URGÊNCIA NA AMAZÔNIA

Se os estados amazônicos são incapazes de impor a lei nos territórios de sua jurisdição, cabe ao governo federal neles intervir, como prevê a Constituição e aconselha a necessidade de que se salve a República.

O que está ocorrendo no Pará e em Rondônia é um desafio aberto à sociedade brasileira. Jagunços, a serviço dos grandes proprietários (o chamado agronegócio) e dos devastadores das matas para a exploração das madeiras nobres e o fabrico de carvão, estão matando, impunemente, pequenos lavradores e líderes extrativistas, que se opõem aos crimes cometidos contra a natureza e defendem suas pequenas posses contra os grileiros. Não cabem eufemismos nem subterfúgios. A realidade demonstra que os mandantes contam com a cumplicidade explícita de algumas autoridades locais, não só do poder executivo como, também, do sistema judiciário. E, ao lado dos pistoleiros, atuam parcelas da polícia militar e civil da região.

Se houvesse dúvida dessa teia de interesses que protegem os criminosos, bastaria a manifestação de regozijo de parte dos parlamentares da bancada ruralista e de sua claque, quando, no plenário da Câmara, se ouviu a denúncia dos assassinatos mais recentes, feita pelo deputado Zequinha Sarney.

A repetição dos assassinatos no campo é, em si mesma, intolerável afronta à sociedade brasileira, em qualquer lugar que se dê. Mas, no caso da Amazônia, é muito mais grave, porque ali se acrescenta a questão da soberania nacional. A inação do Estado alimenta a campanha que, nos países europeus e nos Estados Unidos, se faz contra a nossa jurisdição histórica sobre a maior parcela da Hiléia, sob o argumento de que não temos condições de exercê-la e mantê-la. Se não somos capazes de impedir o assassinato da floresta e de seus defensores, os que cobiçam as nossas riquezas se sentirão estimulados a intrometer- se em nossos assuntos internos, sob o estribilho que precedeu a invasão de muitos países, o da defesa dos direitos humanos.

Há décadas que vozes sensatas têm clamado para que a questão amazônica seja vista como a mais exigente prioridade nacional.

O Brasil é convocado a ocupar a Amazônia – ocupar, mesmo, embora sem destruí-la – criar sistema eficiente de defesa das fronteiras, proteger sua população civil e promover o desenvolvimento sustentado da área.

Trata-se de uma guerra que estamos perdendo, porque não a enfrentamos como é necessário. As nossas Forças Armadas, destacadas na região, lutam com todas as dificuldades. Faltam- lhes equipamentos adequados às operações na selva e nos rios; os contingentes não conseguem ocupar todos os pontos táticos e estratégicos da região e, em alguns casos, não há suprimentos para a manutenção das tropas.

Nos últimos vinte e cinco anos, de acordo com relatório da Comissão Pastoral da Terra, 1.581 ativistas foram assassinados na luta contra grileiros, agronegocistas e madeireiras – a imensa maioria na nova fronteira agrícola do Norte.

Não bastam as declarações do governo, nem a convocação de grupos de estudos. O bom-senso indica que o governo federal terá que convocar as três forças nacionais a fim de ocupar a Amazônia, identificar e prender os criminosos e mandantes.

É crucial criar sistema de controle da exploração madeireira e de outras riquezas, o que hoje é fácil, graças ao GPS, ao monitoramento de caminhões por satélite e outros instrumentos eletrônicos.

Há centenas de brasileiros, ameaçados de morte, porque estão fazendo o que não fazem as autoridades locais: defendem a natureza e a soberania do Brasil sobre os seus bens naturais e a vida dos indígenas e dos caboclos, reais desbravadores da região.

Para que não sejamos obrigados a uma guerra externa, contra prováveis invasores estrangeiros – que aqui virão em busca dos recursos naturais que lhes faltam – temos que travar e vencer a guerra interna contra os bandidos, pistoleiros e os que lhes pagam.

Fonte: MauroSantayana

21 Comentários

  1. Nosso exercito que atua na amazonia preecisa de experiencia em combate, entaum como a Dilma e seus colegas politicos n querem que o brasil cele com sangue vamos impor pelo menos as leis, coloque nossos soldados melhores do mundo aew… vamos combater esses merdas que desmatam e n cumprem as leis…

  2. Dar mais apoio à PF e exército, além da PRF.

    Apenas isto, ouvi-los! Mas algum mafioso da cupula de governo brasileiro permitirá isto?

