Thales, Andrade Gutierrez e satélites

Na terça-feira (21/06) pela manhã, em café da manhã com alguns jornalistas brasileiros promovido durante o salão de Le Bourget, em Paris, executivos do grupo Thales — Blaise Jaeger, vice-presidente da Thales Internacional, e Laurent Mourre, diretor-geral da Thales no Brasil — confirmaram a existência de conversas com a Andrade Gutierrez.

Não foram dados muitos detalhes, mas respondendo a uma pergunta feita pela reportagem de Tecnologia & Defesa foi ressaltado que as conversas não envolveriam apenas o campo espacial, mas também outros segmentos, como segurança e defesa.

Vale destacar que, o grupo Andrade Gutierrez é um dos acionistas controladores da Oi, uma das maiores operadoras de telecomunicações do Brasil, com capital majoritariamente nacional. Como parte do processo de aquisição da Brasil Telecom, o governo federal exigiu que a Oi considerasse eventual colaboração em projeto de satélite nacional de comunicações, exigência devidamente cumprida.

Ao que tudo indica, a operadora teria se interessado bastante pela área, buscando algum tipo de envolvimento em iniciativas relacionadas, conceitualmente o Sistema Geoestacionário Brasileiro (SGB).

Fonte: Panorama Espacial

6 Comentários

  1. Essa é uma empreitada que deveria vir somente do Governo brasileiro e não da Andrade Gutierrez(OI), junto com o grupo Francês Thales. Um avião que deveria ser feito por empresas do Brasil (KC-390), esta entregue na mão de diversas empresas americanas com financiamento do governo brasileiro, agora um Satélite que deve ter dinheiro do Governo Federal, entregue também nas mãos de uma empresa brasileira que vai repassar todo o serviço para uma multinacional estrangeira(Francês). Nós vamos ser independente de quem? Como vamos conseguir ser potência? O Brasil esta entregue nas mãos de pessoas desinteressadas da nossa soberania.

  2. O Sisfron só irá funcionar qdo o satélite(s ) estiver no seu apogeu…espero q o memos seja p a n defesa e segurança, dirigiveis blindados p ajudar na vigilância e ataque de subs inimigos e navios e nas comunicação/visual nos mares e nas fronteiras, vantes,+ uns 13 subs SSKs convencionais, um 72 caças rafales p a n FAB e uns 36 caças rafales p a n MB td isso p ontem.

  3. Olha as empreiteiras aí minha gente.

    Muito lobby no congre$$o, agora vai… rsrsrs

    AFIRMO:
    —>>> Essas Empre$a$ sabem muito da política do governo.
    Pra empresário brasileiro se voltar pra esse setor é porque aí vai ter muito $$$.
    … O governo trabalha na calada, somente esses empresários preucupados com os “bens” da nação tem acesso a informações importantes.

    Não se assustem, logo grandes parcerias tipo DCNS e Odebrecht se tornarão rotina.

    Quem sabe teremos EADS, Lockheed Martin, BAE tupiniquins rs.

  4. É uma VERGONHA a ANDRADE GUTIERREZ e a OI, é deixar a raposa cuidar do galinheiro. Continuaremos a mercê dos ventos e da vigilância dos gringos no NO$$O Pré-Sal e na NO$$A Amazônia.

    http://www.redebrasilatual.com.br/temas/tecnologia/2011/06/ex-presidente-da-telebras-diz-que-governo-esta-cedendo-ao-interesse-das-teles

    http://insight-laboratoriodeideias.blogspot.com/2010/05/telebras-e-questao-de-seguranca.html

    25/06/2011: Marcos Dantas: como Bernardo privatiza a Telebrax
    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/06/25/marcos-dantas-como-bernardo-privatiza-a-telebrax/

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. PLANO BRASIL – defesa geopolítica soberania (defense geopolitics … | Mídia Global
  2. PLANO BRASIL – defesa geopolítica soberania (defense geopolitics … | Media Brasil

Comentários não permitidos.