Gripen, a escolha preferencial da Suíça

Em uma coletiva de imprensa, realizada hoje, o Ministro da Defesa da Suíça, Ueli Maurer, reconfirmou o caça Gripen E/F como a solução ideal para o país.

Depois que um documento inicial de avaliação chegou à mídia, o Ministro da Defesa da Suíça, Ueli Maurer, marcou uma coletiva de imprensa (http://www.vbs.admin.ch/internet/vbs/de/home/documentation/news/news_detail.43408.nsb.html), com a finalidade de comentar os rumores de que o Gripen não seria capaz de atender às especificações da Força Aérea da Suíça. Hoje, as autoridades de defesa do país reconfirmaram o Gripen como a solução ideal para a Suíça.

Em 30 de novembro de 2011, o Conselho Federal Suíço selecionou o caça Gripen E/F como o candidato preferencial para substituir as aeronaves F-5, atualmente em uso. A Saab e a Suécia estão em negociações com a Suíça, otimizando o pacote completo e fazendo os preparativos para a aquisição do Gripen E/F.

A Saab está confiante de que o pacote Gripen confere à Suíça aquilo que o país precisa, em todas as áreas, sobretudo em termos de um caça que oferece a melhor relação entre preço e desempenho e que tem traçada uma trajetória de desenvolvimento a longo prazo, de mútuo acordo.  A Saab assumiu o compromisso de fornecer um abrangente Pacote Industrial, capaz de proporcionar benefícios de longo prazo a toda a sociedade. A aquisição do Gripen fortalecerá ainda mais a parceria já existente entre a Suíça e a Suécia.

O Gripen, caça operado por cinco forças aéreas, é inquestionavelmente um sistema de combate eficiente e que cumpre suas tarefas. Trata-se de uma aeronave multitarefa de última geração, que incorpora a mais avançada tecnologia. É capaz de executar uma ampla gama de missões Ar-Ar, Ar-Superfície e de reconhecimento, empregando as mais modernas e variadas armas. Desde 2005, o Gripen faz parte da organização QRA (alerta de reação rápida) da OTAN. As forças aéreas, que operam o Gripen, têm participado em vários exercícios internacionais de grande escala (incluindo dois exercícios Red Flag, nos EUA), com excelentes resultados.

Acumulando cerca de duas mil horas de voo em missões de combate na Líbia e atendendo a cerca de 40% da necessidade de Reconhecimento Tático na operação da OTAN denominada Unified Protector, o Gripen comprovou ser um caça muito eficiente.

Há 75 anos a Saab vem sendo uma geradora de inovações, no campo das avançadas tecnologias de defesa e segurança, com conhecimento e integração de sistemas como suas competências principais. Hoje, a Saab mantém operações em mais de 30 países, sendo que suas soluções, produtos e serviços são vendidos a mais de 100 países.  A Saab registrou um faturamento total, no valor de 23,4 bilhões de coroas suecas e uma margem operacional de 12,5%, no ano de 2011.

Gaspar e Associados Comunicação Empresarial

30 Comentários

  1. Um cala boca na esquisofrenia rsrs rsrs GRIPEN NG O Pequeno Notavel é o perfeito caça para Estrategia de Assimetria.O testado e desejado dos Pilotos da FAB dentro da Short List furada do FX? O jogo imundo usado pela Dessault apenas demonstra seu desespero e ja torço que a maionese desande na India rsrs Não tenho nada contra o Rafale muito pelo contrario o reconheço como excelente vetor mas não acredito na França e não acredito na Dessault.Para mim eles mentem.A pequinez nacional pois é pequinez pregar auto-suficiencia tecno-industrial e depois vermos apenas capacidade industrial como linha de montagem com promessa de nacionalização do que não nos trará independencia tecnologica.E ja que no Brasil a xenofobia ideologica não permite aceitar-mos associação 5.0 com assessoria Russa para desenvolvermos aqui aos moldes do SU50MKI desenvolvido na India e nem tampouco o SU35BM como vetor de supremacia então que se decida pelo melhor conjunto aeronave,logistica e serviços da Boeing e que continuemos condicionados dependentes pois o capaxismo nesse pais não é apenas imposição,chega a ser voluntario COMO A PUTINHA QUE LIBERTOU-SE DO CAFETÃO MAS SENTE SAUDADES DOS TAPAS NA CARA E NA BUNDA POIS SO ASSIM ELA TEM PRAZER…O Gripen oferecido ao Brasil e testado e aprovado por nossos pilotos é o NG que não é operado por Força Aerea nenhuma e não a versão oferecida a Suiça e operada por outras Forças Aereas.Ate o momento a SAAB vem mantendo essa exclusividade prometida ao Brasil.Suecia-Brasil-Africa do Sul formariam um interessante consorcio 5.0 e o projeto ja existe com os Suécos ao invez de entrarmos em sonhos de Turcos e ganancias de Italianos falidos.O novo motor turbina desenvolvido pela Suécia é muito mais interessante ao Brasil.

