Mais de 50 recrutas da Marinha são internados no Rio

Por LUIZA SOUTO

A Marinha informou, na noite deste sábado, que 57 homens que participavam do curso de formação de fuzileiros navais estão internados no Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD), no Lins, zona norte do Rio, desde o início desta semana, com problemas respiratórios. Dois estão em terapia intensiva.

Segundo reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, um dos jovens, Vitor Hugo, está em tratamento há dois dias, mas com problemas renais. Ele também teria contraído uma bactéria que piora seu quadro clínico. A comunicação da Marinha disse à Folha que não sabe de nenhum problema renal.

A família do jovem disse que durante o curso os militares eram impedidos de beber água. Outro homem, Leonardo Gama Rodrigues, 22, também contraiu a bactéria.

De acordo com o comando do 1º Distrito Naval, os recrutas são todos lotados no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela (CIAMPA), em Campo Grande, zona oeste do Rio.

Em nota, a Marinha informou que a causa da síndrome respiratória está sendo investigada e que foram tomadas as medidas necessárias de vigilância, prevenção e controle em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde.

À Folha, um ex-recruta disse que já ficou muito tempo sem conseguir beber água durante o treinamento, mas que isso é considerado normal, já que os soldados podem ficar sem se hidratar numa situação de guerra.

Fonte: Folha de S.Paulo

27 Comentários

  1. Sabe o que eu acho engraçado que antes selecionavam fuzileiros altos,fortes e que se destacavam em aptidões.Depois que começou a selecionarem Fuzileiros atravez de concursos o que surgiu de problemas com fuzileiros em treinamentos.Antes depois de escolhido assinava-se um contrato de 5 anos e um termo de responsabilidade.Se voce sabe que estara entrando para uma tropa especializada voce deve estar ciente o que tera de encarar pela frente.Eu fiquei uma noite inteira amarrado em uma estaca dentro dagua com mosquitos comendo minha cara e sanguessuga mordendo meu corpo,não morri de hipotermia e de manhã quando me perguntaram “Voce quer desistir” eu disse “Não Senhor” Quando o filhinho da mamãe chegar em uma guerra e for capturado o inimigo não vai dar agua para ele beber e mesmo combatendo pode lhe faltar agua,ração,munição e o que ele vai fazer?Gritar Mãããeee…Agora vão dizer na televisão e jornais que os treinamentos são desumanos e etc e tal…Imaginem o Brasil em guerra e uns bostas defendendo o Brasil rsrs rsrs O primeiro estampido é 3 kilos de coco nas calças rsrs rsrs…Não quer ser guerreiro,então atura Maluco ou pede pra sair rsrs rsrs

  2. Dois, tres ou quatro recrutas podem ter a resistencia mais baixa que outros e nao resistir um treinamento destes, mas 57 ja a falha e em outro lugar.
    Estao sendo treinados para se adaptarem a condicoes de extremo desconforto e uma condicao de guerra.
    A Marinha tera que explicar porque 57 estao no Hospital em vez de contando glorias em um bar. A Forca deve esse favor aos familiares, afinal ainda nao sao robos.

  3. 57 casos demonstra que alguma ameba cometeu um erro grave ao aplicar o treinamento, se fosse 1 ou 2 podia ser fraqueza do individuo mas nessa quantidade ta bem claro a incompetência do imbecil que tava no comando.

  4. Prezado Maluquinho,
    vc foi feliz no seu comentário, tambem servir a Marinha e passei mal uns bocados, tive um tio fuzileiro que era instrutor de recruta na Ilhas das Cobras e na Base Naval de Aratu em Salvador. Quem é da antiga,( décadas de 60,70 e 80 ) deverá se lembrar do sargento “CANECO”, esse tio meu, foi o maior e melhor instrutor de recrutas, tinha no seu curriculo centenas de juras de mortes dos recrutas, que no final acabavam amigo do velho “CANECO”. Porque ele treinava e adestrava fuzileiro, como ele dizia ” o cara sai da minha mão, fuzileiro e safo”, portanto o que aconteceu no Rio deve ter sido algo externo ao treinamento.


  5. A Marinha informou, na noite deste sábado, que 57 homens que participavam do curso de formação de fuzileiros navais estão internados”
    ———————————————
    Não dá para saber o que aconteceu de fato, então especulando:
    .
    Provavelmente não foi por causa de algum treinamento mais duro, isto afetaria uma meia dúzia…
    .
    Alimento ou água contaminado, exposição a alguma toxina ambiental,
    bactéria, radiação, gás… este tipo de coisa é que provoca problemas coletivos, com a mesma sintomatologia, dentro de um mesmo grupo.

