Novo sistema de propulsão pode tornar helicópteros obsoletos

Enviado por Harry
O D-Dalus utiliza quatro turbinas cilíndricas para operar, podendo se movimentar livremente em qualquer direção.

A companhia austríaca IAT21 apresentou durante o Paris Air Show 2011, evento que ocorre entre os dias 20 e 26 de junho, um novo sistema de propulsão que promete tornar helicópteros coisa do passado. Batizada como D-Dalus, a invenção utiliza quatro turbinas cilíndricas rodando a 2200 RPM para propulsionar veículos em qualquer direção.

Dentro de cada cilindro há uma série de lâminas com aparência semelhante a asas, capazes de mudar livremente seu ângulo para ajustar a trajetória de movimento. Com isso, o D-Dalus tem liberdade de movimentos de 360 graus, podendo se propulsionar tanto para cima quanto para baixo de maneira simples.

Toda a movimentação da invenção é controlada por algoritmos de computador, o que torna o processo de controle muito mais simples que o de um helicóptero tradicional. A novidade já atraiu a atenção do setor militar, devido à facilidade que apresenta para se movimentar em locais apertados e para pousar em plataformas móveis.

Perfeito para uso militar

Outra vantagem do D-Dalus é o fato do sistema de propulsão ser muito mais silencioso que o de um helicóptero, permitindo utilizá-lo em ações secretas ou em aparelhos que entram em edifícios. Como não possui peças externas, a invenção pode ficar próxima a superfícies sem qualquer problema, além de possuir maior resistência a elementos atmosféricos.

A IAT21 vê diversas possibilidades de uso para sua invenção, incluindo a remoção de objetos explosivos ou contaminados por radiação e o resgate de feridos em áreas de difícil acesso. Como a invenção é capaz de levitar grandes quantidades de peso, a companhia pensa em aplicá-la como uma forma de ajudar a carregar contêineres em navios sem o uso de guindastes.

Manutenção facilitada

O D-Dalus é totalmente construído em fibra de carbono, e pode ser construído em diversas escalas, o que amplia ainda mais os usos que podem ser dados ao sistema. Segundo os inventores, o sistema mecânico utilizado é muito simples, o que torna a manutenção tão simples quanto a de um automóvel comum.

Atualmente, a novidade ainda está passando pelas primeiras fases de teste e deve sofrer algumas mudanças de design antes de ser empregada em larga escala. A IAT21 anunciou que está trabalhando junto com a Universidade Cranfield na construção de motores em escalas maiores, em uma nova forma para o casco da invenção e no desenvolvimento de um sistema de controles aprimorado.

Fonte: TecMundo

E quando se diz totalmente novo, é totalmente mesmo, principalmente o sistema de propulsão.

Enviado Por Konner

(*) Click nas imagens para ampliar

Por Daniel Pavani

A empresa austríaca IAT21 apresentou no Paris Air Show um modelo completamente novo de aeronave, que possui um sistema de propulsão diferente de tudo o que existe atualmente. A empresa acredita que este tipo de aeronave pode inclusive roubar o lugar dos helicópteros e pode fazer parte de frotas militares.

O site Gizmag afirma inclusive que a tecnologia pode ser a maior evolução na aeronáutica desde a invenção do motor à jato. O site explica que a aeronave, batizada de D-Dalus (em referência ao Deus da Mitologia Grega Dédalo, ou Daedalus), não possui asas e nem um rotor, utilizando como propulsão turbinas cilíndricas contra-rotantes ligadas mecanicamente.

Olhando para o protótipo, é difícil de pensar que se trata realmente de uma aeronave, ou, como afirma o site Dvice, acaba-se achando que se trata de um cortador de grama, ou algo semelhante. Fato é que os dois cilindros pretos que podem ser vistos nas fotos são, na verdade, as turbinas da aeronave. Dentro destes cilindros, lâminas com ângulos ajustáveis estão em constante rotação com velocidades de até 2.200 rpm e é justamente a possibilidade de ajuste de sua angulação que proporciona tanto poder de manobra e movimento.

Este poder não é surpresa, visto que o D-Dalus foi desenvolvido especialmente para aterrissagem em veículos em movimento, como porta-aviões. Por este motivo, é claro que a aeronave já despertou o interesse dos militares. Além disso, o site Gizmag ainda destaca que, como a propulsão não depende do ar de fora do cilindro, o D-Dalus pode voar facilmente em condições de tempo adversas, coisa que aviões e helicópteros não podem.

Galeria de imagens Gizmag  goo.gl/RTcix

Fonte: Yahoo

32 Comentários

  1. Muito interessante.
    Sem dúvida com grande potencial para substituir as funções precípuas do helicóptero que tem como maior inconveniente o grande rotor.
    Se o empuxo gerado for grande e os gases expelidos forem de relativa baixa velocidade e temperatura, será realmente um divisor de águas na aviação.

