Skolkovo ganha polo técnico espacial

Sugestão: Gérsio Mutti

Skolkovo, o polo de inovações científicas e tecnológicas que está sendo construído nos arredores de Moscou, vai ganhar um Centro Espacial Internacional. O acordo para instalação do Centro foi assinado em Zhukovski – cidade-sede do Salão Aeroespacial Internacional – MAKS-2011, que se encerrou no domingo, 21. O anúncio da criação foi feito pelo Presidente do Fundo Skolkovo, Viktor Vekselberg, gestor financeiro do polo científico.

Participarão do empreendimento o Grupo Energhia, fabricante de foguetes e naves espaciais da Rússia, o próprio Fundo Skolkovo e outros grupos de inovações tecnológicas da Rússia, vinculados ao programa de pesquisas espaciais. O responsável direto pelo núcleo tecnológico espacial de Skolkovo será o cosmonauta Sergei Jukov, para quem “esta iniciativa proporcionará grandes avanços nos setores de telecomunicações e navegação eletrônica”.

Um dos primeiros objetivos de Jukov é tornar ainda mais objetivos e operacionais os sistemas de navegação e rastreamento Glonass. Outra meta é aperfeiçoar o sistema de transporte de carga e de tripulantes entre as bases terrestres e espaciais. E um terceiro propósito é o de fornecer apoio logístico e científico para que outros países também desenvolvam métodos próprios para as suas pesquisas espaciais utilizando a tecnologia russa.

Fonte: Diário da Rússia

9 Comentários

  1. Eu torço para o povo russos eles sofreram muito, mais sempre dão conta de ser levantar, foram os pioneiros no espaço, e merecem todas as glórias, agora com EUA pisado no freio os russos podem volta ao topo na corridas espacial.

  2. Isso é incrível enquanto lá na Russia, eles acabam de inaugura o Terceiro centro de lançamento não conseguimos lança nenhum foguete de alcântara, com nossos satélites, estão em fase de desenvolvimento, a china agora diz que desde 2007 era para lançar o cerbes.

  3. Sofreram e na mesma guerra que sofreram ja cotaram toda, ou nao lembra que os soldados russos quendo chegaram na alemanha eram os maiores estupradores de todos? Porque acha que mulheres e gartotas alemas se mataram no cerco de berllin, estavam com medo dos russos nojentos… Hoje gosto da russia, mas para mim, e o rasil acima de tudo, nos que devemos subir eles nao…

  4. O segundo maior PIB dos BRICS anda pra traz ou fica perdendo tempo rodando no mesmo lugar.Os Russos são mesmo inteligentes e esforçados,tem mais dificuldade de disponibilizarem recursos e mesmo assim sempre surpreendem.Sinal que são administrados por pessoas que priorizam a nação e não empresarios,banqueiros e especuladores.

  5. Bora abrir um loteamento pros russos em uma regiao em cima do equador vamos trazer os lançamentos deles pro brasil , podemos fazer uma propostas dessas pros EUA agora que o espaço pra eles eh privatizado mesmo pelo menos a gente ganha grana com o aluguel e quem sabe de quebra umas sinformçaoes de como se faz um foguete que funcione, espionagem eh sempre valida. fazer assim, de um lado de alcantara a gente poe os americanos do outro lado os russo e o brasil fica no meio espiando os dois. pedir uma ajuda pros russos que eles tambem ensinam como se faz um foguete, azar que nao seja tecnologia 100% nascional o importante eh fazer, dominar e lançar, isso que importa e convenhamos um foguete q voa desde os anos 60´s nao pode ta muito errado …

  6. É verdade…mais uma lição para o Brasil…a sigla não devia ser Bric e sim Crib!….pelo menos em termos tecnologicos..

Comentários não permitidos.