  3. E ainda tem quem defenda populacionar em massa a Amazonia para assim termos a falsa impressão de mantermos sua integridade.Deviamos é retirar de la coroneis,grileiros,mst,ongs,dividindo o PA e AM e 2 e decretando como area de segurança nacional toda a Amazonia e o litoral do sudeste entre Es,RJ e SP.Sou a favor que a união assuma o controle da segurança publica em todo estado que não tem condições de dar garantias a seus habitantes.O estado do PA sempre foi so problema e sta entregue a prostituição infantil,trafico de drogas e praticas de ilicitos.Chega a ser degradante para o Brasil esses fatos assim como tambem no nordeste e sudeste.Mas nesse pais a tudo se busca justificar na propria lei para impedir ou dificultar que se resolva problemas.

  4. É a maior besteira que leio os ruralista não tem nada a ver com isso não adianta botar Forças armadas PF e muito menos PRF é só proibir as exportações sengudo fala fala que o brasil tem a ganhar com a amazônia em pè vou responder nada o governo nem finaciar essas pessoas a uníca coisa que sei é que em baixo dela tem minerios dos mais varíados possivel e água e petrólio. me diga oque o brasil tem a ganhar com árvores ?
    mais outra tem que acabar com esse besterol de invasão se fosse facil ja teria acontecido aqui não é a libia não que tem um digito na população o brasil tem 190.732.694 milhões se botar 28.384.000 venezuela, 29.164.883 peru, 45.659.709 colômbia, 13.625.069 equador ,9.862.860 bolívia juntas todos que tem parte da amazônia em seu território que vai entragar a outros países mete a cara pra ver é….tenta uma guerra direta eles não ganha se jogar armas atômicas ja era pra gente e pra eles e quimicas ja era pro dois a uníca manerira é se entregar a amazônia como o ambientalistas quer usa a bandeira do verde do capitalismo.

  5. Eu conheço um pouco a Amazônia. Apesar da floresta vista de cima ser contínua como um tapete verde, por baixo dá para passar até com um trator, pois os troncos de árvores estão distanciados. A gente vê vários arvoredos delgados querendo buscar a luz do sol para crescer. Quando uma árvore grande cai, outras tomam rapidamente o seu lugar devido a oportunidade da luz solar. Se uma estrada for aberta na floresta, com o tempo a mata a fecha. Dá para explorar as árvores da floresta sem desmatá-la, desde que se utilize o processo apropriado.
    Eu odeio os políticos ecologistas e as ONGs brasileiras e estrangeiras, pois a maioria tem algum interesse particular, contra o Interesse Nacional.
    Ninguém aguenta mais a família Sarney na política brasileira.
    Vamos melhorar o método de exploração da Floresta Amazônica. Sabe para onde vão essas madeiras ? Mercado americano, europeu e etc, e em navios.
    Como o Governo Federal vai se impor na Amazônia, se o Palocci (e vários outros políticos) ganharam grana por baixo dos panos ?
    Todos os países do mundo exploram a madeira em suas florestas, mas de maneira racional, sem desmatá-las.
    Cada árvore que tiram, plantam 3 mudas.

  6. Vamos imaginar que nós fossemos os americanos, ou europeus, e um país que detém a maior floresta e pulmão do mundo, à estivesse destruindo…iríamos deixar?
    Se por no lugar deles nos mostra como é urgente a pronta defesa de nossa floresta, não digo contra ameaças externas pois é rídiculo quem imagina que se a Otan, quisesse pegar uma parte dela, conseguiríamos defendê-la. Digo na defesa de seus habitantes, num crescimento sustentável, na exploração turistica e bio-tecnológica. Com isso mostraríamos que somos merecedores de cuidar de nossa floresta, e com isso teríamos o apoio da opinião pública mundial…mais poderosa que muita força-armada pelo mundo.

  7. Parem de acreditar que a Amazonia é o pulmão do mundo que isso é erado.Jacques Custeau provou ja a muito tempo que o pulmão do mundo é o que mais o mundo agride,os Oceanos.A Amazonia colabora com a purificação do ar e rugulagem da temperatura mas quem faz isso em muito maior quantidade são os Oceanos.Encher a Amazonia de cidades e pessoas tambem é levar para la GAFANHOTOS PARA DEVORA-LA.Precisa-se investir em infraestrutura,forças armadas e policias,mudar leis tornando-as mais severas e acima de tudo combater a corrupção do estado e as praticas de crimes das populações e oportunistas.Botem uma coisa em vossas cabeças,não existe nada que seja capaz de deter o crime que não seja BALA NA CARA ou resto é pura demagogia e hipocrisia.La não estão somente nossas folhinhas verdes e o monumento vivo do homem primitivo mas sim infinitas jazidas minerais e energeticas tão fundamentais a nosso desenvolvimente e futuro de nossas gerações…Leis mais severas a crimes Ambientais inclusive com perda de propriedade ao invez de multas e agravante caso o réu seja extrangeiro.

