Deu No Cavok: Embraer estuda lançar uma versão maior de seu KC-390

Imagem Plano Brasil- Junio Pinheiro


Sugestão: Carlos Barbosa


A Embraer confirmou planos de lançar uma versão mais comprida do KC-390 para o mercado de carga civil que funcinários da empresa preveem que irá gerar entre 200-250 encomendas ao longo de um período de 10 anos a partir de 2018.

O fabricante brasileiro revelou o plano durante o Paris Air Show, apenas um dia após a Kawasaki anunciar estudos em andamento para converter a base do transporte militar C-2 em um cargueiro comercial.

O KC-390 está sendo desenvolvido num programa avaliado em US$ 1,3 bilhões para a Força Aérea Brasileira, e deve receber a certificação militar em 2016. Um modelo esticado poderia estar disponível já em 2018 para o mercado de transporte comercial, que inclui a agência dos Correios do Brasil – o cliente de lançamento original para uma versão anterior do KC-390.

A versão civil teria de ser modificada com duas seções adicionadas ao comprimento de 33,91m (111,3 pés) da fuselagem do KC-390, disse Orlando Neto, vice-presidente de vendas da Embraer Defesa e Segurança, numa entrevista.

Uma parte seria adicionada a frente da asa para acomodar uma porta lateral de carga. E outra parte seria inserida na fuselagem, na parte de trás da asa, para criar mais espaço interno, disse Neto.

As asas e os motores existentes do KC-390 são dimensionados para acomodar a versão estendida para o mercado de carga, acrescentou. O KC-390 também possui um sistema de aviônicos – um Rockwell Collins ProLine Fusion – projetado para receber a certificação civil Parte 25 em 2015.

Apesar de recentemente ter entrado num ano de fase de definição conjunta, a Embraer ainda tem que finalizar acordos com o fornecedor de motores para o KC-390. Tanto o CFM International CFM56 como o V2500 Internacional Aero Engines têm sido considerados para a aeronave.

Neto confirmou que as discussões estão ocorrendo entre a empresa e a Força Aérea Brasileira sobre o fornecedor de motores. As discussões agora estão entre a empresa e os fornecedores, embora não quis esclarecer se uma das empresas já havia sido descartada.

Mas as discussões também não devem se arrastar indefinidamente. Neto acrescentou que a Embraer tem um cronograma rígido para a conclusão das negociações, e que deve fechar um contrato dentro de algumas semanas.

Fonte: The DEW Line – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok

19 Comentários

  1. Já estaremos vendo em breve a embraer brigando no mesmo nicho de mercado das grandes;a Boieng e airbus.
    .
    Uma empresa grande que nem o meu Brasil.
    .
    .
    “(…)Brasil, meu Brasil Brasileiro
    Meu mulato inzoneiro
    Vou cantar-te nos meus versos
    Ô Brasil, samba que dá
    Bamboleio, que faz gingá
    Ô Brasil do meu amor
    Terra de Nosso Senhor
    Brasil, Brasil, prá mim, prá mim…(…)”

  2. Olha, eu tenho uma má vontade com a Embraer terrível. Não creio que seus administradores sejam competentes.
    Eu só aceito um cargueiro militar ou civil que transporte 60 Ton de carga útil, no mínimo. Para fazer um cargueiro que transporte apenas 20 Ton, que seja um helicóptero de carga e que aterrize no oceano e rios.
    Curado não tem uma visão futurística. A Embraer poderia estar fabricando trens-bala para o Brasil … As Forças Armadas deveriam criar uma empresa 100% estatal para fabricar as suas aeronaves militares e se esquecer da Embraer, que já foi boa, militarmente falando.
    Vamos abandonar o avião ST, pois é uma vergonha para o nosso país. Um avião da II GM a hélice para as nossas FFAA, é o maior absurdo que existe.
    Nota para a Embraer – 5. Nota para a Embraer militar: Zero.

  3. A EMBRAER está de parabéns e que essa versão maior do KC-390 para o mercado civil venha a ter no futuro uma versão quadrimotor do KC-390 que se chamaria KC-490, com isso a FAB teria uma maior capacidade para atender a população civil em casos de desastres e resgatar brasileiros em paises em conflito isso sem contar que a FAB teria uma maior mobilidade tanto tática como estratégica em caso de conflito

  4. Eu so acho que para a nossa realidade(selva, amazônia, pistas precarias), esse cargueiro vai ser de grande utilidade. Nao adianta ter tamanho, se nao tem versatilidade.
    Quanto aos ST dandolo, como que voce aterrisa um supersonico em uma pista de terra cercada por arvores?
    Versatilidade, essa é a palavra para o ST. Para brigar com o pessoal la encima, teremos(cada vez mais venho acreditando), nos rafales, f18, q seja.
    O st é uma aeronave leve, barata, da facil pilotagem e manobrabilidade, que tem sim sua utlidade num campo de batalha misto, como seria um eventual combate na amazonia

  5. Porta lateral de carga em um cargueiro militar pé-de boi!A Embraer ta falando serio?A rampa traseira existe sustamente pra movimentação de carga.Pra mim o que existe é que a Embraer percebeu que a necessidade de carga é maior e precisa aumentar a aeronave e veio com essa desculpa.