  2. é a tecnologia dos discos voadores cendo revelada a
    os poucos.não esiste nada que não posa ser revelado
    ou pblicado um dia.os governos já estão com medo de
    guardar segredos daqui para frente vai ser asim.

  3. Òtimo, o hellis está a preso a essa velocidade a mt tempo, e mt bem vinda td e qlq novidade q modernize os mesmos, ie, seu sistema de propulsão e velocidade, q p mim já deveria estar no supersônico. sds.

  4. O que nos segura preso ao solo é a força da gravidade, voamos controladamente quando enganamos a gravidade usando o ar como aliado, um pipa, planador, helis, aviões, etc.
    A gravidade, alguém arrumou um jeito de enganar a gravidade, forças magnéticas (?)isso já era testado por equipes de cientistas de Hitler . Essa vai ser a redescoberta da roda . Mas quem descobrir se esconde , porque vai arrumar como inimigo Airbus,Boing, Embraer…

  5. O conceito que mais chega perto de desbancar o helicóptero em algumas tarefas é o X-Hawk, de origem americana e desenvolvido pelos israelenses.
    Tanto o X-Hawk quanto esse sistema D-Dalus (dentre outros), propõe substituir os grandes, perigosos e inconvenientes rotores por algo menos grotesco.
    A utilidade de uma aeronave com capacidade VTOL e de pairar por tempo ilimitado e que possibilite operação humana abaixo do fluxo de gases sem causar danos, e que não possua os inconvenientes rotores, teria muita utilidade.
    Na guerra urbana por exemplo, uma aeronave dessas poderia se deslocar tão baixo quanto um veículo terrestre por entre as ruas e colocar um comando numa determinada janela de um determinado edifício, sem necessidade de cordas, etc.
    Também em busca e salvamento e socorro médico sua utilidade seria fantástica.

  6. é uma das maiores bombas,dos ultimos tempos,que deve estar destruindo muitos sonhos neste momento,como disse nosso amigo caminhamos para a tecnologia dos discos voadores,muita coisa ainda tem na cartola da ciencia e tecnologia,ja pensaram pagar mulhões de euros por uma tecnologia e amanha não valer nada,pois o mundo a ciencia e tecnologia não caminham mais não correm e nem voa,simplesmentenum piscar de olhos estamos aqui e acola,e a éra da informatica de supercomputadores.

  7. RtadeuR,
    Como diz um velho ditado chinês:
    “Duvide de tudo que ouça e de metade do que vê”
    Principalmente nos tempos atuais em que a “verdade” é uma coisa relativa.
    Um abraço.

  8. Cadê o dandolo nestas horas, ele expoe coisas interessantes que esqueço! que existem… Tem a ver com eletromagnetismo…

  9. Numa possível falha no motor, um helicóptero ainda poderia manter o controle, utilizando as pás em ângulo negativo, assim, com a queda e o ar em movimento, o rotor iria girar, reduzindo a velocidade da queda. É como aquelas arvores com aquelas sementes que caem girando. Caem bem devagar por esse dispositivo que a natureza fez.
    Fora que, no helicóptero, essa “queda lenta” poderia ser controlado, de modo a mudar a trajetória da queda. Isso não garante a integridade da aeronave, que com certeza teria perda total, mas garanta maior chance de sobrevivência dos pilotos e passageiros.

  10. O principio é realmente bem interessante.
    Só não sei se vai vingar na aviação civil.
    Talvez só na militar.

  11. Enquanto um helicóptero convencional se mantem “dependurado” debaixo o rotor, nesse, a aeronave seria “sustentada” por baixo. Maior chance de sair do controle, se é que entendem um pouco de física.

  12. COITADO DOS PAISES QUE ESTAO GASTANDO MILHOES E MILHORES EM NOVOS HELIS TRADICIONAL NAO VAI VALE MAS NADA EX: EUA, RUSSIA E CHINA RSRSRS

  13. TOMARA QUE NAO SEJA SO UM PROJETO FOGO DE PALHA E DEPOIS NAO DA CERTO QUE NEM UM CERTO SUPER LASER AMERICANO DESENVOLVIDO PARA DESTRUIR MISSEIS BALISTICOS, E NEM T-95 TANQUE RUSSO QUE ATE AGORA SO TEVE ESPECULAÇOES.