  8. adalberto nishioka isso é um grande mito que a Amazônia é o pulmão do mundo o que acaba sendo um grande erro. Embora tantas vezes desmentido. A falácia de que a Amazônia é o “pulmão do mundo” começou quando um repórter americano ao transcrever a entrevista do biólogo alemão, Harald Sioli, trocou a fórmula do dióxido de carbono (CO2) pela de oxigênio (O2). O que biólogo disse é que a floresta Amazônica continha grande quantidade de dióxido de carbono. O erro foi difundido na revista Realidade em 1971, em uma edição especial da revista sobre a Amazônia. Na verdade a floresta funciona como um filtro transformando o gás carbônico em oxigênio. A floresta produz oxigênio, mas também consome oxigênio, ou seja, como é uma floresta madura, todo o oxigênio que produz é absorvido pela própria floresta durante a noite, por outro lado, ela tem um grande papel regulador do clima de todo o mundo

  9. Se tem poucos hellis, q se coloque os dirigivel ,+ vants e + uns 10 dirigiveis p podermos ver melhor as n florestas e fronteiras, e ajudar o combate ao desmatamento e outros crimes ambientais…dúvido q aprovem.Aliás cadê os satélites geoestacionários p ver melhor e com + detalhes?!?! Nossas FAs agradecem e eu tbm.Sds.

  10. Terra sem lei,sem controle do estado…é como se fosse realmente outro país…absurdo o que acontece no norte desse país,parece que Brasilia nao sabe,nunca viu…bando de politicos safados e corruptos que só sao competentes para aumentar seus salarios.,BRASIL=VERGONHA!

  11. O que é que vocês querem? O norte do país sempre foi estuprado pelo restante e nunca ouve um olhar verdadeiro por parte de nossos governantes (e mesmo nação) para realmente integrar e desenvolver a região.
    O único interesse é mesmo mamar nas riquezas e o resto kkk que se foda!!! A morte, o desrespeito, a humilhação sempre fez parte do prato principal dos mais humildes da região, mas ainda assim nunca foi um privilégio apenas dessa classe menos favorecida. A verdade é que o Brasil e o brasileiro tratam e sempre trataram o norte do país como o próprio EUA trata o Brasil inteiro, com desrespeito e voltado apenas ao interesse, Não me surpreenderia se ao invadirem a Amazônia, muitos escolhessem lutar ao lado dos invasores, pois esse pouco caso a gerações revolta os corações mais tranqüilos e seria bem feito.
    Quer um exemplo? OXI!!! Já ouviram falar? Já né? Já faz décadas que a juventude daqui se mata com essa merda e só agora quando os filhinhos de papai aí do sul e sudeste começaram a se fuder é que começam a querer falar do assunto. Se ficasse restrita a região amazônica, a cretinice e filha da putisse iriam permanecer eternamente.
    “A repetição dos assassinatos no campo é, em si mesma, intolerável afronta à sociedade brasileira, em qualquer lugar que se dê. Mas, no caso da Amazônia, é muito mais grave, porque ali se acrescenta a questão da soberania nacional.” E é bem isso mesmo, só vão começar a se mexer por interesse de manter o país rico pq sem a Amazônia esse país só mais um entre os tantos que não significam porra nenhum no quadro internacional.
    Essa devastação, grilagem etc só é mais uma prova do abandono que vivemos a gerações e nada é feito! Dane-se é o que dizem nas entrelinhas, não é no meu rabo então…
    A verdade é essa!!! Sinto muito!!!

  12. Uma solução seria uma noma politica de imigração cmo foi feita apos a escravidão.
    Seria criados assentamento(vilas e não sitios isolados) formados por populações mista de paises de desenvolvidos com brasileiros de outros estados, Numa proporção de 4:2 (4 brasileiros para 2 estrangeiros) com a condição de preservar parte da terra. Isso faria com que os paises desenvolvido tivessem a impressão de estar cuidando floresta.
    Dar poderes de guarda florestal (incluindo uso de força letal) e treinamento para os indio que queiram proteger areas contras madeireiros.
    E é claro presença militar. E interessante notar que existem uma colonia inglesa e francesa na fronteira norte do Brasil.

  13. O problema da amazonia está mesmo nos governos estaduais, nas prefeituras e no judiciário que fazem a “cobertura” legal dos desmatamentos, da grilagem de terras e dos crimes de pistolagem.