  6. dandolo, o kc-390 é um tipo de avião, e aviões que transportam 60 t são outro tipo apesar de ter a mesma função são de categorias diferentes,os super tucanos são otimos caças,ñ compare tecnologia aliem com a nossa, que estão anos a nossa frente até mesmo por evolução, vc falou que a embraer deveria fabricar trem bala pro brasil, vc ñ acha que o certo é ter empresar especializadas que fizessem isso, mesma coisa com a industria de bens de consumo cada de a nossa???? foi toda comprada pro estrangeiros, então eu creio que deverias ter cada empresa responsavel pelo seu setor e ñ uma impresa faz tudo … flws

  7. Parabéns a n EMBRAER por essa decisão, a mesma deve ser indicativo de q o mercado interno e externo tem necessidades de um cargueiro desse porte,e qto ao caças supersônico? é prá qdo?sds.

  8. carlos argus disse:
    04/07/2011 às 16:09

    Parabéns a n EMBRAER por essa decisão, a mesma deve ser indicativo de q o mercado interno e externo tem necessidades de um cargueiro desse porte,e qto ao caças supersônico? é prá qdo?sds

    legal calma o brasil e lerdo igual tartaruga

  9. Caro lucena , a Montaer ( Embraer ) pretence em grande parte ao conglomerado Europeu , portanto nunca vão deixa-lá ” ciscar ” no quintal deles , talvés deixem ela bater de frente com a Boeing , mas cunca com os Franceses.
    A meu ver , o MD + Governo Federal , deveriam aos poucos adiquirirem ações da empresa , para aumentar ( mais ) o poder de decisão nacíonal nela .
    Agora quanto a esse novo projeto, quem sabe ( lógico , especulando ) a Montaer , não se assossia a Vale Soluções de Energia (VSE ) , que pretende implantar um centro de pesquisas no vale do paraibá , para pesquisar entre outras coisas , turbinas á gás , e dote esse ” novo ” KC-390 de motores nacíonais.
    Lembrando que a turbina TR-3500 foi desenvolvida e fabricado para VSE por uma empresa nacíonal com participação do CTA , talvés se tivessemos mais poder de decisão e controle acionário na Embraer , isso já teria acontecido.

  10. Eu pessoalmente acredito que essa é a gde oportunidade para o Brasil e Embraer adentrar em um novo nicho que nos possibilite fabricar no país aviões do porte como das boeing e airbus, já que o governo está financiando o projeto do KC-390; agora temos que aproveitar e motorizar o bicho com tecnologia nacional; aí taremos dando um salto a frente, bem como aumentar o grau da nacionalizaçao da tecnologia, principalmente na fuselagem, onde ainda importamos placas de aluminio para usinagem…

  11. DANDALO JA QUE A EMBRAER TEM QUE DIVERSIFICAR QUE TAL ELA FABRICAR NAVES PROS ETs PORQUE AS COISAS QUE VC FALA SAO DO OUTRO MUNDO,MELHOR COISAS DE DANDALO,MELHOR CADA UM NA SUA TIVE UMA IDEIA QUE TAL A EMBRAER FABRICAR AVIOES.BRASIL ACIMA DE TUDO.

  12. KC390 com fuselagem alongada, significa nova familia de jatos comerciais, maior que a atual. É o que está nas entrelinhas.

  13. Um KC-390 alongado vai de encontro à filosofia de “família” dos jatos comerciais da Embraer. O ERJ-145 gerou a versão encurtada ERJ-135, e depois serviu de base para a família Legacy de executivos. O ERJ-170, 175, 190, 195, já nasceram dentro desse conceito.

    Nada contra, é uma forma de atender diferentes necesidades dos clientes em potencial.

    []’s

  14. Certamente os americanos iriam impedir que o Brasil vendesse esses aviões para a Venezuela por conter componentes da Rockwell.

  15. A embraer sabe o que faz, encherga bem a frente as necessidades e oportunidades, por isso está onde está. A Embraer está dentre as poucas notícias que leio e que me orgulho de nosso país.

  16. Dizer que o Super Tucano é tecnologia de 2° Guerra é um absurdo dandolo..
    Se for assim, manda os Americanos aposentarem seus Porta Aviões, por que na 2° Guerra Mundial foram considerados um atraso para a Marinha.. os Japoneses que o digam, em 1 dia perderam varios…

    ST é uma grande aeronave, é um orgulho para o Brasil.
    O problema é que nego quer comparar o ST com o PA-FA, F-35, J-20… e não é assim né amigo?

    Para as funções que ele foi criado, ele é otimo e não tem o quer reclamar.
    Honestamente, você fala que as empresas não tem visão de futuro, por que não manda então seu curriculo para uma delas?
    O pior que ouvir reclamações, é ouvir de alguém que não faz nada para melhorar.

  17. Vai torrar 1,3 Bi com os fornecedores estrangeiros em uma aeronave que já nasce aquém das expectativas.

    Isso que é visão.
    PS.
    De tanto o Dandolo atirar, de vez em 1 ano quiçá, acerta uma. Era para a Embraer entrar com tudo no trem bala. Iria deter sozinha o knowhow de trens de alta velocidade na AL.

Comentários não permitidos.