Alemanha deve receber 10 mil estudantes brasileiros até 2014

Cerca de 10 mil estudantes brasileiros devem ser recebidos nas universidades alemãs até 2014 como parte do programa Ciência Sem Fronteiras.

Em visita ao Brasil, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, anunciou seu país vai participar do projeto.

O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, também aposta no acordo para qualificar o ensino nas universidades brasileiras como uma parceria de longo prazo. “A iniciativa nos dá certeza que as duas sociedades continuarão estabelecendo laço de cooperação por muito tempo”.

O programa Ciência sem Fronteiras, lançado pelo governo federal em 2011, visa a qualificar estudantes de graduação e pós-graduação no exterior, além de aumentar a presença de pesquisadores estrangeiros no Brasil.

Patriota também anunciou a visita da presidenta Dilma Rousseff à Alemanha no próximo mês. Será a primeira visita na condição de presidente. Em 2009, Dilma esteve no país como ministra-chefe da Casa Civil.

Fonte: Ag.Brasil via Folha de São Paulo

13 Comentários

  1. Toneladas de Diplomacia – Porta-aviões americano deixa Golfo Pérsico sob vigilância do Irã


    O porta-aviões americano Abraham Lincoln cruzou nesta terça-feira pelo Estreito de Ormuz ao fim de uma missão de pouco mais de três semanas no Golfo Pérsico, onde entrou apesar das ameaças recebidas do Irã. A rede de emissoras de rádio públicas NPR citou relatórios a partir do Golfo que indicam que o porta-aviões nuclear, com mais de 5,7 mil marinheiros e pilotos a bordo, estava acompanhado de navios de guerra da França e do Reino Unido em sua segunda travessia pelo estreito.

    Em dezembro, depois que o porta-aviões John Stennis e outras embarcações de seu grupo de combate concluíssem a missão no Golfo Pérsico e passassem pelo Golfo de Ormuz, um porta-voz do Governo do Irã advertiu aos EUA que o país não devia enviar outro porta-aviões ao Golfo Pérsico. O Estreito de Ormuz é uma via de navegação de 50 km de largura próximo da costa do Irã e de Omã. Por ali transita quase 25% do petróleo exportado por via marítima no mundo.

    Sem incidentes, o Abraham Lincoln entrou no Golfo Pérsico em 22 de janeiro e retornou nesta terça ao Golfo de Omã onde está o porta-aviões americano Carl Vinson com seu grupo de combate. A imprensa americana cita o relatório de um jornalista britânico, a bordo do Lincoln, pelo qual a trajetória do porta-aviões foi vigiada de perto por embarcações de patrulhas do Irã, uma delas chegou a 800 m do Lincoln.

    Outro relatório citado pelo NPR aponta que os operadores de radar do Lincoln detectaram um avião não-tripulado iraniano e um helicóptero de observação no espaço aéreo iraniano nas proximidades do Estreito de Ormuz. Com a chegada do Lincoln ao Mar de Arábia em 19 de janeiro foi restabelecida a presença de dois porta-aviões na área, como recomenda a estratégia do Pentágono para a região.

    O secretário da Defesa, Leon Panetta, declarou então que a presença naval americana não mudará e que o nível atual era suficiente para lidar com qualquer situação que surgisse. O Golfo foi palco de tensões entre os EUA e o Irã nos últimos meses por causa das ameaças de Teerã de fechar o Estreito de Ormuz, a porta ao Golfo Pérsico e ao petróleo.

    Com deslocamento de mais de 100 mil t, o Lincoln tem uma tripulação naval de 3,2 mil soldados e um contingente aéreo de 2,4 mil soldados. O Carl Vinson, acompanhado de um cruzeiro e um destróier, chegou à região em 11 de janeiro para substituir a embarcação John Stennis

  2. .
    leia tambem
    .