  14. Ok, alguem poderia me informar quem é responsavel pela
    guarda das fronteiras? pelo controle da ordem pública?
    das estradas, drogas, armas e outros delitos de ordem
    que ultrapassa as divisas tanto estaduais quanto federais?
    Vamos investigar? É um caso de policia ou…

  15. Bastou a câmara dos deputados aprovarem o novo código florestal e começaram a aparecer cadáveres por todos os lados;dessa vez, não acredito que os fazendeiros e principalmente os políticos tenham alguma coisa a ver com isso,eles não mandariam matar alguém e deixar o corpo como prova para todo mundo ver. Até porque seria contraditório que fizessem algo assim com a aprovação de um código que, de tabela, virá a beneficiá-los, portanto, a coisa não se vincula.
    Não faz sentido, a coisa não bate,eles não seriam tão idiotas assim; principalmente depois do estardalhaço feito pela imprensa marrom com a morte da “irmã” Doraty, que segundo a opinião de muitos, não passava de agente do serviço secreto americano infiltrado na Amazônia (até o FBI veio aqui investigar) assim como as centenas de “ONGs” picaretas a serviço do establishment anglo-americano que procuram de todas as formas insuflar os índios contras os brasileiros bem como inviabilizar qualquer obra,projeto ou empreendimento que leve desenvolvimento e a ocupação da Amazônia e dessa forma, atrapalhe ou dificulte seus planos maquiavélicos de tomarem as riquezas minerais do subsolo dessa riquíssima região; podem ter certeza que esse plano já está em andamento a bastante tempo, e o pior de tudo, com a ajuda de políticos apátridas, que só visam o próprio bolso. Maiores informações poderão ser vistas nos sites abaixo indicados:
    http://debatadesvendeedivulgue.com/blog/?p=1048
    Ou em: http://www.jgpimentel.com.br/texto_especiallist.as p?key_m=6
    Neste, cric no link ao lado: A Amazônia e os indígenas

    A matéria é bastante extensa, mas vale a pela ler, se tiverem paciência para isso,verão que não seria de duvidar que esses assassinatos tenham o dedo comandado pelos interesses internacionais.
    Pois, quando mais ibope, melhor para a “causa” indigenista-ambientalista. Ou seja, o falso convencimento que a Amazônia tem de ser preservada para as futuras gerações.
    (AS DELES, É CLARO).
    Quanto ao GF, está tentando desviar o foco dos holofotes diante de sua derrota sobre a aprovação do novo C. Florestal e ao mesmo desviar as atenções que estão em cima de seu fiel escudeiro Palocci. Deveria estar preocupado é com o tráfico de drogas, armas e o contrabando em nossas fronteiras conforme série de reportagens que estão sendo mostradas esta semana pelo Jornal Nacional da Rede Globo, parece que está faltando verbas publicitárias, aí.., aí toma reportagem. KKKKKKKKKKKKK…….

  16. Concordo com o colaborado… não temos nada a galhar em manter o norte do país intocado, até porque nada segura o ser humano… até os que defendem a amazonia intocada devido a interferencia da mesma no regime de chuvas do sul (a questão de que a mesma é o “pulmão do mundo” é para rir; não tem embasamento cientifico)estão equivocados… se assim fosse não choveria no leste americano que é todo desmatado… a verdade é que deveriamos ter mais gerencia sobre o que acontece em nosso quintal, mas nada fazemos… os problemas sociais sim, são horrorosos… deixam o indio, o caboclo, o sertanejo morrerem de fome e sem assistencia medica e educacional (essa estoria de manter o indio intocável já não se sustenta mais, somente romantismo; é puro oportunismo do funcionarismo da funai/ibama para se ter motivo para manter seus cargos e mamar nas tetas do estado). Deveriamos sim alvancar o progresso da região através do turismo, grande fonte de riquezas em diversos paises… talvez não tenhamos material humano qualificado para isso; inclusive em brasilia…

  17. ACPF, grande. Assino embaixo.
    O que está acontecendo é exatamente o cumprimento da estratégia que foi armada há muitos anos: Perdemos o controle e por falta dele, os interventores chegarão, sendo apoiados por todos aqueles que foram ou estão sendo oprimidos.
    No final da história, os opressores perderão e os oprimidos continuarão a ser oprimidos pelo seus “salvadores”.
    Os únicos que ganharão algo, sempre serão os vencedores, que escreverão a história a seu modo.
    Infelizmente, a falta de cultura do nosso povo não os deixa ver isto.
    Abraços.

Comentários não permitidos.