkkkkkkkkkkkk tinham que avisar para o Tio Sam mandar protetor auricular pros yankes poxa…essa vai me fazer rir uma semana. Sds

    • Não entendi a graça, esse su-24 só vou pq os americanos deixaram, era um alvo extremamente fácil.
      Na verdade foi apenas um ato covarde russo pois sabiam que os americanos não poderiam abate-lo.

      Qual o mérito?

      “essa vai me fazer rir uma semana.”

      Bá, nada mais divertido em uma semana?
      Não queria ser você…

      • Parece que sua birra com os russos novamente te impede de enxergar um pouco mais a frente do que a um palmo meu caro Deagol. O que me traz motivos de riso é a sinuca de bico que seu estimado e idolatrado povo ficou preso, ai esta a graça, não poder atacar ( senão seria declarado um ato covarde, devido o caça estar desarmado, e provavelmente seriam alvo de um Mosquit) e além de não poder atacar, tinham que suportar a humilhaçao da afronta inertes.
        Nunca me alegraria se fosse em relação a outro país, mas como se trata do covarde dos EUA ( que vive dando surra em cachorro morto e ainda chama os amigos / otan/ pra ajudar) fico feliz por eles sofrerem essa humilhaçao. Sds

      • Não tenho birra contra a Rússia, minha birra é contra os Trolls.

        Você, informado apenas por blogs, não faz a menor ideia de quantas vezes isso já aconteceu.
        Aviões americanos sobrevoam navios russos, submarinos americanos invadem águas russas e seguem navios russos sem serem percebidos. Pq você não comenta sobre isso?

        É claro, o motivo é que você não tem a menor ideia. Só sabe aquilo que mandam você saber.

        O Su-24 não foi facilmente abatido pq as leis internacionais não permitem ou pq os americanos não aceitaram a provocação. Esse voo não teve significado nenhum e foi mais uma covardia dos russos. Em tempos de guerra qualquer aeronave russa se manteria a dezenas de milhas da marinha americana e você sabe disso.

        “covarde dos EUA ( que vive dando surra em cachorro morto e ainda chama os amigos / otan/ pra ajudar) fico feliz por eles sofrerem essa humilhaçao. Sds”

        Bobagem! A Rússia também só enfrenta “cachorro morto” como camponeses do Afeganistão, Chechênia e Geórgia. Porém diferentemente dos americanos os russos quase sempre sempre são surrados por guerrilheiros.

        Nesse caso do Su-24 não houve humilhação nenhuma, os russos só se aproveitaram covardemente de regras internacionais.

        Só lembrando, a marinha americana tem mais aeronaves, mais submarinos, mais porta-aviões, maior capacidade de comando e controle, maior capacidade contra míssies balísticos, melhor treinamento, mais sistemas de inteligência, mais aliados, mais bases e tecnologias mais avançadas.

        A USNavy é muito, mas muito superior a marinha russa. Até os marinheiros americanos são mais fortes e melhor alimentados.

      • “Deagol
        15 de abril de 2014 at 0:41

        Não tenho birra contra a Rússia, minha birra é contra os Trolls”

        opa…alguém falou de mim ai?!…alguém me citou ai?!…alguém me chamou ai é?!….alguém esta com indireta pra mim é?!…alguém esta com saudades de mim é?!….ola…como vai meu Amiguxinho…vc é meu amiguxo viu…vc esta no meu coração…….

        “Bobagem! A Rússia também só enfrenta “cachorro morto” como camponeses do Afeganistão, Chechênia e Geórgia. Porém diferentemente dos americanos os russos quase sempre sempre são surrados por guerrilheiros.”

        camponeses mas muuiittoo bem treinados,assessorados,orientados e armados né…camponeses mas muito bem armados e treinados pelas “forças ocultas” né…

        “Nesse caso do Su-24 não houve humilhação nenhuma, os russos só se aproveitaram covardemente de regras internacionais.”

        e quem viola?….e quem vive de violar as regras internacionais?…e quem vive de passar por cima das regras internacionais?..

