Aeroporto de Manas/Bishkek: A OTAN esteve no Quirguistão por treze anos

Na luta contra o terrorismo, segundo os americanos, o principal é atingir o objetivo, não interessando a ninguém os meios empregues. Este é o princípio da presença dos militares ocidentais em território alheio.

Os militares da OTAN estiveram no Quirguistão treze anos. E, durante todos esses anos, os habitantes locais enfrentaram diretamente fatos que levam a propor que chegou a hora de falar da luta pela moralidade entre os próprios soldados da coligação ocidental.

Finalmente, a 3 de junho, a base área dos EUA foi fechada para sempre do Aeroporto de Manas, em Bishkek.

Quatro anos de prisão num campo de alta segurança. A essa pena foi condenada um gerente do Centro de Mercadorias em Trânsito (era esse o nome oficial da base militar dos EUA no Quirguistão). Ele incomodou uma jovem local e tentou obrigá-la a fazer serviços íntimos a troco de dinheiro.

Quando os polícias locais o tentaram chamar à razão, ele começou a insultá-los e, depois, provocou confrontos físicos. Um tribunal de Bishkek condenou o americano a uma pena de prisão. Mas, durante todos os treze anos de permanência no Quirguistão, esse foi o único caso em que um funcionário da base aérea foi castigado. Porém, os fatos de comportamento amoral dos militares americanos são em número superior a dez.

A impunidade dos militares americanos é explicada, em grande parte, pelo fato de eles não estarem sob a alçada da justiça local. Eles gozavam de imunidade diplomática. E as autoridades quirguizes tinham de apelar à justiça americana quando era preciso chamar à responsabilidade os infratores. Mas ela ficou surda e cega mesmo quando o soldado Zachary Hatfield matou a tiro o condutor do camião-cisterna Alexander Ivanov. O culpado do incidente foi simplesmente enviado para casa.

Continua por saber se o governo dos EUA irá compensar pelos prejuízos causados à ecologia do Quirguistão. Mas, tendo em conta que os aviões da FA americana lançavam impunemente combustível sobre o território do Quirguistão desde o início da sua presença, não se deve esperar por isso. Toktaym Umetalieva, conhecida defensora dos direitos humanos no Quirguistão, fala das sérias consequências da atitude porca para com a ecologia do país.

“Entre a população que vive perto da base aérea de Manas foi fixado um aumento de doenças oncológicas, um aumento da mortalidade e dos abortos entre as mães. Foi registrada uma diminuição da produtividade agrícola. Os americanos lançavam regularmente combustível a baixa altura. Mas deviam fazer isso a uma altura de 6,5 mil metros”.

Mais um traço da passagem americana pelo Quirguistão: a política de duplos padrões. Os representantes da administração americana falam da supremacia dos valores democráticos, mas, ao mesmo tempo, fazem de conta não ver os funcionários corruptos locais, cujos bolsos se encheram à custa de subsídios dos EUA. O dinheiro era transferido para a aquisição de combustível para a FA dos EUA, mas o Pentágono sabia perfeitamente que parte dele, através de esquemas ilegais, ia parar a contas offshore. Em geral, no Pentágono, semelhantes ações não merecem atenção: os interesses da América estão acima de tudo.

A base militar dos EUA, no Aeroporto Internacional Manas, na capital quirguiz, foi criada em 2001 no quadro da realização da operação antiterrorista no Afeganistão Liberdade Duradoura. Porém, durante todos os anos da sua existência, no Quirguistão convenceram-se de que a liberdade existia apenas para os militares da OTAN. Mas esta lição mostrou ser útil para o Quirguistão, pois agora todos compreenderam o que significa “liberdade à americana”.

 

Fonte: Voz da Rússia

24 Comentários

  1. que interessante o quinquistao ,manda embora os americanos do seu pais
    mas a italia japao e Alemanha não conseguem rsrs vai ser fraco e capacho assim la em holiwood

    bom texto ,o que deve estar sendo feito na colombia deve ser igual
    outra parte interessante do texto é que os funcionários enchem o bolso com desvios de dinheiro . do contribuinte americano rs corrupção lobistas e etc e tal

    a mascara anglo sionista cai em toda parte do globo ,so seguem eles os fracos e capachos além dos covardes de sempre !!!! DNA de frouxo !!!

    • por LUCENA
      .
      .
      Pé de Cão,
      .
      Quando eu afirmei que o governo de Quirguistão,não só deveria fechar más,prender todos que se encontravam lá dentro, não era por menos,a li era um coito de marginais fardados; corria e corre solto em um quartel da OTAN ( EUA) todo tipo de patifaria; a droga é um dos menores problemas em um regimento dos yankes.
      Quando afirmei isso,os lacraias se descabelaram,subiram nas tamancas .. só vendo !

      • Caro Blue Eyes, Na Resistência!