  14. Dandolo estava sumido, certamente fazendo arte.
    Dandolo, o endereço tem um blog que nada tem. //dbagetti2.blogspot.com/

  15. A DEUS PNEUS!
    .
    .
    Se for como estão falando,ADEUS!….PNEUS AUTO-MOTIVOS …..e por que não?
    .
    Os jecsons no seu mundo futurístico não ficariam surpresos em ver automóveis voando do trabalho para casa e vice-versa.
    .
    Imaginem um mundo sem asfalto,quanto espaços teríamos para plantar arvores pois o solo ficaria menos impermeável para as chuvas e tornaria este planeta mais agradável,levando em consideração os governos gananciosos e os corruptos.
    .
    As industriais do tapa buracos iriam à falência_Hahaha….

  16. A ÁUSTRIA E SEUS CIENTISTAS “MALUCOS”
    .
    .
    HA!….esqueci,não é da Áustria que esta tecnologia estava aflorando no tempos da 2° GM, patrocinado pelos nazistas….não é de lá que os principais engenheiros estavam projetando veículos semelhante a tecnologia dos discos-voadores?

  17. Ha agora sim entendi o dandolo é um et Rárárárárárárá a Áustira é fruto de boas tecnologias vale a exemplo de suas armas a Glock é um delas até ai nada de mais, este invento pode sim representar um salto enorme e torna obsoletos tecnologias já usadas faz parte é a evolução tecnológica humana OBS: não acredito em ets. e se existir não passa de meras bactérias em um planeta qualquer do universo, somos os mais inteligentes, ponto final.

  18. Sera que alguem pode me explicar como isso ai é capaz de voar?
    Porque não parece que é capaz de gerar fluxo de ar suficiente para levitar alguma coisa, 2400 rpm é a velocidade de um cooler de computador.
    Ao contrário do que os amigos sugeriram com coisas gravitacionais e outros, a matéria não diz nada a respeito, parece mais um hovercraft.

  19. Vamos esquecer os ETs. Vou tentar analisar esse novo engenho racionalmente. Trocaram as asas rotativas dos helicópteros, que são bem leves, por 4 ventoinhas cilíndricas. Elas devem ser mais pesadas do que as pás rotativas do heli. Bem, se um desses cilindros derem defeito, essa nave irá desequilibrar e cair. Como bem afirmou um forista daqui: Se a turbina do helicóptero parar, ele plaina descendo em campos, estradas … Essa é a grande segurança do helicóptero. Pelo que me parece, se esses roletes-ventoinhas pararem de funcionar, o engenho irá despencar que nem uma pedra, a não ser que tenha um paraquedas.

  20. Ronaldo, 2400 rpm é muita coisa. Se o hélice de um helicóptero for grande, até com 100 rpm levanta voo.
    Quanto maior a velocidade, menor a torção (torque) no eixo.
    Potência = Torque x Velocidade.
    Tenho uma dúvida: Esse sistema vai sugar o ar por onde ? Só pode ser por cima ou pelas laterais.

  21. Falken, então esses discos voadores que aparecem desde 4000 aC (Vimanas) até hoje, são obra dos terráqueos ?
    Pode ser, que tenha uma civilização muito antiga e tecnologicamente avançada escondendo-se no interior da Terra.
    Essas naves existem – fato. A Força Aérea Brasileira não sabe a origem. Eu sei … Deixa isso pra lá, pois vão achar que eu seja um lunático. Estou me afastando da Ufologia, a não ser que me chamem para fabricar a Nave 1/3 C.
    A minha missão mística e tecnológica já foi cumprida.
    O meu Blog de ufologia e física do futuro, se encheu de americanos, europeus, indianos, japoneses, etc.
    Sim, mas ninguém me chamou para fabricar as Naves 1/3 C e 1000 C, por isso me afastei.

  22. Quando o V-22 Osprey surgiu, também disseram a mesma coisa sobre aposentar os helicópteros…
    Lembro também dos americanos confiando absolutamente na tecnologia durante a guerra do Vietnam, aposentando os canhões das aeronaves… qaundo os Phantom começaram a cair, viram a m… que fizeram!

  23. Sobre os helicópteros. São aeronaves de asas rotativas ?
    Claro que não tem nenhuma asa rotativa … São hélices, mesmo,ou seja, algo que perfura a atmosfera como se fosse um parafuso. Poderíamos bolar outros tipos de hélices diferentes para os aviões e helicópteros ? Sim, mas o atual é muito simples e leve, embora perigoso. O helicóptero realmente é mal projetado, pois não possui asas. Claro que os helicópteros serão extintos, dando lugar aos aviões com decolagem e aterrissagem verticais.
    Para substituir os hélices só mesmo as turbinas a jato, foguetes ou o ar comprimido. Podemos também intuir a jato eletrônico e o jato de partículas nucleares. Eu prefiro o jato gravitacional, que é outro tipo de onda. Os ETs avançados utilizam o Campo Bolha de Nada, mas essa é outra estória. Sabem qual é a velocidade e a aceleração dentro do Nada ? Infinitas.

Comentários não permitidos.