Apoio do G7 a Ucrânia é “cinismo sem limites” – Dmitri Medvedev

Primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, chamou nesta quinta-feira de “cinismo sem limites” o apoio do G7 à operação armada das forças ucranianas contra a insurreição pró-Moscou na região leste do país.

Medvedev mencionou no conselho de ministros a entrada no país de refugiados a partir das regiões de fronteira com a Ucrânia.

“Depois disto, o suposto G7 fala de ações moderadas do exército ucraniano contra seu próprio povo. É de um cinismo sem limites”, afirmou.

Em um comunicado divulgado na quarta-feira em Bruxelas, o G7 estimulou o governo ucraniano a manter um enfoque moderado nas operações para restaurar a lei e a ordem no leste do país. A Rússia denuncia uma intervenção desproporcional.

“As pessoas estão assustadas, têm medo, mas as autoridades ucranianas não veem nenhum problema humanitário, afirmam que não existem refugiados: isto é mentira”, declarou Medvedev.

O primeiro-ministro calculou que 5 mil pessoas chegam a cada dia à região russa de Rostov Don (sudoeste), procedentes da Ucrânia.

“A diferença entre as saídas e entradas (na fronteira) é de quase 5 mil por dia”, disse.

“Quatro mil já solicitaram. Não tem precedentes”, afirmou Medvedev.

Fonte:Terra

Moscou aponta para perigo de catástrofe humanitária na Ucrânia

A catástrofe humanitária no sudeste da Ucrânia vem obrigando a população a abandonar o seu país de origem. O maior fluxo de refugiados se dirige para as regiões fronteiriças da Rússia. O governo de Kiev deixa o seu povo à sua sorte – as hostilidades já se travam nas zonas de bairros residenciais sem que sejam abertos os “corredores humanitários”. As organizações de defesa de direitos humanos estão fazendo a vista grossa à situação que se torna cada vez mais grave.

Foi a Rússia que tomou cuidado de refugiados, cujo número tende a crescer. Diariamente, a região fronteiriça de Rostov alberga cerca de 7-8 mil pessoas – famílias inteiras com crianças que fogem ao fogo de artilharia, ataques de aviões militares e disparos de franco-atiradores.

As autoridades de Kiev se recusam a criar “corredores humanitários”, razão pela qual os habitantes locais decidem abandonar seus lares, correndo um enorme risco. Todavia, é muito mais perigoso ficar e ser alvejado. A Guarda Nacional submete a bombardeios os bairros residenciais e hospitais, as pessoas carecem de medicamentos, alimentos e água potável. Umas se deslocam para outras regiões mais seguras.

Mas a maioria esmagadora não possui para tal nem forças, nem meios suficientes – muitos já perderam os bens que tinham acumulado durante décadas. O representante governo de Donetsk, Denis Pushilin, pediu auxílio dos russos:

“Por sorte, muitos habitantes da Federação da Rússia atenderam ao nosso apelo. São os habitantes da Crimeia, de Stavropol e outras regiões russas. Enviamos para lá, antes de mais, as crianças. Más há períodos em que não podemos enviar ninguém. Por exemplo, em Slavyansk as tropas ucranianas não deixam partir crianças e mulheres grávidas. É uma postura incrível e desumana”.

A Rússia está disposta a acolher todos sem exceção. Nas zonas fronteiriças indicadas foi decretado o estado de emergência. Ali, foram montados campos de tendas em que os refugiados estão sendo atendidos. Foi organizado um Fundo de Assistência. As crianças recebem consultas de psicólogos. Mas apesar disso, o fluxo de refugiados tem vindo a aumentar, enquanto na zona de combate ficam muitas pessoas, salienta Pavel Astakhov, encarregado de direitos de crianças:

“Os centros infantis se tornam alvo de ataques de lança-granadas e bombas. Nesta situação, nos inquieta muito o destino das crianças órfãs. A catástrofe humanitária tem estado negligenciada por organizações internacionais de proteção de direitos humanos. Elas não reagem, nem criam missões humanitárias, nem apresentam protestos ao governo provisório que deve abrir corredores humanitários. Esperamos que estas instituições se despertem do sono e criem condições necessárias para defender as crianças em perigo”.

Para já, o Ocidente tem prometido prestar ajuda aos poderes de Kiev. O presidente dos EUA, Barack Obama, num encontro com o presidente eleito da Ucrânia, Piotr Poroshenko, prometeu destinar 5 milhões de dólares para a aquisição de coletes à prova de bala, aparelhos de visão noturna e meios de comunicação.

Para que os carrascos possam matar, durante 24 horas, as pessoas inocentes que precisam de remédios e produtos alimentícios de primeira necessidade.

