China e Brasil devem lançar novo satélite em novembro de 2012

Após cinco anos de atrasos, representantes do Brasil e da China marcaram para novembro do ano que vem o lançamento do quarto satélite binacional. Mas o cumprimento do cronograma depende da aprovação, pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, do envio de cerca de 60 técnicos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) à China.

“Não podemos atrasar mais, senão vamos implodir o nosso relacionamento”, disse Marco Antonio Raupp, presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), em entrevista na segunda-feira (22), durante coquetel na embaixada brasileira em Pequim.

Raupp explicou que serão necessárias três equipes de 20 técnicos, que se revezariam em turnos de alguns meses. Ele disse ter recebido uma sinalização positiva do ministro da Ciência, Aloizio Mercadante, embora a contratação ainda não esteja oficializada.

Ao seu lado, o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, confirmou a possibilidade dessas contratações, mas disse que deixará o cargo em dezembro, como revelou a Folha na semana passada, por não conseguir ampliar seu quadro de funcionários.

“Estou frustrado porque o Inpe não recebeu os recursos necessários para a renovação do instituto”, disse Câmara, que está há 30 anos no Inpe, dos quais os últimos seis anos no cargo máximo.

Além do quarto satélite, o Cbers 3 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, na sigla em inglês), os dois países da subcomissão de cooperação espacial definiram ainda o lançamento do Cbers 4 para agosto de 2014.

Iniciado em 1988, o projeto Cbers é a parceria mais antiga entre Brasil e China. Já foram lançados o Cbers 1 (1999), o Cbers 2 (2003) e o Cbers 2B (2007). Todos geram imagens da superfície da Terra, usadas em áreas como agricultura e meio ambiente.

“Comparativamente, o Brasil é o parceiro mais íntimo da China em tecnologia espacial”, afirmou Li Lijie, responsável pela cooperação internacional do Centro de Lançamento e Rastreio de Satélites da China (CLTC, na sigla em inglês).

Entre os novos projetos, afirma Li, o Brasil monitorará, via base de Alcântara, a nave espacial não tripulada Shenzhou 8 e o laboratório espacial Tiangong 1, que serão lançados nas próximas semanas.

O funcionário da CLTC diz que a China tem interesse ampliar a parceria com relação à base de Alcântara, mas não especificou em quais áreas.

Os dois países ainda discutem um novo plano de mais dez anos de colaboração especial, conforme acordado durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Pequim, em abril. Um dos pontos seria a construção de mais dois satélites.

ASSIMETRIA

Câmara admite que o programa está atrasado por causa de problemas do lado brasileiro, responsável por 50% dos equipamentos do Cbers 3. As dificuldades incluíram dificuldades de orçamento, falta de qualificação da indústria brasileira e componentes embargados pelos EUA.

O diretor do Inpe afirma que a parte brasileira dos equipamentos agora está pronta e que a demora “é o custo da inovação. Aprende-se a fazer fazendo.” Ele disse, porém, que “o Brasil precisa entrar no ritmo da China” caso queira cumprir o novo cronograma. “É um programa assimétrico na medida em que o programa chinês é muito maior do que o brasileiro”, disse.

Integrante da equipe brasileira que negociou o primeiro acordo, Raupp disse que os dois programas espaciais são “incomparáveis”: “Nos próximos cinco anos, os chineses lançarão 19 satélites. Nós devemos lançar 3 [incluindo os dois Cbers binacionais]”.

Câmara diz que a distância crescente na área espacial reflete a escolha de cada país _ele lembra que a China não possui um sistema público de saúde. “Eles têm um programa de astronautas, o Brasil tem o SUS”, comparou.

Fonte: JornalFloripa

14 Comentários

  1. É …..mas não dá pra abandonar o programa de saúde brasileiro né ?

    O Brasil tem perfeitas condições de realizar muito mais e se desenvolver mais que estas nações se fuzilasse os políticos e Juízes corruptos que roubam os recursos e trabalham em detrimento do Brasil a mando dos países ricos e dos EUA !

    Na China eles não permitem que o projeto do país seja frustrado por Juízes e políticos corruptos que são fuzilados !

    Pra poder bater o pé e mandar os EUA pra PQP , eles investiram no seu poder de barganha e de dissuasão chamado Bomba Atômica !

    Com ela podería-mos mandar pra PQP qualquer país que desejasse se intrometer em assuntos internos do Brasil e priorizar a nossa soberania e desenvolvimento , pois cérebros e recursos estratégicos nós temos !

  2. carlus amigo, nao creio q o vls tenha capacidade de carga de levar o cbers. sem contar q creio eu, ele devera estar plenamente operacional, somente nos anos de 2013. o problema, é q dificilmente encontraremos uma area pratica para ele. talvez somente para micro-satelites, e quem sabe, setor de defesa. no mais, ele nos serviu de demonstrador tecnologico, um IMENSO avanço, levando em conta q so agora contamos com ajuda dos russos.
    se agente for ver todos os paises q desenvolveram lançadores, todos eles contaram com ajuda direta/indireta, de russos, americanos, alemaes.
    outra coisa, hj a china pq seguiu a risca seu cronograma espacial [q teve ajuda da russia no seu lançador principal, o longa-marcha], tem a 3º maior força tecnologica na area, em todo o mundo. na verdade, o cbers deve ser uma especia de ‘vergonha’, ‘impecilho’, e essas coisas para os chineses. fiquei surpreso q eles optaram em continuar o projeto.
    por parte do brasil, so uma palavra descreve a situação: “vergonha”. por favor raup, funda o inpe e o aeb, para ontem! precisamos da CAEB para hoje!
    abraços a todos!

