Navio com blindados de guerra atraca no Porto de Rio Grande

http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/11349975.jpg

Atracou na manhã desta sexta-feira, no Porto de Rio Grande, o navio Grand Brasile, de bandeira italiana. A bordo dele, 38 blindados de guerra, que fazem parte do projeto Leopard, do Exército brasileiro. Inicialmente previsto para quinta-feira, o desembarque dos carros só foi possível nesta sexta, em função do mau tempo. A operação deverá ser finalizada à tarde.

O projeto Leopard é um contrato de compra e apoio do Ministério da Defesa brasileiro com a Alemanha, com o objetivo de modernizar e reaparelhar as unidades blindadas do Exército. Já foram adquiridas 220 viaturas blindadas de combate, sete especializadas de socorro, quatro Lança Pontes (VBE L Pnt), quatro viaturas de Combate de Engenharia e quatro de Escola de Motorista.

Desembarque de blindados faz parte do projeto Leopard
Foto: Roberto Witter

Este foi o quinto lote de aquisições do governo brasileiro. Ao todo, sete compras estão previstas até o início de 2012. Os carros serão encaminhados para Santa Maria por meio rodoviário.

O fornecimento de diversos equipamentos de simulação, rádios, ferramentas, suprimentos e manuais estão incluídos no projeto. Também está previsto o treinamento de recursos humanos e o suporte logístico para todos os materiais de emprego militar.

Fonte: Zero Horas

48 Comentários

  1. Noticia otima a todos nos, e um otimo tanque nao muito caro de um fornecedor muito bom. Mas deviamos nos aproximar mais deles.

  2. Ótima compra, mas temos que aproveitar a penúria europeia e adquirir os Leopard II A6, ai sim teriamos o melhor MBT.

    …A Holanda recentemente colocou a venda cerca de 60 dessas belezuras, umas 600 seria o ideal. Por 20 anos estaríamos no estado da arte em MBT’s.

  3. Boa compra de prateleira, mas, como neoclio disse, a Holanda tem 60 Leo 2 A6 à venda. 60 Leo 2 A6 + 200 Leo1 A5 para a AS até que está de bom tamanho.

    []’s

  4. Muito bom. Sejam bem vindos. Quanto aos blindados serem reformados e reatualizados não vejo problemas, é um tendência mundial,inclusive os EUA que recentemente disse que vai modernizar seus F-16, caminhões , etc.
    Agora, pensemos por outro lado. Dois homens em terra e um míssil tipo Javelim destrói um Leopard.
    Continha, sem desprezar a importância do blindado : o que
    é mais barato um míssil terra-terra ou um blindado? A mesma conta para os helis.
    Será que a Holanda fez essa conta?
    —————-
    http://www.youtube.com/watch?v=_ZdH_Z7C-hk&NR=1
    —————-
    http://www.youtube.com/watch?v=KqUb23XCTCY

  5. O Brasil está agindo errado.
    O dinheiro dessa compra deveria ser aplicado em desenvolvimenmto de MBT nacional. Nós temos histórico, com o Osório, da Engesa, e com o Tamandaré, da Bernadini.
    Ambas empresas o Governo deixou quebrar e agora compra fora.
    A Engesa também produzia os blindados de pneus – Urutu, Cascavel – e agora temos que engulir projeto italiano do Guarani, por 20 anos.

  6. o Brasil pouco a pouco está se reaparelhando porem o ideal seria o desenvolvimento e a fabricação de nossos meios no nosso Pais, destinar parte do PIB e sem contingenciamentos para incentivos e apoio a industria nacional, sds

  7. Prateleira, usado…
    Para quem já fabricou u Osório, por mais ‘lego’ que fosse, estamos claramente em retrocesso.

  8. Não creio que o Brasil daria um salto tão grande assim, de Leopard 1A5 para 2A6. Estamos nos adaptando a tecnologia dos anos 80/90 só agora, sem contar que mudaria toda a logística. Provavelmente as linhas férreas brasileiras não são compativeis com MBTs do tamanho e peso do Leopard 2A6.Talvez nem as pontes sejam! E esse é um dos motivos da preferência do Leopard 1 aos M60 adquiridos nos anos 90. Mesmo assim (minha opinião), uma hora ou outra o Brasil vai ter de substituir esses carros que já chegam bastante cansados. E para questão de adaptação ao uso de MBTs pesados com armamento de 120mm, seria uma idéia a se pensar a modernização dos M60 para o padrão Sabra ou M60-120 (M60 co torre de Abrams). Seria uma boa introdução ao mundo carros de combate de quarta geração, enquanto estiver em uso os Leopard 1 (segunda geração + ) recém adquiridos.