  6. kkkk naval com problemas respiratorios? que piada concordo com o amigo lá de cima o maluquinho… isso aí é resultado deles quererem cheirar todo o gás lacrimogenio nas instruçoes de guerra química kkkk. apesar que eu sempre sustentei e sustento que o cigarro do naval é o gás lacrimogenio. senhores por favor… que tipo de fuzileiros estamso formandos? soube agora que até afogado ta consegundo se formar kkk pois é… naval que nao sabe nadar kkk. abraço e otimo domingo!!! OBS: NO TEMPO DO DIABO LOIRO ISSO NAO ACONTECIA SARGENTO HOPE KKK ABRAÇO.

  7. Passei 05 anos no CFN e no último ano servi no CIASC, sendo os 04 primeiros em Belém, sou da turma I/95, entraram 30 Recrutas e no primeiro dia desistiram logo uns 7 se não me falha a memória, eu não sei como é o recrutamento hoje, mas o bicho pegava no Centro de Adestramento da Marambaia (CAM) aqui em Belém, eu lembro que depois da pista de tiro de combate a maioria não se aguentava em pé e os que chegavam ao final da pista desmaiavam, mas ninguém foi internado ou saiu do curso por causa de água, comida ou outro fator externo ao curso, imagino que nesse caso alguma coisa saiu errada, pois 57 é um número muito alto, ainda mais com 1 recruta no CTI.

  8. carl94fn

    Parece que uma ameba legitima tenha detonado 57 recrutas de uma so vez. Acho que essa ameba ganhou essa guerra.rs

  9. Oq acontece é o seguinte:
    a familia coloca o jovem na marinha simplismente por um sonho , uma ilusão de q a marinha é uma coisa linda,pensando no futuro q este terá pela frente.A cabeça do jóvem está na vibração no orgulho de ser um fuzileiro de ser valente de ser o cara q faz e acontece.
    Há pesoas leigas como andré schutz q acham q pra ser fuzileiro não precisa ter inteligencia basicamente pq ele como eu ano retrazado não passei no concurso e acha q ser fuzileiro é ser bruto q a marinha é só vibração, sendo q 60p cent do curso é psicologico.
    E essa ideia de q se fosse com 1 ou 2 o problema era normal é ideia de leigo tabem.Se fosse assim todo mundo poderia ser fuzileiro. Vc sabe oq é ser fuzileiro?
    O curso de fuzlileiros navais no ciampa é um curso de formação de fuzileiros e não de marujos.Um curso q formam guerreiros.
    Vc sabem oq é a guerra ,o inferno ,um lugar q vc vai, q vc tem 96 p ce n to de possibilidade de não voltar vivo 3p cent voltam aleijad e desses 3p cent talvez um ou outro não fiquer surdos, doidos ou traumatizados .Eu ouvi relatos de quem já viveu alguns momentos ,confesso q é duro ouvir imagine passar. Lá o combatente tá sendo treinad pra um dia conhecer oq é realmente desumano.
    Eu sou sd kaio cesar da ultima turma de recrutas fui um dos primeiros colocados do curso. Passei sede,dor,umilhação .Tive duas pneumonias durante o curso nem se quer tive tempo de poder trata-las.E to aq vivo dando orgulho a minha familia mostrando o guerreiro q eu mostrei ser.
    Pense em tud q eu falei antes de colocar seu filho na marinha .
    Ao mesmo tempo digo q a marinha é uma mãe q tem a receita e os ingredientes e sabe fazer seu filho um excelente cidadão.palavras de´´dona lene´´.
    Obrigad pela atenção.