  2. Nada além do esperado. Quando os suiços escolheram o Gripen, optaram por custo em primeiro plano. E nesse sentido, o NG atende completamente as necessidades da Suiça. Aliás, atende a todos os parâmetros e além, tendo em vista que irá substituir o F-5 e não um F-15 ou um Su-27… No mais, vale o que já citei anteriormente em outras matérias. O parâmetro principal de avaliação, ao que tudo indica, era realmente a variante C/D do caça.
    O NG é uma aeronave completamente nova, bastante superior as versões anteriores, e ao contrário do que muita gente pensa, não tem tantos riscos assim, visto que a aeronave já está praticamente definida. O radar RAVEN está previsto para ser entregue já no começo desse ano com todos os componentes e softwares integrados; o motor já foi selecionado e o caça integrará armamento que já existe e futuros. Ou seja, é retorno certo.

  3. SERÁ QUE É MAIS UMA?
    .
    .

    Essas imprensas “especializadas”,elas ultimamente se preocupa mais em vender uma ideia,que é a premissa do poder midiático;porém,muita perderam no essencial da informação,a confiança no conteúdo informativo.
    .
    Como diria o velho guerreiro(o Chacrinha),“Eu vim para confundir e não para explicar”-Hahaha….
    .
    O que já fora informado sobre os projetos de renovação dos caças do Programa brasileiro,atende a todos os gostos;só esse ai da Suíça,meu Deus do céu!

  4. 1maluquinho
    O NG é um caça bom mas esse negócio de guerra assimétrica só funciona para tipos Talibã e Al Qaeda os quais não se importam em viver sob total ilegalidade internacional.
    Vejam os defensores do Iraq pós invasão sendo chamados de rebeldes pelo mundo inteiro, até aqui no Brasil.
    Assim quem pensa lutar pelo Brasil em formas somente assimétricas estar perdendo tempo pois vai ser tachado rapidamente pelos prórpios brasileiros de rebeldes, contra até invasões extrangeiras.
    O que nos dará um lugar de respeito no séc. XXI é forças convencionais funcionais e que dariam prejuizo até os EUA e apoiado por uma estratégia nuclear.

  5. O Gripen E/F atingiu na pontuação de 6,36 pontos, classificando-o como satisfatório. A graduação ia até 9 pontos. Em áreas específicas como “efetividade operacional”, foram 5,81 pontos. Em “adequação operacional”, o valor foi de 6,87 pontos. Todos os valores são significativamente mais altos que os mencionados nos relatórios vazados, publicados pela imprensa no último domingo (neles, o caça sempre mostrava notas abaixo de 6, que era o valor de referência).

    Mais a pontuação do Dassault Rafale foi de 16,47 pontos e do Eurofighter Typhoon 13,78 pontos, A graduação ia até 9 pontos. Kkkk

  6. Meus amigos o fato foi o seguinte,os Suíços testaram o GRIPEN CD,as deficiencias existem,o Relatório existe,e tem até a assinatura,o que houve e muitos mascaram é o fato:
    Os Suíços testaram o gripen Cd e compraram o EF,testaram o CD pelo fato do EF não existir na época,eu fico impressionado com a sopa de letrinas desse cada,NG,EF,CD,o fato é vc testa o CD e leva o EF,com a promessa dele ser superior,o EF nada mais é do que um Gripen CD com a eletronica atualizada,e com um aumento de combustível,e um motor melhor.Agora mudanças estruturais nada,melhoria no desenho nada.,ou seja uma gambiara de um caça fraco,esse caça gripen CD perdeu para p velho dino F-18,nem é o SH.Esse relatório é veridico,ainda bem que essa disputa parece estar entre o F18 SH e o Rafale,esse perigo de levarmos esse caça mandraque está temporariamente afastado.