  9. Javelin “qubram” tanques, mas não quebram a tradição de blindados! Cavalos não perderam sua importânica na batalha mesmo depois de se ter inventado a arma de fogo.
    Do mesmo modo que flaks88 e pazerfaust não foram suficientes para deter o avanço blindado aliado na 2a guerra.

  10. na segunda guerra não existia o helicoptero,hoje vejo o helicoptero como melhor arma de avanço tatico,ainda mais agora com as novas tecnologias de propulção silenciosas,mas o carro blindado de transporte sempre vai ser nessesario,mas os atuais tanques não vejo muito futuro para eles.

  11. bela compra.o brasil ñ necessita de quantidades acima de 360 unidades,mas sim quantidades grandes de helicopteros de ataque, o leopard 1a5 é um tanque antigo mas é modernizado e isso ajuda muito, a o inves de desenvolver um tanque novo poderiamos entrar entrar num projeto em conjunto com a Russia por exemplo no black eagle. essa compra vai segurar muito tempo ainda pra podermos entrar num projeto eu fazer um nosso que levaria + tempo, porque vcs querer projetar o melhor e ñ ter nenhum até a produção começar? ou comprar uma quantidade adequada e ir pensando num novo projeto no mesmo tempo do leopard flws…

  12. O brasil ta que nem o Julius do Todo mundo odeia o Chris.

    Ele troca roupas velhas, por novas roupas velhas.
    kkkkk

    O Brasil ta do mesmo jeito, trocando seu blindados velhos por novos blindados velhos. Da ate um nó na garganta quando lembro que o Brasil ja teve um dos melhores blindados do mundo, Osorio, volta Osorio!

  13. Porque o EB não aproveita os chassis dos Leopard 1A1,
    instala os canhões anti-aero Zu-23 tranformado em defesa anti-area movel. Compraria os Leopard 2A6 da Holanda pelo bom preço. Ficariamos com 2A6 e 1A5.

  14. Marco Antonio Lins, não precisaria nem instalar canhões russos nos leopard 1a1, já existe um modelo anti-aereo alemão montado nesse mesmo chassi, o Gepard. A alemanha e a bégica está retirando de uso esses carros, e seria uma oportunidade razoável pro Brasil (considerando o atual estado da arma anti-aérea brasileira). O Chile os comprou junto de seus Leopard 2A4, se não me engano algo na casa de 50 unidades.

  15. Tambem sou pela revitalização da industria nacional de blindados e temos condições de realizarmos novos bons projetos.Uma coisa que me intriga,porque condensam demais a artilharia pesada e os blindados no sul do Brasil.Sera que é mais eminente um confronto com a Argentina do que uma penetração Americana no Amazonas e Mato Grosso?

  16. Para los hermanos bastariam muitos foguetes rsrs rsrs Foguetada neles Cobrada larga o tchummm na boca mole rsrs rsrs

  17. Pessoal, faglia nostra, digitei Tamandaré, pensando no Tamoyo. Obrigado, Afonso, obrigado, Cesar Pereira.
    Mas a idéia foi exposta.
    Agora, o E.Artacho e o Marco Antonio Lins, como conhecedores, deram boas idéias, para melhor aproveitamento dos recursos.
    Um abraço para todos.

  18. Para os críticos ferrenhos dou meu apoio vamos jogar todos esses blindados “velhos” no mar assim como os Guaranis… o povo reclamam, ficariam felizes com isso?!

    Falando serio assim como outros colegas acho que os MBTs estão a cada dia mais fáceis de serem abatidos, mas sempre poderemos considerá-los como artilharia alto-propulsada o estrago que esses canhões podem fazer em tropas inimigas, cidades, instalações militares em geral e etc é considerável.
    Parece-me uma boa compra capaz de provocar medo em um inimigo que não deseja ver suas tropas serem dizimadas por tiros de 105mm ou mesmo cidades. Mas segundo alguns o tiro de 105mm é inofensivo porque o canhão que o dispara não é novo, criticar pedir blindados novos é uma coisa, mas o que alguns fazem é criticar por criticar e não importa o que seja.

  19. 1maluquinho os mbt são colocados no sul porque tem maior condição geografica pra isso,imagine colocar mbts no meio da floresta amazonica??acho que ñ daria muito certo, e em relação a artilharia elas são baseadas em goias, essa informações são as que eu sei,mas é melhor vc procurar em outros lugares tb ok? flws…

  20. Acho que a ameaça não é na realidade a Argentina, mas sim uma INVASÃO ESTRANGEIRA PELO PAMPA ARGENTINO. DIRETO ATÉ BSB.

  21. Estão concentrados na região sul e centro-oeste por questão geográfica mesmo. Blindados não têm utilidade em região de floresta (como os EUA descobriram no Vietnam), e as região sudeste e nordeste não fazem fronteira com ninguém, só oceano. Então a defesa fica a cargo da marinha. Até existe alguma planície na região norte, seria bom ter blindados por lá. Mas pra compensar, agora tem uma dúzia de Mi35 por lá.(ideal mesmo seria trocar esse “35” por “28”). Resumindo, a região sul é um grande “pátio de manobras” pros blindados!

