Irã elogia postura diplomática de Obama

Sugestão: Lucena

Presidente dos EUA disse que ainda há margem para negociar com Teerã sobre programa nuclear

TEERÃ – O supremo líder do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, reagiu de forma positiva aos comentários feitos na última terça-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de que a diplomacia, e não a guerra, é o modo certo de lidar com o país persa, informou nesta quinta, 8, a televisão estatal iraniana.

Aiatolá Khamenei, porém, voltou a dizer que sanções não afetarão a república islâmica - Governo do Irã/ReutersGoverno do Irã/Reuters
Aiatolá Khamenei, porém, voltou a dizer que sanções não afetarão a república islâmica

De acordo com a emissora, Khamenei elogiou o líder americano, que eu suas declarações afirmou que ainda há margem para tratar da questão do programa nuclear iraniano por meio da diplomacia. É bastante incomum que as posições de Washington recebam avaliações positivas de Teerã.

As discussões sobre o programa nuclear iraniano voltaram à pauta da comunidade internacional nas últimas semanas, quando começou a se especular a respeito de um possível ataque de Israel – inimigo declarado do Irã – ao país persa. Os israelenses afirmaram que estão dispostos a tomar atitudes do tipo para evitar que o regime dos aiatolás obtenha acesso a armas atômicas.

Na terça-feira, entretanto, Obama, tratou de apaziguar os ânimos. Na entrevista coletiva, ele voltou a dizer que a diplomacia ainda é a primeira opção para lidar cm o Irã e disse que seu país e Israel pagariam se agissem de forma precipitada. Washington não descartou medidas militares contra Teerã, mas tem evitado tocar no assunto.

Sanções

Mas apesar da reação positiva, o aiatolá voltou a dizer que as sanções impostas pelo Ocidente ao Irã não afetarão o país persa. Por causa da relutância em abrir suas instalações nucleares para a inspeção de agentes internacionais, o Irã já foi alvo de quatro rodadas de sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

As potências ocidentais acreditam que o Irã mantenha seu programa nuclear em segredo para produzir armas nucleares. Teerã, porém, nega tais alegações e diz que enriquece urânio somente com fins pacíficos.

Fonte: Estadão

14 Comentários

  1. Isso seria uma forma de fazer com que os ânimos se calmem, pois Israel quer porque quer atacar o Irã e eu tenho certeza que se Israel fizer isso e os EUA se manterem afastados pensando em diplomacia, o Irá vai contra atacar e o bicho vai pegar feio pra Israel, que sozinho não vai dar conta !

  2. Até que enfim algo lúcido, inteligente. Gostei das palavras de Ali Khamenei, não avançou nem retornou, ficou estável e vai negociando. Continuo a achar que Irã não tem objetivo de fabricar a Bomba, apenas esta pesquisando e buscando conhecimento, soberania, domínio tecnológico e isto é bem diferente de iniciar um processo de produção de Bomba Nuclear.

  3. É poxa.. O véim só quer um cafuné! Heueheh
    Israel ta F…! Agora o Irã vai ter mais tempo pra finalizar suas ogivas atômicas.. do tamanho de uma maleta.. por isto não querem inspeção por lá!.. A nova cruzada!… Correspondências mil nesta páscoa!..

  4. Por que o governo brasileiro não negocia com os dirigentes iranianos um inspeção independente formada por renomados técnicos nucleares?
    Pelo menos nós brasileiros saberemos quem está mentindo.
    Ou melhor, por que os iranianos não convidam equipes independentes de qualquer país para inspecionar seu programa nuclear?

  5. Barack Hussein Obama… não sei se “escrivinhei” certo… rsrsrsrsr… o cara é um vendido… se o povo americano não meter os pés na bunda dele vão fazer um mau muito grande ao resto do mundo… ele come nas mãos dos xeiques cheios de petrodolares… o cara desde que entrou só f…eu com as tropas americanas… so mane não ve isso… peidou na farofa em varias frentes por motivos inconfessaveis… FORA OBAMA… FORA ISLÃ…
    to aprendendo direitinho (ou seria esquerdinho) com o Ronin… rsrsrsrsrsrs…

  6. Qualquer dia desses o Obama parafraseia o Mohamed Ali quando ele disse: “Porque eu iria pro Vietnã? Nenhum vietcong nunca me chamou de crioulo”. Só vai trocar os países.

  7. Blue Eyes, você tem cidadania estadunidense pra pedir a saida do Obama? Se falar isso nos EUA será ridicularizado e humilhado, pra eles você é apenas um rapaz latino americano. LOL

  8. KKKKKKKKKKKKKKK , blue Eyes, realmente vc está se superando, foi o Ronin quem lhe ensinou? Bom professor e excelente aluno, melhor assim, fica mais descontraído, melhor que falar difícil, com relação ao Obama, acho que ele deixou a desejar em muitas coisas, mas é melhor que esses republicanos doidos que só falam em guerra e colonialismo.

  9. Deixando a euforia de lado,acredito que o caminho para colocar um ponto nesta peleja seja a diplomacia, se deixar na mao de extremistas judeus e muçulmanos vai voar merd. pra todo lado, a colonia persa nos EUA e´considerada uma das mais bem sucedidas,com um alto nivel intelectual,talves existe uma influencia destes persas americanos,acredito que os Persas sao os povos mais confiaveis da regiao,torço para que prevaleça a racionalidade, racionais os persas sempre serao (apesar de algumas execuçoes desnecessarias )!

  10. Para a aristrocracia estadunidense o verdadeiro alvo não é o Irã mas sim a já cambaleante democracia deles.
    Assim se tiver guerra contra o Irã a partir dos EUA vai ser para dois motivos: primeiro detonarem o Dolar de vez para imporem uma outra moeda no mundo, e o outro é para que seje colocado de vez um fantoche declarado do Goldman Sachs.

  11. Relojoeiro disse: 09/03/2012 às 13:45 “Blue Eyes, você tem cidadania estadunidense pra pedir a saida do Obama? Se falar isso nos EUA será ridicularizado e humilhado, pra eles você é apenas um rapaz latino americano. LOL”…
    Como vc pode afirmar isso, caro Relojoeiro… acaso vc tem?… se estas falando isso do ponto de vista de quem nunca morou na america e somente de ouvir falar, tá tão por fora como supostamente eu estou… creio que não morastes na america do norte… la não se conhece a sigla EUA, mas sim USA… mas fica aqui a incognita… tenho ou não?…

  12. 09/03/2012 às 18:28

    Nao podem descuidar dos doidoes israelenses,os EUA devem manter a coleira bem apertada e o canil trancado,senao eles forao besteira !===== Esse cão e hidrófobo, tem de ser sacrificado e p ontem.sds.

Comentários não permitidos.