  7. Se o Brasil comprar o Rafale vai ganhar um manual de como apertar porcas e parafusos, visto ser um projeto descontinuado há mais de 10 anos…
    .
    Se comprar o Gripen vai participar ativamente do desenvolvimento de um novo caça, e é disso que precisamos… Não de 3 dúzias de aviões, mas da expertize e tecnologia

  8. O Brasil não precisa de um caça das antigas… onde as madames estão esperando ou dizendo adeus à os seus ‘herois’ na base aérea.. mas sim de um que pode surgir do nada, decolar e pousar em areas precarias e ter comunicação com toda a tropa atraves de um bom data-link. Estes pontos fortes que reforçam a tatica de sobrevivencia perante um ataque com enchurradas de tomahawks e vant’s. E se for movido a biodiesel melhor ainda! Que já pode estacionar um do lado de qualquer fazenda!heuehehe O Brasil não possui defesa anti-aérea terra-ar que garanta o mínimo de sobrevivencia contra os atuais e reais ‘usurpadores’ do mundo. Além do mais é o mais barato, se for escolhido o rafale… ou o f-18, agravará os pedidos de urgencia e necessidade de mais e mais sistemas e armamentos potentes para alem de defender os aviões, também toda a estrutura de que eles necessitam para poderem existir!

  9. Dos 3 o Gripen é o que melhor se encaixa nas necessidades da FAB. O NG será bem superior às demais variantes que muitos insistem em desacreditar e criticar sem ao menos conhecer um pouco da aeronave. Apesar de o NG não estar em produção, os conceitos, melhorias e tecnologias propostas nessa nova variante já voam num Gripen “demonstrador de tecnologia” sendo que para passa-las definitivamente ao novo modelo e só um questão de tempo (não muito) e sem mais grandes investimentos necessários. Até a versão naval já tem seu “pre-projeto” onde os engenheiros suecos já sabem exatamente onde modificar e como, sendo que aí também os investimentos estariam dentro do planejado. Aparentemente a versão naval não demoraria mais que 2 anos para iniciar seus vôos de teste.

  10. RR Voce continua repetindo uma musica a musica do Gripen C/D é uma e a do Gripen NG é outra e a justificação é dizer que ele ainda não existe e ele existe e voa e ainda não é serial.O comprometimento da SAAB com o Brasil é este de termos um avião que nem a Força Aerea Sueca opera cheio de melhorias e ainda desenvolvem um motor-turbina bem mais potente potencializando ainda mais o vetor e com melhorias em autonomia de voo.Para o Brasil que busca aprender sempre foi o melhor pacote e o mais viavel a modificações a nosso bel prazer.O argumento da SAAB é forte entre nosso governo,industria e meio militar excluindo o Brigadeiro Usaf Medalha.Adapta-lo a versão naval apenas depende de pequenas modificações.Perfeitamente encaixavel no contexto de padronização e o mais indicado em assimetria a nós.O Brasil tera muito a ganhar se decidir-se pelo Gripen NG.Teremos sociedade no mesmo e liberdade para modificarmos ele como quisermos e ele é um prato cheio a versatilização e perfeitamente encaixavel ao perfil e apitidões de nossos pilotos que os escolheram por todos esses predicados e não por motivos economicos ou outro qualquer.