  22. O nosso T.O. era Argentina. Na cabeça.
    Agora, tudo mudou.
    Precisamos de MBT não tão pesados em tudo quanto é lugar, exceto na floresta, blindados de pneus em tudo quanto é lugar, e, principalmente, aquilo que possa proteger a Amazonia, verde e azul, para evitar que mudem de mãos. E também nosso coração industrial – Minas/Rio/SP.

  23. Na verdade o Leopard 1 A5 é um veterano de recheio novo e muito eficiente, é referência na cavalaria mecanizada do mundo inteiro, tanto é que teve uma produção continuada, além do mais cavalaria não age sozinha, age em conjunto com outras forças, inclusive aérea, o que o torna muito eficiente. Quanto a mísseis anti – tanques é um bom tema para o futuro no PB.
    ————-
    http://www.youtube.com/watch?v=AWTCbUkH1G0
    —————-
    http://landcombatcb.blogspot.com/2009/11/krauss-maffei-wegmann-leopard-1-a5-um.html

  24. Pra termos uma das melhores cavalarias do mundo:

    600 – Tanques Leopard II A6 (120 mm)(Alemanha)
    60 – Blindados de Artilharia PZH-2000(Alemanha)
    60 – Blindados Urbanos Terminator MBT T-90(Rússia)
    60 – Blindados Gepard (Antiaéreo)(Alemanha)
    60 – Blindados Tunguska 9k22 (Antiaéreo)(Rússia)
    300 – Blindados AMVPatria(Transporte Fuzileiros)(Finlândia)

    Calculo em torno de 7 Bi U$D, prateleira sim.
    Se formos desenvolver vai uns 10 anos e com risco de corte de orçamento, atraso.

    … Agora a nova Geração de blindados deveria ser desenvolvidos a partir de parceria com a KMW ou a Rússia no projeto do Black Eagle.

    Mais 5 Brigadas de Blindados:
    – Chapecó – SC (próximo a Argentina)
    – Cascavel – PR (próximo ao Paraguai)
    – Corumbá – MS (próximo a Bolívia)
    – Guratinguetá – SP (entre RJ e SP, no Vale do Paraíba)
    – Luziânia – GO (pra defesa do DF)

    Blindados na Amazônia não dá. Até chegar no Nordeste tem que andar muito chão, de qualquer forma coloca os 1A5 lá.

    ->Um T.O. com blindados na América do Sul partiria do Cone Sul ou Oeste, desembarque por mar só uma grande potência, mas aí a logí$tica complica, vide Líbia.
    Só os EUA teria tal capacidade atualmente, não são ameaça no momento.

  25. neoclio os gepard e Tunguska ñ são cavalarias e sim sistemas ante aereos como vc mesmo colocou entre (),mas vc colocou cavalaria lá em cima então… o amv tb ñ é cavalaria e sim pra infantaria,a quantidade que vc colocou de cada uma é muito boa ,mas desnecessárias ñ a necessidade de de 600 mbt 360 já estariam de otimo tamanho,ao inves de comprar varios mbt deveriamos ter varios helicopteros pras 3 forças, em relação com o phz-2000 60 unidades é muito adequada mas tb é é cavalaria e sim artilharia,os ante-aereos ñ necessitariam e sim de misseis do tipo buk-2 de 45km ou os s-400.
    desculpa se fui um chato de ter te corrigido,mas eu aprendi desse jeito que te falei e é muito provavel que estejá certo então..flws

  26. *e ñ é cavalaria o phz é artilharia,o amv ñ tem nenhuma necessidade de comprar porque já vamos ter o guarani.

  27. Que bom que chegou mais blindados Leo 1A5, bom seria se fossem os blindados holandeses 2A6 mais modernos que estão à venda.
    A Presidente Dilma disse que não sabia que o Brasil era vulnerável no campo virtual depois dos ataques de Hackers no sistema do governo.
    Abre o olho Dna. Dilma, não somos vulneráveis só no campo virtual, mas principalmente militar também!!!

  28. E aproveitando, apesar que no TO amazônico, o uso de Mbt’s é inviável, mas num hipotético confronto entre um T-72M venezuelano e um Leopard 1A5, quem levaria a melhor???

