Amadurece o planejamento de compras para reaparelhamento das Forças Armadas

Imagem ilustrativa, Fremm Italiana : Turbosquid autor Stefano Tartarotti

O amadurecimento de um plano estratégico de compras de longo prazo foi o que a plateia da Conferência Anual de Defesa pode perceber durante as apresentações do Exército e da Marinha. O evento aconteceu em Brasília, entre os dias 17 e 19 de outubro, e contou com a participação da nata das Forças Armadas e representantes da Indústria de Defesa, debatendo as perspectivas do Plano da Defesa Nacional.

“Não se pode mais contar com as chamadas compras de oportunidade” afirmou o consultor da Fipecafi, Bruno Pereira, que acompanhou os três dias do encontro. Pereira observou que o Exército e a Marinha demonstraram maior maturidade na avaliação de suas demandas futuras, “levando em conta aspectos como capacidade operacional e reconhecendo que o reaparelhamento das Forças envolve processos de compra muito complexos que devem ser bem planejados” explicou.

Durante a Conferência, o Exército e a Marinha apresentaram o perfil de equipamentos e serviços que pretendem adquirir futuramente. A lista inclui mais de 20 submarinos – incluindo seis nucleares – navios de diversos tipos e aeronaves. Só de aeronaves de interceptação e ataque serão 48, até 2047. Três tipos de navios patrulha também estão na lista. Ao todo serão 62 compras desse tipo de embarcação até 2030. Há ainda helicópteros, serviços e tecnologias das mais diversas áreas e outros equipamentos.

“Nosso plano é bastante ambicioso. Não se pode almejar a aquisição de tudo, mas priorizaremos o grupo de navios previsto no pacote do Programa de Obtenção de Meios de Superfície [ProSuper]”, disse o coordenador do Programa de Reaparelhamento e diretor geral de Material da Marinha Brasileira, contra-almirante Rodolfo Henrique de Saboia.

O oficial citou também alguns objetivos pretendidos pelo Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, destinado a monitorar e controlar o espaço aéreo e marítimo brasileiro. “É uma oportunidade de recuperarmos e incentivarmos o crescimento da base industrial instalada, e de elevar o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação em nosso país, por meio da ampliação do fornecimento às forças Armadas”, concluiu o militar.

O general de brigada Walmir Almada Schneider, da 7ª subchefia do Estado Maior do Exército, apontou as aquisições pretendidas pelo Exército. “Temos de estar na fronteira dos conhecimentos relativos a quatro áreas: nanotecnologia, robótica, inteligência artificial e fusão de dados. Essa é uma realidade desafiadora vivida por todos os exércitos do mundo”.

Para Schneider, o aspecto humano é fundamental para o melhor proveito das tecnologias, principalmente do setor cibernético. “Queremos jovens com consciência situacional, capazes de assimilar com maior facilidade as tecnologias, porque a revisão do perfil dos nossos militares é contínua”, disse ao reforçar o peso que a informação terá para o “soldado do futuro” e para as suas condicionantes, em meio a fatores como a possibilidade de guerras cibernéticas.

Sobre a participação da indústria, o consultor da Fipecafi fez uma comparação com a realidade de outros países. “Em todo o mundo, a ampliação da Indústria de Defesa passa obrigatoriamente pela redução do número de laboratórios estatais e pelo aumento da participação da iniciativa privada em pesquisa e desenvolvimento” explicou. “A Indústria deve se adiantar e apresentar sugestões para as Forças, criando a demanda. A Indústria Nacional de Defesa deve ter uma postura proativa” concluiu Pereira.

A Conferência Anual de Defesa foi promovida pela Clarion Events, com o patrocínio da Denel do Brasil, Oscar Iskin, General Dynamics, Cristianini CBRN, Northrop Grumman, e ISDS.

– – – – – – – – –
AUTOR: Marcelo Toledo, com informações da Agência Brasil.