Em 7 de junho, o oligarca Piotr Poroshenko deverá tomar posse, podendo, a partir dai, restabelecer a paz na terra ucraniana. “Enquanto as suas mãos estão limpas, ele pode mandar parar a operação punitiva e entabular um diálogo com os seus concidadãos no sudeste da Ucrânia”, realçou na véspera o presidente, Vladimir Putin.

A operação militar tem sido realizada desde os meados de abril de 2014. É desde modo que Kiev procura esmagar os protestos populares, causados pelo golpe de estado ocorrido em 22 de fevereiro.

Fonte: Voz da Rússia

 

10 Comentários

  1. Isso para mim cheira a limpeza etnica, mas para os auto intitulados ocidente terá possivelmente alguma denominação pomposa como “resgate da nação contra os insurgentes agentes da mal”.
    Logico que o golpe de estado foi pelo necessário retorno ao bom senso daqueles que resistiam as suas cortes.

    • julio brasileiro ,já inflamou quando se retira do local mulheres e crianças significa que os homens começaram a lutar

      pode ler no texto que a força nazista ucraniana tenta segurar mulheres e crianças no local para ter eles como reféns !!!!

      a ucrania sera um cemitério de otan !!!

      • Meu caro, vou te te falar uma coisa, a OTAN só conseguiu se manter agregada até agora por que teve poder de barganha com dois de seus principais produtos de exportação, dinheiro e aparato militar logo atrás, este, para aparar as arestas dos mais reticentes na submissão aos seus interesses. Perdendo o fôlego no seu principal agente coercitivo, o dinheiro, será uma questão de tempo vir a fraqueza militar e a garantia da solidez dessa união. É certo que durante os tempos de ouro ganharam muita gordura tecnológica para queimar, mas já perceberam isso e trabalham fortemente para exaurir essa gordurinha.
        Por responsabilidade dos próprios, que nunca propuseram o fortalecimento das defesas própria dos estados, sempre elegeram um lider, como um galinha para proteger pintos, mas esqueceram que pintos crescem e passam a ter necessidade de competir, virando concorrência, que só consegue ser contido pela força, que galinha velha e cada vez mais fraca, deixa de ser capaz de garantir.

      • futuca aqui, futuca acolá… o que eu preciso para pensá ???… um pouco de cola, um fio de amarrá… quem sabe um dia… se esse troço voá… deixo de fazer caca e volto pra casa… e me esqueço que dia fiz pastelão… falei bobagens… fiz confusão… como é meu nome ???… pézinho de cão… 🙂

      • por LUCENA.
        .
        .
        .

        Zeca é preto que só carvão e Zefa preta que só quixaba,
        A famílica de Zeca é da cor de jaboticaba,
        Todos parentes de Zeca são da cor de urubu,
        Mas nasceu na casa dele um galeguim do zói azu,
        .
        Um galeguim do zói azu, um galeguim do zói azu
        Um galeguim do zói azu, um galeguim do zói azu
        Um galeguim do zói azu, um galeguim do zói azu
        Um galeguim do zói azu, um galeguim do zói azu
        .
        Zeca todo aperreado, foi falar com o capelão,
        Entrou triste na igreja, coçando a testa com a mão,
        Seu vigário disse logo, não me meta nesse angu,
        Mas traga pra batizar seu galeguim do zói azu

        .
        .
        😀 😀 😀

  2. por LUCENA
    .
    .
    Quando o inverno pater forte nas portas dos europeus,ai vai sair um acordo de cafajeste e os ucranianos,coitados, cairão na real; ele não passaram de uma moeda de troca.
    .
    Os europeus provavelmente estão separadamente ou não,já se movimentando secretamente,fazer um acordão fabuloso com os russos e com a moeda euro,nada de Dollar .. quem vivê verá.
    .
    A extrema-direita já deu sinais claro que será cada um por si,basta vê as ultimas declarações da madame suática francêsa,tudo indica que se caminha para isso.
    .
    A pergunta será,e a vaca-sagrada dos americanófilos no meio de tudo isso,não foi só como massa de manobra nas mãso dos Europeus ?
    .
    Será que os Europeus vão perder a festa que a Rússia e a China estão fazendo na euroásia?
    .
    O dinheiro está ali agora,o eixo econômico mundial mudou de endereço;foi de mala e cuia,para a Asia,a nova terra das prospreridades o século atual.

  3. As ameaças de Yushenko, fantoche dos EUA, de que pararia de “alimentar a Rússia” jamais produziram qualquer efeito. Há apenas cinco anos, a Ucrânia era o quinto maior produtor mundial de grãos. A Rússia era o 11º. Ano passado, a Rússia já estava em 3º lugar, com a Ucrânia despencada para o 14º lugar. Durante esses anos, os preços dos grãos aumentaram 150%. Fácil entender o muito que a Ucrânia tem a pagar pela amizade que os EUA lhe dedicam…

Comentários não permitidos.