  29. Pra mim artilharia moderna resume-se a foguetes pois tem multi-emprego e com plataformas moveis então fazem um estrago a qualquer força invasora.Os desafios do Brasil são proporcionais a sua extensão e importancia.Todo o reforço as forças Armadas é bem vindo mas deveriamos priorizar misseis de medio,artilharia anti-misseis e anti-aerea,assim como submarinos,caças,leves,medios e pesados.Não temos pretenções de atacar ninguem e sim de nos defendermos.Com nosso atraso e deficiencia deveriamos priorizar o que causa mais baixa a um superior invasor pois esta é a nossa realidade.O unico perigo a nós são os lobos que estão famintos (EUA e OTAN).Latinos mesmo que se ajuntassem todos nos dariam um baita trabalhão mas os varreriamos todos.Vão todos para o front em seus sucatões e banheirões que eu vou a pé e nos veremos depois no inferno.

  30. Seal o t-72 eu ñ sei mas o t-90(hoje o melhor tanque russo) suporta 5 tiros de 105mm caso o t-90 estejá completamente blindado com toda a aquelas blindagens russas que esqueci o nome agora,(esse 5 tiros ñ indica que ele ainda irá combater mas pelo menos protegera quem estiver dentro do t-90,(então por conclusão o t-90 pode aquentar uns 3 tiros e ainda continuar batalhando,sendo que o leopard com 1 tiro de 105mm ele explode rs rs rs rs ,ainda o t-90 esta entre os 5 melhores do mundo,o t-72 é + novo que o leopard então é melhor por esse ponto de vista fçws…

  31. seal e tb os t-72 e os leopard ñ estariam em muita vantagem um contra o outro porque o terreno entre a venezuela e o brasil é inadequada pra mbts mas o t-72 é mais avançado.

  32. Percebo que as pessoas acbam deixando seus gostos pessoais influirem na questão “o que seria melhor para o Brasi”. Claro que eu gostaria de ver Leopard2A6 circulando por aí, mas isso está fora de questão. Dependendo do contrato, esses carros custam de 6 a 10 milhôes de dólares. Um T90 russo custa 1/3 disso. Não sei quanto os Leopard1A5 brasileiros custaram, mas arrisco dizer que foi menos que um blindado 8×8.
    .
    .
    Quanto ao que dizem sobre o Osório. É estranho dizer que se tratava de um carro genuinamente brasileiro. A torre foi feita na Inglaterra, o canhão era francês, o motor alemão… Sem contar que, se tivesse sido adquirido as 300 unidades pretendidas naquela época, seria aversão básica P1, não muito melhor que esses Leopard que estão chegando. A diferença é que seriam carros novos, com maior vida útil e blindagem composta, mas ainda sim inferiores aos Leopard 2A4 chilenos e mesmo esse T72 venezuelanos.
    .
    .
    Quanto ao suposto embate entre o T72 e o Leopard 1A5, difícil dizer. O carro alemão é de segunda geração (pós segunda guerra), mas essa versão A5 é mais moderna, pode-se dizer então que é 2.5 geração. O T72 é de terceira geração. Na teoria, uma geração é superior a anterior. Isso significa que o T72 poderia suportar um tiro standard 105mm, mas se usar munição moderna e a uma distância moderada, é possível sim tirar o carro russo de ação. Já o Leopard não foi feito pra suportar tiro de 125mm, e mesmo um tiro na parte frontal poderia fazer um belo estrago. Mas a questão realmente é: ambos os países saberiam ou mesmo teriam suporte logístico para travar um combate de blindados? Eu sinceramente duvido!
    Abraços!

  33. Eu me ofereci para fabricar o protótipo do melhor CC do mundo para o Brasil. Não fui ouvido. Se algum país quiser o meu projeto, me procure.

  34. felipe…
    mesmo os antiaéreos, seriam sim usados nas Brigadas de Cavalaria, o tungusta por exemplo, serve pra acompanhar uma bateria de MBT’s exatamente contra os Helis caça tanques, tais veículos como o Gepard são constantes numa formação de cavalaria pra defesa da mesma contra ataques aéreos.
    … Os AMV de fato são pra transporte de tropas, no caso Infantaria ou Fuzileiros navais como o colocado por mim.

    No mais gostei de suas colocações, demonstra que temos muitos interessados no tema.

  35. Por mais fã de equipamentos russos, quase um russófilo rsrs… que eu seja, compreendo que tais equipamentos sempre serão mais difíceis de serem adquiridos por nossas Forças Armadas, vide caso do SU-35. O irmão do norte sempre vai encrespar. Historicamene a alemanha sempre foi uma parceira ocidental tanto pra subs como pra blindados.
    … Claro, uma ou outra compra dos Russos não seria descartada, mas nada que chamasse a atenção do Tio Sam.
    … É triste más é a realidade.

  36. neoclio como vc disse ela são usadas pra acompanhar(ante aereos),meio que os cavalos foram substituidos pelos mbts abrços..

  37. e dandolo ñ foi ouvi porque vc ta num blog… vai procurar algum modo de expor suas ideias,e parar de lamentar de ninguem te ouvir, quem tem que tomar atitude é vc…

Comentários não permitidos.