  11. 1maluquinho, deixe a euforia de lado. É claro que o Ministério da Defesa da Suíça iria defender a sua escolha. Mas eu quero ver eles responderam os dados contidos no relatório da Força Aérea Suíça e que foram disponibilizados no blogo do Informante. Segundo o blog do Informante, o Gripen teve a pior nota dos concorrentes, não cumpre os requisitos minimos da Força Aérea Suíça e conseguiu ser pior que os antiquados F-18. Vejam: http://codinomeinformante.blogspot.com/2012/02/rafale-e-o-vencedor-moral-da.html

  12. Infante, concordo com você, mas gostaria de salientar que a questão não é essa: não precisamos de 30 bons caças (ok, precisamos, eita paizinho, mas 30 é quase nada…). Precisamos é da tecnologia de construir caças modernos, e isso o projeto do Gripen é o único que vai oferecer em grande escala, pois os outros são projetos antigos sem novos desenvolvimentos significativos dos quais o Brasil participaria…

  13. O que que a Suiça tem pra defender alem de bancos??? Invadir a Suiça é o mesmo que sentar no vaso e colocar uma granada dentro dele.

    Seria interessante o Brasil comprar alguns Gripen só de tampax e entrar no projeto com a Turquia. Ou seja parar de acreditar e esperar a ToT e começar realmente a desenvolver tecnologia.

  14. Alguns integrantes do site precisão se livrar do efeito manada!!!!!
    Quando surge uma notícia contra ou a favor seu time de coração começam a enxovalhar o adversário de críticas infundadas e infrutíferas.
    Desde o começa tava na cara que esta notícia era 10% informação e 90% contra-informação com o intuito de denegrir o Gripen.
    A Força Aérea da Suíça fez algo que sempre defendi por aqui que é comprar o Gripen para substituir o nosso F-5.A Mesma opera uma versão do F-18 ou seja eles tem um bom caça médio e um bom caça leve,perfeito para as dimensões de seu país.
    Todo relatório oferece uma visão geral sobre o objeto estudado apresentando aspectos negativos e positivos.E pra quem caiu no canto da sereia não percebeu que só vazaram a parte ruim completamente desfavorável ao Gripen e SONEGARAM(propositalmente é claro)a parte favorável.
    O Gripen é um bom caça sim,mas ele não pode ser a linha de frente de uma força aérea,assim como o Mig 29 e o F-16 também não podem.
    Gostaria que FAB decidisse por um caça e posteriormente adiquisse o Gripen para substituir o F-5.Seria um boa escolha para nossa defesa.

  15. INFANTE é justamente isto que esta materia aqui trata e segundo a mesma de fonte oficial Suiça e não plantada por jornal Frances rsrs rsrs ALDO assino embaixo teu raciocineo meu caro desde o começo ate muitos especialistas sabem que o Gripen NG é o melhor pacote ao Brasil e para falar da versão NG so encontram um argumento que ela não existe e ela existe e basta apenas se fazer serial.

  16. Fizeram uma excelente escolha, parabéns; p o BRASIL e mt ineficiênte,baixa autonômia, e se colocassem um tanke extra , o mesmo perderia manobrabilidade, agilidade…é um pais tão grande qto MG. Foi uma boa escolha. sds.

  17. 1maluquinho… Em nenhum momento eu critiquei o Gripen ou disse que ele não existe. Muito pelo contrário. Eu entendo que ele é como um “feto” que esta sendo bem gestado e nascerá normalmente e com ótima saúde!
    Quanto a parceria com Suécia, também creio que ela seria excelente para o Brasil, até mesmo dado o exemplo que já temos de muito boa cooperação, o R-99.

  18. Infante voçe esta atrasado mano. tsc tsc.concordo contigo malukinho,alem do mais ,todos os paises sulamericanos estao torcendo para o gripen NG pois serão os unicos que eles poderão comprar para a renovaçâo de suas frotas.pois os mirage,deltas,iai finger,T37,skihanks,f5,etc etc estão com os dias contados sds.

  19. Só acredita nestas ”notas” quem quer!… O RELATORIO DA FAB que vazou não importa né, é factóide!.. mas o que vale mesmo é… heueh o que vale é o que o SUIÇO… SUPOSTO… INDIANO… SUPOSTO… o FRANCES… O VENDEDOR… HEUEH… DIZ… enfim. Quiserem outra compra entreguista ok! Livre-arbítrio!… Enchurrada de tomahawks pra voces!… =} O amortecedorzim do croissant e do hamburguer não vão suportar hein!.. ficarão também perdidinhos perdidinhos nos ‘pipocos’!..