        Pior é que eles ainda acreditam que esses resmungos e xingamnetos desesperados é discutir geopolítica.

        saudações

      • lucena escrevi mas a net caiu então vamos la novamente

        no japao em okinawa a população japonesa fala que a guerra não acabou para eles os soldados da otan estrupa mata rouba faz o que eles querem e não são julgados por ninguém

        governo japonês dando risadinha no g7 pagando de amiguinho de yanke na verdade fantoche ridículo do mais baixo moral possivel

      • “governo japonês dando risadinha no g7 pagando de amiguinho de yanke na verdade fantoche ridículo do mais baixo moral possivel”

        Deve ser por isso que o país deles é muito mais rico e avançado que a Rússia.

      • rico ??? em que cara pálida !!! em território ???
        em riqueza de subsolo ???
        em aqua ???
        em forças militares ????
        em cultura ????
        em nação ???e por ai vai

        acorda alemão !!! seu principio de riqueza é medido pelos anglo sionistas com tabelas feitas por eles
        já falei para você que a mídia a propaganda é uma arma de guerra usada frequentemente
        coisa que seu cérebro de puxa saco de yanke nao percebe pois vive mocorongando

        VOU DAR UM EXEMPLO PARA VOCE alemão .
        meu BRASIL é trilhonario perto da sua MUQUIRANA Alemanha chora alemão !!!

      • Pé de Cão

        Não adianta o seu Brasil ser rico se você é pobre de intelecto e cultura.

        E o PIB da minha Alemanha é maior do que o do seu Brasil.
        E pior, o Brasil também é meu, e meu PIB é maior que o seu!

    • “italia japao e Alemanha não conseguem rsrs ”

      É, Itália, Japão e Alemanha não conseguem expulsar os americanos,e ainda assim são países maravilhosos e desenvolvidos ( que você com certeza não conhece).
      Em compensação os países aliados dos russos não conseguem se livrar da miséria, baixa qualidade de vida, subdesenvolvimento e não conseguem expulsar a corrupção russa!

      De que lado será melhor ficar?
      Pergunta difícil né?

      A realidade é que todos preferem bases americanas do que serem aliados dos russos corruptos, exploradores, antidemcráticos e viver na pobreza e no atraso para sempre.

      A escolha é deles, e todos escolhem ficar longe da Rússia! Tenho certeza que eles sabem o que é melhor para eles e não você.

      Ah! E só lembrando, Alemanha e Japão são muito mais ricos que a rússia, são muito mais avançado tecnologicamente e possuem melhor qualidade de vida.

      Se você não percebe a Rússia está abaixo deles…rsrsrsrs!

      • o deagogó fala que TODOS preferem bases americanas ,isso para mim é capaxismo ,viralatismo ,entreguismo ,resumo lixismo rsrs

        deagogó é tao bom esses países viver la que o japao a taxa de natalidade é ridícula ninguém quer nem se procriar nesses lugares rsrs

        por que você nao vai morar lá !!!!

        você deagogó é tao fraquinho que se sair uma estatística americana falando que homens que rancar o bilau tem uma expectativa de vida maior você vai correndo fazer a retirado do mesmo !!!

        pais rico nao tem bases de forças militares de ninguém ,nao são protetorados de ninguém e seu povo nao é apenas massa de manobra e nem se ´procriam mais por falta de vontade de sobrevivência pois são apenas criação um viveiro dos anglo sionista que por institutos de pesquisa falam que eles são os melhores mas na verdade nao são nada além de espólios de guerra

        o seu pensamento de riqueza é muito diferente do meu
        para mim o brasil é muito mais rico que a sua Alemanha ,e seus parceiros japao e italia juntos

        população envelhecida vivem de joelhos perderam são apenas espólios de guerra deagogó !!!

      • “para mim o brasil é muito mais rico que a sua Alemanha ,e seus parceiros japao e italia juntos”

        Só para você que nunca viajou e não conhece o mundo.

  2. Já vi aqui buscas por desacreditar o voz da Russia, por ter evidentes interesses associados, por isso vou sugerir ao administrador que traga outras opiniões nos informativos ligados ao ocidente sobre assuntos correlatos, tipo CNN, NYTimes, BBC, esses sim comprometidos com a verdade factual, etc…se encontrar.

    • Meus caros, ao contrario da que possa parecer eu acredito na pluralidade nos meios de informação, acreditar no que dizem é uma questão particular e de acuidade na analise dos contextos. Eu, particularmente, acredito no voz da russia como um contraponto ao completo alinhamento midiatico nacional as chamadas mídias ocidentais, por que emburrecem o cidadão ao lhe nega a visão de um outro mundo, trazendo a versão de interesse, contra outras culturas, nem mais, nem menos importantes, e isso é manipulação. O ideal, realmente é termos ambas as visões para tirarmos as próprias conclusões, por que nem um nem outro lado tem a exclusividade da verdade. Abs.