        “Só lembrando, a marinha americana tem mais aeronaves, mais submarinos, mais porta-aviões, maior capacidade de comando e controle, maior capacidade contra míssies balísticos, melhor treinamento, mais sistemas de inteligência, mais aliados, mais bases e tecnologias mais avançadas.”

        ggeeennntttee…tadinhos desses Russos né?!..tadinho dos russinhos né?!…Tadinhos dos bichinhos viu..senhor Deagol…o senhor fez escorrer aqui lágrimas de pena e dó daquela gente coitadinha viu…

        “A USNavy é muito, mas muito superior a marinha russa. Até os marinheiros americanos são mais fortes e melhor alimentados.”

        hein?! eles são mais o que?!…eles são mais fortes é senhor Deagol?!..é mesmo é?!…eles são mais másculos e vitaminados é?!…..huuumm…….. 🙂

      • Nossa, só faltou o “Deus salve a américa”.
        Sabe o que acho interessante? Seu julgamento inconcistente a respeito de certos fatos, e a total obcecaçao pelos EUA que te levam a dar posições favoritistas em relaçao a eles. Quanto ao fato dos EUA também agir dessa maneira muitas ocasiões é trivial, pois é corriqueiro de AMBAS AS PARTES, ou vc se esqueceu que a Rússia faz o mesmo? Lembra do episódio do Sub classe Akula costeando todo o Golfo do México, (detalhe, sem ser detectado). Não quero aqui entrar numa tola discussão a despeito do Tio Sam, fatos e posturas imperialistas que todos nós estamos cansados de saber, mas quanto a questão de eles serem uma grande potência, não há dúvidas, são poderosos belicamente, mas reveja seus conceitos quanto a Rússia, pois se seu estimado país fosse tão soberanamente poderoso, porque não defendeu seus proprios ideais e lutou pela humilhação que eles sofrearam na Ucrânia? Todos aqui sabem a resposta, cabe a vc tbm aceitá-la Deagol.

      • E os russófilos se rasgam… rsrsrsrsrsrss… Deagol, não vi novidade alguma nessa palhaçada toda, senão os aplausos desmedidos da comunidade fã girl dos cossacos… estão usando latas velhas para tentar causar uma situação que já descrevi abaixo… deixemos as tietes se manifestarem a vontade… adolescentes são assim mesmos… histéricas… ainda mais qndo doutrinadas, quer dizer, “treinadas” para escandalizarem… rsrsrsrsrsrsrss…

  6. Os norte-americanos já começaram a praticar tiro ao alvo em pássaros mais modernos, QF-16.
    Esse aí seria outro pato morto.

    • O problema seria a resposta por parte dos russos, se fosse outro país e não a Russia esse Su-24 não existiria mais, mas… como se trata da Russia é melhor esfriar a cabeça e contar a té 10, até porque uma guerra entre EUA x Russia seria se não o fim do mundo ao menos o fim dessas duas nações.

      • Esse avião poderia ser venezuelano, cubano ou qualquer outra tranqueira. A USNavy não ia arrumar dor de cabeça transgredindo leis internacionais para abater um avião banguela. TODAS as potenciais transgridem leis internacionais… NENHUMA “de graça”.

    • Sem dúvida nenhuma. Basta ter um arsenal nuclear por trás que todo mundo pensa duas vezes antes de apertar o gatilho, não questiono isso. Um povo que exterminou mais de 20 milhões de seus próprios irmãos, somente por pensarem diferente do governo, com certeza seria um osso duro de roer para qualquer potência atrevida.
      O que eu quis dizer é que o Su-22 está precisando de atualização, e voando desarmado então…pato morto. Já se fosse um Su-34, com as garras certas, o comentário poderia ser outro. Mas tudo não passou de provocação. Nem que fosse um Blackjack, um Fullback ou um Su-30, jamais um agrediria o outro.

  7. pois é caboclada…alvejar de covardia barco pesqueiro navegando em aguas dos emirados árabes unidos é moleza né….alvejar barco pesqueiro por se aproximar é moleza né?!…quero ver alvejar essa gente ai…vai…alveja lá eles?!…alveja não né!…é aquela velha historia…quem pode..PODE…quem não pode se sacode…Na teoria não há diferença entre a teoria e a prática…Mas na prática há muita diferença…..Toda regra tem exceção…..Isto é uma regra…Logo deveria ter exceção…..Portanto nem toda regra tem exceção….como diz o ditado: Em rio de piranhas jacaré nada de costas malannnddrroo…………

    http://www.youtube.com/watch?v=sSLq8PyTBZ8

    O que é o que é?!……O que esta gente tem mais que os Brasileiros?…..Tem mais é que SE F………….

  8. Su-24, comprimento 24,5m; peso 19000kg

    Gripen, comprimento 14m; peso 6600kg.

    Ou seja, o Su-24 é um bichÃO. Imagina o barulhÃO.!

    E…
    A indústria armamentista agradece essas visitas indesejáveis.

  9. Na verdade acho que foi SUPER profissional. Tem coisa mais profissional que um militar dizer “tô pronto pra guerra… vai encarar!?… já tô ficando de saco cheio!”

    Muito boa notícia… a da “bunda no canopy” foi ótima!