  20. GENERAL LEE Tens razão o unico comercialmente rentavel ao Brasil é o Gripen NG ja que teremos apenas o mercado latino e Africano onde temos influencia.O Pequeno Notavel é mesmo o melhor pacote ao Brasil.E O SU35 e SU34 os melhores vetores de supremacia e a nossos empregos,o SU50MKI o melhor programa 5.0 mas falar de Sukhois é ser taxado de Comunista,potencial terrorista,subversivo.Ou então associação Brasil-Suécia-Africa do Sul para projeto 5.0 e não sonhos com Turquia e a espertease Italiana rsrs rsrs.Não temos condições de nos defendermos de levas de B2 que voam entre 13 mil e 15 mil metros de altura.Não temos sistemas e redes de antecipação e muito menos defesas antiaereas e antimisseis e ficam os tolos se iludindo com vetores aeronauticos e NAes e Sub Nukes carecas e banguélas rsrs Vamos bater o Record de submersão para alegria geral da nação.

  21. O gripen NG é um caça intereçante para equipar o futuro porta-aviões da Marinha. Se o governo basileiro desse carta branca para a FAB,(comprar) com certeza Rafale,Gripen e F/A-18 não estariam na lista de compra.

  22. A questão agora é bem clara. Não é o poder do VETOR que esta em jogo…senão escolheriamos Sukois de certo…o que realmente esta em jogo é assimilar tecnologia para desenvolvermos e produzirmos nossos VETORES…falta alguns conhecimentos críticos para tal…e a SAAB é o caminho CERTO para isso…já temos varias parcerias com eles em varios segmentos e são HONESTOS em suas promessas.
    Eu também não confio na FRANÇA/DESSAULT e muiiiiiiiito menos na USA/BOENG…Que venha a SAAB…
    Porém por outra óptica, pode estar ocorrendo o loby GOVERNO/EMPRESA…SUÍÇA/SAAB…a matéria anterior negativa ao Gripen pode ter tido repercuções relevantes entre SAAB e governo…que reviram suas perspectivas para não guilhotinar o produto de seu próprio país…e agora 1maluquinho?

  23. Porém por outra óptica, pode estar ocorrendo o loby GOVERNO/EMPRESA…SUÍÇA/SAAB…a matéria anterior negativa ao Gripen ESPECULATIVA OU NÃO, pode ter tido repercuções relevantes entre SAAB e governo…que reviram suas perspectivas para não guilhotinar o produto de seu próprio país…e agora 1maluquinho?

  24. Complicado. Vamos comprar, de quem nos passar a tecnologia de fabricação.
    Dizem que o Gripen tem sistema de outros países,inclusive dos EUA.
    ….
    JAS-39 Gripen da sueca Saab (que utiliza turbina americana)

    Os americanos poderão vetar …

  25. Dandolo, o Gripen usa turbina americana, no caso do Gripen NG é a mesma do Super Hornet, da GE se não me engano. Mas vou dizer o que já tinha dito num outro tópico a um certo tempo. O que o Brasil precisa é decidir o que ele quer do FX-2. Se for para substituir o F-5, que é mais um avião treineiro do que tudo com uma capacidade de ataque media a pequena, vamos de Gripen. Agora se for para ser a frente da FAB, os aviões de superioridade aérea ou de ataque pesado vamos de Rafale(que pode fazer ataques nucleares). Porém além de tudo isso precisa se determinar a ToT. Para mim quem tem que determinar o que e como é o governo brasileiro e deixar claro e em bom português/inglês/francês ou seja lá o que se fala na Suécia as tecnologias que queremos e não só conhecer a teoria, mas como produzi-las e com total independência. E se eles não aceitarem, procuramos quem aceita, e azar o deles.

  26. Os Gripens CDEFNG é pura furada de sapato velho…rss….nao adianta ter versões se o caça é pequeno, não voa bem com cargas, e sempre faz a pior pontuação nas avaliações que participa, como na India e Suiça.
    Não adianta, pois conseguiu ser inferior a um velho Hornet legacy e se realmente for pra Suiça, voará na 2a linha e os velhos Hornets continuaram na 1a linha…kkkkkkkkk

Comentários não permitidos.