      • “Eu, particularmente, acredito no voz da russia como um contraponto ao completo alinhamento midiatico nacional as chamadas mídias ocidentais, por que emburrecem”

        Eu acho justamente o contrário, na mídia ocidental, existe uma pluralidade de versões e opiniões, mesmo ela sendo influenciada por interesses.

        Se você observasse as fontes midiatícas ocientais verá muitas críticas ao governo americano. Enquanto isso fontes como a Voz da Rússia funcionam apenas como assessoria do governo russo.

        Eu não acredito na Voz da Rússia pq já eles publicarem dezenas de erros e mentiras descaradamente.
        E na ´Vóz da Rússia não existe pluralidade de opiniões
        todas as matérias defendem os russos e criticam os EUA, normalmente dirtorcendo os fatos e literalmente divulgando boatos e mentiras.

      • o deagol melhorou um pouquinho ,sim a voz da russia é um contra ponto
        mas no caso da mídia ocidentalizada o problema são muitas delas atreladas ao interesse sionista e estrangeiros
        exemplo
        sobre a imprensa americana ela é toda voltada ao estado yanke ,ao contrario da imprensa brasileira voltada ao estrangeiro e contra a pátria

  3. A impunidade dos militares americanos é explicada, em grande parte, pelo fato de eles não estarem sob a alçada da justiça local. Eles gozavam de imunidade diplomática. E as autoridades quirguizes tinham de apelar à justiça americana quando era preciso chamar à responsabilidade os infratores. Mas ela ficou surda e cega mesmo quando o soldado Zachary Hatfield matou a tiro o condutor do camião-cisterna Alexander Ivanov. O culpado do incidente foi simplesmente enviado para casa. ==== Essa atitudes do iankss e recorrente em Okinawa,Afeganistão, etc,etc,etc..isso deixa td os países hopedeiros furiosos c os msm..aprendam, até na colombia ocorre estes rumores..Trágico.Sds.

  4. por LUCENA
    .
    .
    De corruto para corrupto,é assim que os EUA constroem as suas alianças.
    .
    Há muitas lavanderias que server para lavar o dinheiro corrupto para os políticos americano,basta como exemplo; Israel. 😉

    • por LUCENA
      .
      .
      (…) A impunidade dos militares americanos é explicada, em grande parte, pelo fato de eles não estarem sob a alçada da justiça local. Eles gozavam de imunidade diplomática(…)
      .
      .
      No Japão, há casos de graves crimes produzidos por soldados americanos, como estrupos por exemplo.

  5. Opinião um sargento do exército do EUA, que servia no Afeganistão em 2009, pouco antes de ser capturado pelos talibãs:

    ” O exército dos EUA é a maior piada que há hoje para o mundo rir. É exército de mentirosos, traidores, doidos e pervertidos. Os poucos sargentos que prestam estão caindo fora o mais depressa que podem, e recomendam que nós, os cabos, façamos o mesmo − escreveu o sargento Bergdahl num e-mail depois publicado pela revista Rolling Stone.

  6. “O Sargento Bergdahl alistou-se no exército quando faltavam soldados para mandar ao Afeganistão como parte de “avançada” [orig. surge] no número de brigadas de combate naquele país. Com absoluta falta de alistados, os EUA começaram a distribuir “credenciais” a recrutas acusados de crimes ou que tinham problemas com drogas e que antes haviam sido rejeitados pelo Exército. No caso do Sargento Bergdahl, campeão de tiro, bem educado e com uma visão romântica do que seria servir profissionalmente ao exército, a desilusão não demorou a implantar-se.

    Sua companhia estava em desarranjo e com o moral baixo. Ele reclama que três bons sargentos foram obrigados a trocar de companhia e “não há maior merda do que ser mandado comandar essa equipe”. O comandante de seu batalhão era “velho, doido e arrogante” e os outros oficiais não eram melhores:

    No exército dos EUA, você é perseguido se for honesto (…), mas se for um merda arrogante rico você pode fazer o que quiser e sempre acabará promovido.

    O Sargento Bergdahl levou a sério a estratégia de contrainsurgência, que ele supunha que visasse a ganhar “corações e mentes” dos afegãos. Mas em vez disso, só viu que os soldados norte-americanos tratavam os afegãos com menosprezo agressivo:

    Tenho vergonha de tudo que vejo aqui. Essas pessoas precisam de ajuda, mas o que recebem é o país mais arrogante do mundo a dizer a eles que eles não prestam, que são estúpidos, que não sabem viver.”

    (Patrick Cockburn, jornalista irlandês que tem sido correspondente no Oriente Médio desde 1979 para o Financial Times e, atualmente, The Independent.)

    Tradução Vila Vudu

Comentários não permitidos.