    Rafale volta a ser o favorito do governo brasileiro, diz jornal
    .
    A decisão do governo indiano de iniciar “negociações exclusivas “ para a compra de 126 aviões de caça Rafale para renovar sua frota, terminou com as preocupações do Brasil, muito reticente com o fato de que o modelo nunca tinha vendido fora da França, afirma nesta segunda-feira o diário econômico Les Echos.

    Citando fontes do governo brasileiro ouvidas pela agência de notícias Reuters, o diário econômico afirma que o Brasil vai “muito provavelmente” escolher o caça Rafale para equipar sua força aérea, o que pode representar um segundo sucesso do aparelho no exterior. Até hoje, o caça Rafale perdeu todas as concorrências e só foi comercializado com o governo da França.

    Mas apesar do fim das reticências da presidente Dilma Roussef sobre o modelo Rafale, após a decisão do governo da Índia de negociar com a fabricante Dassault, o Brasil não deverá anunciar sua decisão antes das eleições presidenciais francesas de 22 de abril e 6 de maio, para o tema não ser explorado politicamente, afirma o jornal.

    A presidente Dilma e seus principais conselheiros estão convencidos de que a oferta da Dassault para a aquisição de 36 aviões de caça para modernizar a frota brasileira é melhor do que a de seus concorrentes Hornet F18 da americana Boeing e do Gripen da fabricante sueca Saab.

    “Dilma Roussef considera esse contrato como uma grande mudança que vai remodelar as alianças estratégicas e militares do Brasil para as próximas décadas, dentro de um contexto em que o país está em vias de se tornar um dos líderes da economia mundial”, escreve o Les Echos.

    Lembrando da visita do ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, a Nova Déli na semana passada, o jornal comenta que a proposta da Dassault é a melhor combinação para cumprir as exigências do governo brasileiro, ou seja, de adquirir um modelo de grande qualidade e com transferência de tecnologia.

    “Com a decisão da Índia, o Rafale será muito provalvemente o vencedor (da licitação) aqui”, declarou, pedindo anonimato, um fonte que acompanha as negociações do Brasil para a escolha do caça

  3. .
    mais uma ae plano brasil
    .
    .Argentina quer as Malvinas, mas não reconhece os soldados que lutaram por ela
    Protesto de ex-soldados das Malvinas acaba em violência
    .
    Jovem ferido é preso por policiais durante protesto de ex-soldados das Malvinas, em Buenos Aires – Foto: EFE Ex-soldados argentinos que pedem para ser reconhecidos como veteranos da Guerra das Malvinas protagonizaram nesta terça-feira violentos incidentes com membros das forças de segurança durante um protesto na principal avenida de Buenos Aires. Pelo menos 24 manifestantes foram detidos como resultado dos incidentes registrados na avenida Nove de Julho, quando os ex-soldados entraram em conflito com os policiais, com pedras e gás lacrimogêneo, disseram os ativistas.

    Além disso, três policiais ficaram feridos como consequência dos enfrentamentos, afirmou a televisão local. Os manifestantes pedem para ser reconhecidos como veteranos de guerra porque cumpriam o serviço militar obrigatório quando começou a disputa pelas Malvinas, em 1982, e foram mobilizados ao sul argentino, embora não tenham chegado a combater e não sejam considerados veteranos de guerra.

    “Nós há anos estamos reivindicando de forma pacífica em legislações, trabalhamos, nos reunimos, e esclarecemos permanentemente nosso projeto. As Malvinas são uma causa aberta”, disse à agência EFE Jorge Cañete, um dos manifestantes. “Não podemos fazer projetos internacionais quando há projetos internos que ainda não foram resolvidos. Nós não somos ex-combatentes, mas somos partícipes. Somos parte da História”, disse.