  10. Os russófilos rasgam as calcinhas querendo chamar atenção para uma fato que não explica senão uma tentativa de criar uma situação em que os USA passariam a comunidade internacional como intransigentes… essa porcaria que os russos voaram se abate até com estilingue… 🙂

  11. A marinha americana possui 11 porta aviões, os mais pequenos, em tempo de guerra leva nada menos do que 130 aeronaves. calculo uma força de mais ou menos de 2300 caças, sem falar na força aérea. enfim NÃO HÁ NO MUNDO NINGUÉM que posse para uma força dessas, se um dia os americanos quiser atacar a Russia, sera mais uma blitzkrieg, só que dessa vez não terão dólares e comida, estarão só!!!

  12. Foi mais um show de fotografia tanto por parte do Su-24 quanto por parte da tripulação do navio:

    (No navio) – Legal, vou mostrar pro meu filho quando chegar na América (olha filhão o avião que seu avô falava qd estava na ativa)
    (No avião) – Mais fotos comandante? (Sim, passa pela lateral que queremos ver a disposição dos sistemas de artilharia)

    🙂

  13. All over the American ship flying a plane tomorrow starts a war))))))

    over the Russian navy constantly fly Orion and we are not doing anything out of this tragedy

    I started looking kakya hysteria-especially in Poland, Shvetsiip
    Omogoy Russian bear is naturally-hysteria is needed to obtain financing, the main scare Russian Medvedem greedy western half

    Em todo o navio americano pilotar um avião amanhã começa uma guerra))))))

    sobre a marinha russa voar constantemente Orion e não estamos fazendo nada fora dessa tragédia

    Comecei a olhar kakya histeria, especialmente na Polônia, Shvetsiip
    Omogoy urso russo é naturalmente histeria é necessário para obter o financiamento, os principais assustar urso russo gananciosos políticos ocidentais

    • Rustam, I agree with you in this point.
      I don’t remember to have read, over the three last decades, something about SR-71ski, U-2ski (I apologize for the spelling joke) flying over US territory, too. But you have to agree that 90 minutes over the same ship, with several low flight, is far beyond the protocol.

      • these clowns need an enemy, to get money from their politicians on military spending

        The Taliban and the terrorists have the money do not give
        and the threat of Russia and Europe-capture is the key for new orders of European military corporations, is the key to buy new tanks and funding

        But the greedy businessmen and politicians still do not give money
        NATO planes constantly fly past the Russian ships in Russia and nobody makes a tantrum here-contrary

        p.s-read a comment western clowns quote: Referendum held in Crimea under Russian Dulloo machines)))))))))))

        this ideology for you Western friends
        http://www.youtube.com/watch?v=IHJZ1Y_Vr7g

        estes palhaços precisam de um inimigo, para obter o dinheiro de seus políticos de gastos militares

        O Taliban e os terroristas têm o dinheiro não dá
        ea ameaça da Rússia e captura Europa é a chave para novos pedidos de corporações militares europeias, é a chave para comprar novos tanques e financiamento

        Mas os empresários gananciosos e políticos ainda não dão dinheiro
        Aviões da OTAN constantemente voar passado os navios russos na Rússia e ninguém faz uma birra aqui, contrariamente

        p.s-read a comment western clowns quote: Referendum held in Crimea under Russian Dulloo machines)))))))))))

        this ideology for you Western friends
        http://www.youtube.com/watch?v=IHJZ1Y_Vr7g

      • Os textos do Rustam, mesmo em ingles, são incompreensíveis… acho que ele usa o Google Tradutor… já que é assim, caro Rustam, que use diretamente para Pt-Br… acho que ficaria mais compreensível… aproveitando o ensejo, pelo que entendi, ele diz que esse acontecimento é protocolar… protocolar “uma ova”… é provocação simples e rasteira…

      • I understand that you understand the meaning of the main-

        _____

        я то вас понимаю-главное понять смысл

      • Deystvitel’no ; mozhno ; no yest’ , net nikakikh lishnikh somneniy i nedorazumeniy ; blagodarny za ponimaniye ; i ne dumayu, chto u menya yest’ chto-to protiv svoyey strany ; zdes’ na sayte eto vse ritorika i prinimaya politicheskoye i ideologicheskoye prostranstvo ; PS : Ciriaca napisaniya ochen’ chuzhdo nam Zapada ; privet

        Действительно; можно; но есть, нет никаких лишних сомнений и недоразумений; благодарны за понимание; и не думаю, что у меня есть что-то против своей страны; здесь на сайте это все риторика и принимая политическое и идеологическое пространство; PS: Ciriaca написания очень чуждо нам Запада; привет.

Comentários não permitidos.