  10. eu acho que treinamento duro sugar o guerreiro faz parte ,mas no acampamento da boina preta fuzileiro blindado os vermes dos soldados antigos contaminaram nosso leite kaol dando diarreia em todo o batalhao no
    acampamento ficando quase impossivel de ter instruçoes
    eu prefiro instruçao sugada como voçes mesmo comentaram do que tomar um leite ou ingerir outro alimento que vem das nosssas proprias fileiras com doenças isso para mim demostra que o exercito nao e capaz de dar instrusoes sem sofrer um terrorismo interno ou mesmo melhor na guerra como alguns falaram isso iria ser considerado traiçao quero ver quem come um pao com salmonela e consegue lutar ninguem .Com certeza pode apertar esses soldados nb que eles vao geme poem eles para dormir no bivac a semana inteira ate alguem falar há e nao se esqueçam de dar um cha de manta nesse verme pois nos boinas pretas nos vingamos no cha de manta no nb que nos contaminou no nosso leite. Um salve pros guerreiros

  11. O que acho é que deveria ser levado em conta nesse momento, é se o episódio em foco teve sua origem em causas naturais, acidentais ou deliberadamente criminosas. Apure-se. Contudo, acredito que devemos resguardar os nossos bravos recrutas de comentários lesivos as suas capacidades e condições, pois em nada fortalecem o espírito dos nossos bravos guerreiros e traumatizam ainda mais os seus familiares num momento como esse.

  12. Amiguinhos.Determinadas tropas nas Forças Armadas são especiais e pra MACHO então FRANGAS escolham outros sonhos compativeis com vossas aptidões.Brinquem de boneca e casinha.Botar fardinha e posar de pompudo qualquer um pode mas ser guerreiro de verdade é para muito poucos.Missa negra a meia noite na Selva,pacto com o Diabo Olubi,batismo com o corpo lavado em sangue,carne crua e sangue fresco pra beber encerram o pacto do Guerreiro e o imortalizam…FAZ PARTE

  13. Se td essas loucuras nos dessem imunidades, vá lá, + esse ñ e o caso, e algo +, bem além disto. Tem q se apurar e corrigir essas formas obtusas de treinamento, o q estamos fazendo e ajudar o n inimigo, matando os n guerreiros. sds.

  14. rsrs ja pensaram nessa filosofia indignada cheias de direitos em um conflito belico rsrs vão querer reclamar no procon e requererem indenizações rsrs A vida da oportunidades a todos mas nem tudo é para todos e sendo assim busquem aptidões compativeis com vossas capacidades pois o mercado em geral não é para disponibilizar empregos como muitos acham e sim para dar trabalho a proficionais capacitados.Para ser guerreiro tem de ter aptidão pois a profissão do guerreiro é MATAR E DESTRUIR PARA CONQUISTAR e se pensar diferente minha cara franga seras depenada e servida como tira gosto pra delirio da Cobrada rsrs Tinhasse ate que descontar os tiros que erram os alvos dos salarios porque dinheiro publico não é lixo rsrs Vem com o 1maluquinho que o 1maluquinho é mau rsrs

  15. PE DE CAO
    Concordo, mas parece que muito “macho” agüenta uma bactéria no estomago sem precisar ir ao hospital. Só porque o cara agüentou isso e aquilo pensa que os caras tão fazendo corpo mole, falou então, faz o teste come algo contaminado com salmonela ou outra bactéria do mesmo nível e ver como fica… aí sim o cara pode dizer se o caras estão fazendo corpo mole ou não.
    Será mesmo que não entenderam que não foi o tipo de treinamento e sim algo anormal que aconteceu durante ele que se um dos “machos” aqui fosse exposto ao mesmo agente intoxicaste tava lá no hospital agora.
    Mas faz o teste, quando sair os exames, se exponha ao mesmo tipo de contaminação e venha nos contar se esses 57 soldados estão ou não fazendo corpo mole.

  16. Soldado Caio Cesar meus parabens por tornar-te Fuzileiro.Sabe amiguinho qualquer um tem de ter ciencia que ser militar é assumir passar por provações.Eu poderia enumerar infinitas que com certesa não passastes e nem conheces que existem mas apenas um exemplo simples que psicotecnico não detecta e concurso não seleciona.Cada ser humano é um universo diversificado diferente uns dos outros onde o fator psicologico é individual e imprevisivel,por melhor capacidade ou condicionamento em determinado momento pode vir a ter um comportamento não esperado.Imagine uma simulação de ataque com helicoptero,4 a 6 guerreiros sentados de um lado e do outro da aeronave com as pernas pra fora,presos por cintas e a aeronave fazendo acrobacias de todos os tipos.Voce vendo o céu no chão e o chão no céu.Ele vindo de lado e o chão crescendo.Cada um tera uma reação diferente.Um borrara as calças,outro vomitara,outro desmaiara,outro chorara,outro rira esterico.É impossivel prevermos a capacidade e as reações de um ser humano.Voce ja viu O BICHO na sua frente?Eu vi e é feio e tem dentes horriveis.Um companheiro suava frio e nervoso olhava contantemente o relogio,me encomodei ja desconfiando dele perguntando-lhe o que se passava e ele me disse que estava querendo que a hora passasse para ele chegar em casa e beijar e abraçar a esposa e a filha e ainda me disse que no dia seguinte não viria mais.Sei que todos precisamos trabalharmos para pagarmos nossas contas mas determinados serviços são para poucos senão acabam botando as vidas dos outros e deles proprios em perigo.Sendo assim devemos buscarmos o que se encaixa melhor a nosso perfil e aptidões.Tenha a certesa de uma coisa,tudo o que hoje voce aprende na sua unidade lhe servira pelo resto de sua vida em tudo o que voce vier a ter pela frente.