  3. “As dificuldades incluíram dificuldades de orçamento…componentes embargados pelos EUA”
    É, esse é o nosso grande irmão e parceiro que nos boicota até a alma para não nos desenvolvermos.

  4. Ademar que programa de saúde brasileiro é esse?

    Aquele que desvia grande parte das verbas para paraisos fiscais

    ou aquele com qualidade de atendimento dignos da Africa profunda, onde falta carinho na atenção ao ser humano, medicinas inclusive as mais básicas para os diversos tratamentos ou mesmo medicos e gente capacitada para um atendimento minimamente decente.

    Já vi clinicas veterinarias em países algo decentes, atenderem melhor e com mais amor aos animais do que é tratado um ser humano no Brasil

    Porém aclarame, de qual dos dois programas brasileiros vc tá se referindo??

    Dinheiro no Brasil tem de sobra, somos dos países que paga mais impostos no mundo, não são exatamente recursos financeiros o que estão faltando pra gente nessa área.

  5. Câmara admite que o programa está atrasado por causa de problemas do lado brasileiro, responsável por 50% dos equipamentos do Cbers 3. As dificuldades incluíram dificuldades de orçamento, falta de qualificação da indústria brasileira e componentes embargados pelos EUA

    Aqui jaz o grande descompasso entre os bonitos discursos politicos e a nossa triste realidade.

    creio que essa pequena frase diz tudo

    GAME OVER

  6. KKKKKKKKKKKKK…Diz que a China tem um programa de astronautas e o Brasil tem programa do SUS, que comparação,más já que ele a fez pelo menos lá o projeto decola,já aqui vai procurar atendimento nos hospitais e postos de saúde vai…vai lá pra vc ver como é tudo uma beleza,ah é cada uma que esses caras soltam!…o que falta é vergonha na cara desses traidores da nação isso sim!.

  7. orçamento de 1300 bi de habitantes, contra um orçamento de 200 mi de habitantes, la eles excluiram 1 bilhao de pessoas de terem saude, laser…se vcs acham aqui ruim, pq nao se mudam pra china, la ta cheio de satélite hehehehe churrasco la é carne de cachorro huauhauha

  8. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Tem gente que adora a China, então porque não vai morar lá para ver como é bom. Tem um que fala que a China mata seus políticos corruptos, mas não sabe que os corruptos fuzilados são aqueles peixes pequenos que são usados como exemplos pelo governo de lá, enquanto os peixes grandes ficam me Pequin aproveitando os lucros de suas falcatruas. Ou então, comparem os avanços sociais entre do Brasil e da China e olha quem é que tá mais avançado mais rápido, Brasil é claro, lá na China avanço social é só nas cidades grandes, pois no interior rural e atrasado a miséria reina. O nosso SUS tem problemas, sim ele tem, mas a China nem isso tem. É inegável os avanços da China em certos setores, mas China ela não é a oitava maravilha do mundo, ela tem os mesmos problemas, ou piores, que o Brasil.

    Eita, esse povo devia é tratar esse complexo de virá-latas em vez de ficar chorando no PB.

  9. que horror… o Brasil tem o SUS e a China um programa de astronautas. Dá a impressão que o sujeito defende a prioridade chinesa. Ditadura capitalistas sem sociedade civil livre no estilo chinês traz vantagens na conquista de posições bélicas global. O Brasil, porém, vive de democracia e plena liberdade, nossos passos são mais lentos para alcançar um lugar merecido como protagonista global mas com certeza é o caminho mais seguro. Como diz o slogan do governo da Presidenta Dilma: “País rico é país sem probreza”. Que continue o nosso SUS e outras políticas do Estado brasileiro para pagar a dívida social do passado, com problemas e deficiências mas que com toda certaza a existência dessas políticas ainda causará muita inveja nos ditos “desenvolvidos”, quando estivermos lá em cima mas com um país justo e solidário. Isso deve ser a verdadeira potência global.

  10. creio q nao se trata d ‘quem é melhor do q quem’. mas simplesmente, na area espacial a china deu 5 passos, e o brasil, deu somente meio. nao digo q la é melhor doq aq, mas sim, q o setor-aeroespacial é essencial para qualquer nação, principalmente o brasil, pais continental, breve 5 maior economia do mundo, dona de um povo riquissimo, e nunca lançou um fog de medio-baixo desempenho. espero q ja no gov atual, a coisa melhore, e possamos dar pelo menos 2 passos — sejamos capazes de construir e lançar um fog com capacidade de por em orbita um satelite de grande porte. abraços a todos.

  11. pessoal do plano brasil, gostaria muito q dessem uma olhada nesse link, do site defesabr [ht tp://www.defesabr.com/blog/index.php/24/08/2011/china-pode-romper-com-brasil-se-satelite-nao-sair-ate-2012-diz -aeb/] é so tirar os espaços. abraços.

  12. Como se a China fosse o unico amendoim pra gente fazer paçoca no espzaço né rsrs Tem alguem que se chama Russia que não apenas lhes substituiria mas que tãp louquinhos para fecharem geral em aeroespacial conosco.

Comentários não permitidos.