    Os manifestantes, vários deles vestidos com os tradicionais uniformes do Exército, tinham se prostrado na noite de segunda-feira na avenida Nove de Julho e nesta manhã interromperam o bloqueio, mas duas horas depois retomaram o protesto. Os incidentes começaram depois que os policiais tentaram expulsar os manifestantes com um caminhão-pipa, a cerca de 400 metros do Obelisco. Cañete considerou “exagerada” a reação policial e afirmou que “é a primeira vez que é realizada uma medida e reprimida brutalmente”.

    O protesto coincide com a renovada tensão entre a Argentina e o Reino Unido pela soberania das ilhas, quando se aproxima o 30º aniversário do início da guerra na qual morreram quase 900 pessoas. A disputa, que terminou com a derrota da Argentina, se desenvolveu entre abril e junho de 1982.

  4. MUITO BOM, intercambio com paises do gabarito da alemnha e sempre importante,boa sorte a todos.


    tirando a ocasião em que nosso exercito teve que ir a europa chutar o rabo de facistas e nazistas (que tristaza nosso pais não honrar nossos herois ) o BRASIL sempre teve exelente relacionamento com a grandiosa e imortal ALEMANHA, todos temos nossos’ passados de absurdos gloriosos” o importante e aprender com ele, e a ALEMANHA aprendeu sua dolorosa lição, hoje e um dos melhores paises do mundo .

  5. A EDUCAÇÃO LIBERTA
    .
    .
    Muito bom,o caminho é esse.
    .
    Os países asiáticos investiram na educação e o resultado é o que se vê.
    .
    Oxalá que o governo brasileiro,invista também nos aparelhos de educação do Brasil,nas escolas(do ensino fundamental),faculdades,nos centros tecnológicos e nos professores;buscando o mesmo nível que o da Europa e dos EUA.

  6. E falando em cooperação de alto nível,temos mais ainda.
    .
    .
    ********(trechos do original).
    .
    Brasil e Finlândia querem ampliar cooperação em tecnologia
    .
    Brasil e Finlândia podem desenvolver novos projetos nas áreas de energias renováveis, telecomunicações, sistema de alerta antecipado de desastres e tecnologia de defesa naval. A informação foi dada nesta terça-feira (14), pela presidente Dilma Rousseff, após se reunir com o primeiro-ministro daquele país, Jyrki Katainen, para discutir um novo acordo cooperação em ciência, tecnologia e inovação.
    .
    .

    (…) Também está prevista uma parceria entre os dois países por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Dilma também lembrou que 12 universidades finlandesas já são parceiras de instituições de ensino brasileiras, o que pode ser ampliado com o programa Ciência sem Fronteiras.
    .
    “Queremos também intensificar a troca de experiências em educação básica, área em que a excelência finlandesa é reconhecida mundialmente”, disse a presidente. (…)

    .
    *************
    .
    (*)fonte:Blog do Planalto
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=175706&id_secao=1
    .
    .
    Peço a Deus que os canalhas que estão na escuridão,não consiga melar tudo e que,o povo brasileiro estejam envolvidos e comprometidos com o desenvolvimento do Brasil.
    .
    Não cruzemos os braços e fiquemos pacientemente vendo que tais vis “pessoas”,sabotem o nosso futuro e dos nossos filhos.
    .
    Este século será o nosso!

  7. Nobres colegas, Eu recomendo cautela com estes países da Europa
    Eles encheram o Brasil de Ongs. Se esqueceram do tratamento da Alemanha e França para com a Grécia? A Noruega andou correndo para terminar a construção de abrigos nucleares antes de 2012. A Elite destes paises está ficando desesperada por recursos naturais.

  8. Todo o dinheiro investido em educação de maneira responsável e inteligente, com certeza terá o seu retorno, que muito nos ajudará no nosso desenvolvimento.

  9. Gosto muito das relações brasil/alemanha em todas areas!
    A alemanha é uma nação importante se não a maior do ramo de tecnologia!
    Qualquer pesquisa de ponta em qualquer canto do mundo tem 1 alemão no meio hahahaha

Comentários não permitidos.