  17. Deus criou a Franga para por ovos,ter direito de comer milho e para ser servida de tira gosto pra Cobrada.Ser Franga e querer ter direitos de Aguia é impossivel.Uma é pura Rapina e voa alto,embora a outra tenha penas e asas apenas cacareja,bate as asas mas não voa alto.No front a Franga tem seu proposito,aliviar o guerreiro do stress dos combates ao ser devidamente ENTONHADA rsrs rsrs

  18. agora é a vez do quartel sumaria o que houve e com certesa nao foi o comando que deu esse prejuiso na propria tropa .Provavelmente deve ser alguns soldados enganjados
    que no ano que entraram pediram a boina rosa e hoje vive pagando embusti em cima de conscrito. Eu acho que muito verminoso de 1.55metros de altura vietcong matou muito rambo de 2 .00metros de altura so existe rambo nos filmes
    treinamento é uma coisa envenenamento é outra há e outra coisa quando voçe ganha promoçao acontece umas patifarias na minha companhia foi trocar porrada mas em outra no mesmo ano os cara cegaram um e deixaram outro surdo com brincadeiras inbecis mas acham que estao no seguro da farda e nada ira acontecer puro engano tira o cardaço e desce pro x

  19. 167 Fuzileiros inscritos no curso e receberam orientação para encherem os cantis na agua filtrada,alguns preferiram encherem em uma bica não indicada.Desandou a flora intestinal das Tchutchuquinhas rsrs rsrsNo tempo que se fazim verdadeiros guerreiros se enchiam cantis em aguas poluidas,se colocava duas pilulazinhas purificadores e ninguem passava mal.Imaginem essa mulecada de hoje com esse Brasil de indignados que estão criando indo para o campo de batalha onde voce não pode pedir para sair.Vão ter diarréia com a ração e ficarem esquisofrenicos com o furor dos combates.Sonhos todos temos e nutrimos e temos direitos de lutarmos por eles mas devemos reconhecer nossas limitações tanto fisicas quanto psicologicas e buscarmos algo que se adeque a nosso estereótipo…PEDE PRA SAIR FLORZINHA.PEDE PRA SAIR.

  20. Maluquinho
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    vc é realmente maluquinho. Mas fala umas verdades!
    só que 57!…muita gente para ser só “frescurite” aguda.

  21. .
    .
    Mas 57 é muito, uns 4-5 marrecos até que vai, normal, coisa de ser fraco, mas 57… ai é muito!!
    .
    Realmente com um numero assim alto so pode ser erro do treinamento mesmo, não é so culpa dos recrutas não…
    .
    Água… aquela do rio “Bosteiro” mais próximo, no córrego se vê até miúdos de frango passando… caganeira normal, permissão para cagar a vontade, desde que enterre!!
    .
    Valeu!

  22. Ae pessoal na boa vamos pegar leve com os recrutas pq eles realmente foram contaminados pelo o “virus influenza” , Marinha já confirmou !!!!!Nada ver com estar ou ñ estar preparado fisicamente !!!

  23. Hummm hoje os tchutchucos tem aguinha filtrada é e o rango é servido em ambiente climatizado.Tem ate recruta dando baixa no Marcilio Dias com conjuntivite.Amiguinhos na guerra Rato é Picanha e agua da fossa é mineral gazeificada Francesa.Hoje tem tanta frescura,ministerio publico.Vamos treinar estas florzinhas para destribuirem bombons a adversos.Tem de cair dentro amiguinho,não quer ser guerreiro?Daqui a pouco vão aparecer chorando no fantastico na compania da mãe e da vózinha e dizerem que foram constrangidos e humilhados e entrarem com causa coletiva para indenizações.Na guerra antidiarréico é areia.

Comentários não permitidos.