Marinha do Brasil fecha o cerco contra embarcações ilegais

Navio-Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira” (ao fundo) e Lancha de Ação Rápida atuam no combate a embarcações ilegais

No dia 15 de agosto, décimo dia da Operação “Ágata I”, mais de 2 mil embarcações foram abordadas pelas Lanchas de Ação Rápida da Marinha do Brasil, no Rio Solimões, no Amazonas. As lanchas são lançadas por Navios-Patrulha Fluvial, que realizam Patrulhas e Inspeções Navais nos rios da Amazônia. O Navio-Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira” (P-20) combateu o tráfego de ilícitos nas fronteiras, orientou e autuou embarcações que trafegavam ilegalmente e comprometiam a segurança da navegação.

No dia 14 de agosto, uma das Lanchas de Ação Rápida do P-20 abordou uma embarcação colombiana, cujo condutor estava em estado de embriaguez e sem a documentação do barco. De acordo com o Encarregado da Seção de Operações, Capitão-de-Corveta Robson Macedo, quando esses fatos ocorrem a Capitania Fluvial de Tabatinga encaminha a embarcação até a Capitania Fluvial de Letícia-Colômbia para que as medidas legais sejam aplicadas. A Operação “Ágata I” ocorreu de 05 a 19 de agosto na Amazônia Ocidental.

Fonte: Marinha do Brasil

12 Comentários

  1. Isso mesmo, presença ostensiva do Estado, no território brasileiro, incomodando, exigindo legalidade, com poder para fiscalizar, levando aos tribunais as ilegalidades, apreendendo, aplicando multa.
    Isso pode inibir irregularidades que salvam centenas de vidas.
    E falando em tribunais, será que tem juizes de direito, delegacias de Polícia, Batalhões da PMs em quantidades suficientes ?
    Parabéns a Marinha.

  2. Off-topic
    …………………
    23 de Agosto, 2011 – 11:00 ( Brasília )
    .
    AEB: Brasil lançará satélite Brasil-China em 2012
    .
    Presidente da Agência Espacial Brasileira afirma que novos atrasos poderão “implodir” relacionamento com os asiáticos; prazo inicial era 2007
    .
    O Brasil assumiu ontem o compromisso de lançar em novembro de 2012 a nova versão do satélite que desenvolve em conjunto com a China e um atraso poderá “implodir” o relacionamento com o país asiático, afirmou o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp.
    .
    “Temos de cumprir nosso cronograma porque estamos cinco anos atrasados”, declarou Raupp, depois de reunião, em Pequim, do grupo bilateral responsável pela cooperação espacial. Iniciado em 1988, o programa é o mais sólido pilar da relação Brasil-China e levou ao lançamento de três Satélites Sino-Brasileiros de Recursos Terrestres, chamados de Cbers (sigla em inglês) e numerados como 1, 2 e 2-B. O quarto, o Cbers-3, deveria ter entrado em órbita em 2007, mas o Brasil não cumpriu os prazos de entrega de equipamentos previstos no acordo.
    .
    Ontem, os brasileiros ouviram dos chineses cobranças para definição de um cronograma detalhado que permita o lançamento do Cbers-3 em novembro de 2012 e do Cbers-4 em 2013. Segundo o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, uma das razões para o atraso é a dificuldade da indústria nacional em desenvolver e produzir os equipamentos que deverão ser entregues pelo Brasil. Nos três primeiros satélites, a China era responsável por 70% dos componentes. Agora, a divisão é de 50% para cada país. “Aumentou a complexidade e a parcela que cabe ao Brasil”, disse.
    …………..
    Texto completo:
    .
    http://www.defesanet.com.br/brasilchina/noticia/2470/AEB–Brasil-lancara-satelite-Brasil-China-em-2012-

  3. Alguém teria alguma informação ou já leu algo em algum site , se : já existe fuzileiros navais lá na fronteira entre o Líbano e Israel a conhecida “Linha Azul ” demarcada pela a ONU ??

  4. Israel não respeita tropas estrangeiras de outros países, mesmo sendo da ONU. Se tiver que entrar para atacar os seus inimigos, o Brasil que se cuide.

  5. Muito bem a marinha… Isso e treinamento e mais, temos de impor respeito. Parabens a marinha, que como a FAB e o EB estao trabalhando… Acho q chegou o novo MD e a coisa parece ter mudado … se isso nao for um projeto do glorioso Jobim

  6. Prender os pobres de “pedalinho” no rio? Mas que tal prender os navios pesqueiros japoneses acabando com a pesca na nossa costa?

  7. Parabéns a marinha.

    Agora deem uma olhada na segunda foto e vejam os absurdos: A metralhadora da lancha sem nem um soldado no comando. Abandonada; os demais soldados tbém não aparecem portando armas. Total falta de prontidão. Um sujeito escondido no meio daqueles plásticos ou mesmo em uma das margem, com uma metralhadora, faria um grande estrago.

    Fica o meu puxão de orelha ao comandante da operação.

    Saudações a todos os guerreiros do blog. Fui!

  8. Muito oportuna a observação do ANTONIO MARCOS e serve para refletirmos um pouco sobre o novo papel das Forças Armadas nas regiões de fronteira, ao ter que desempenhar ações de polícia. Observa-se esse tipo de conduta em razão do despreparo, ausência de comandamento e falta de noção do perigo real ao qual estarão doravante submetidos. Patrulhamento, abordagens, progressão e revistas com fins policiais reais são totalmente diferentes de acampamento e patrulhas com figuração inimiga e tiros de festim. Não se pode vacilar, principalmente naquela região onde o emprego de armas de fogo automáticas e o apoio de guerrilheiros descaracterizados ao narcotraficantes é uma realidade flagrante. Esse é apenas um dos detalhes a ser incorporado pela tropa nessa nova missão, mas isso só ocorrerá com treinamento e adestramento contínuo e específico. Só espero que não tenham que aprender da forma mais incoveniente e dura para um combatente.

Comentários não permitidos.