SOBRE A CLARION
Por mais de 60 anos, a Clarion Events dedica-se à promoção e organização de feiras de negócios, eventos e congressos. Reúne aproximadamente 700 mil pessoas em mais de 100 eventos realizados ao redor do mundo. O escritório brasileiro da Clarion é responsável pelas Conferências Anuais de Defesa e Segurança, pela ConMar e SegBrasil, além das feiras LAAD.

30 Comentários

  1. Lamento dizer mas isso é mais uma falácia,mais uma promessa vã,conversa pra boi dormir!
    Ainda nem resolvemos o caso do FX2,já adiamos o prazo para construção do submarino nuclear que já tem mais de vinte anos !
    E estamos falando em 20 submarinos – incluindo seis nucleares – navios de diversos tipos e aeronaves. Só de aeronaves de interceptação e ataque serão 48, até 2047. Três tipos de navios patrulha também estão na lista. Ao todo serão 62 compras desse tipo de embarcação até 2030. Há ainda helicópteros, serviços e tecnologias das mais diversas áreas e outros equipamentos.
    Tem gente é ganhando dinheiro com essas palestras intermináveis para debater sobre a defesa do BRASIL !
    Eu como muitos já estou saturado de tanto discurso e nenhuma atitude prática, nenhuma ação que nos leve a ter esperança !
    É COM RAIVA,TRISTEZA E PESAR QUE TENHO QUE ADMITIR QUE OS GOVERNOS DESSE PAÍS NUNCA FORAM SÉRIOS,E QUE VIVEREMOS AINDA UM LONGO TEMPO À MARGEM DA CIVILIZAÇÃO MODERNA POR CAUSA DA INANIÇÃO DE NOSSOS DIRIGENTES E A FALTA DE RESPEITO DE NOSSO POVO PARA COM O NOSSO PAÍS !

  2. Estratégia somente pra 2050! isto se tudo der certo, talvez até lá nem precisamos de mais nada, pois talvez já nos tomaram tudo.

  3. Jesus, quanta marmelada de uma só vez.

    Ao contrário do que pensam, eu não estou torcendo contra, más sim a favor. o que chateia é ver como são tratadas as coisas por aqui, no nosso país e depois ter que ler uma notícia destas. É de encher os olhos ler isso tudo, más é pensar duas vezes antes de acreditar.

    Esta notícia, tem a mesma intensidade de anos atrás quando anunaciavam o FX. Criou-se uma imensa expectativa e até agora nada. Sem contar que estavamos e ainda estamos falando de meros 36 jatinhos.

    Imaginem quantos anos não ficaremos a discutir tudo isso ai da lista. Acho que meu neto vai ter bastante assunto.
    E olhem que eu só tenho 35 anos e nem pai eu sou ainda.

  4. Enquanto nossos tanques atirarem nossos navios boiarem nossos aviões voarem não precisamos de mais nada…. Penssamento dos Politicos…

  5. Calma camaradas! Penso que a cúpula militar das nossas FFAAs
    não iriam participar de uma tão importante conferencia para transmitir lorotas de petistas. Nossos militares são mesmo eh realistas. Esse pessoal carrega em mente o que for melhor para o país. Podem ter certeza do que eu digo caros amigos, a nossa defesa vai ser sim, incrementada e isso eh até mesmo uma imposição feita pelos acontecimentos relativos a um maior vigor econômico do país, e como todos sabemos, uma nação que possui riquezas deve estar preparada para a correta defesa dessa e por consequência, sua soberania. E apesar dessa infindável licitação FX2, penso que as coisas estão sim avançando.

  6. definitivamente e o pais do futuro 2047 eu estarei com 77 anos. isso se ainda estiver vivo e vocês?
    quando chegar 2047 ai vão dizer em 2100 nos teremos !!!!!!
    um abraço amigos

  7. Eu acho até graça quando se fala em “atualizar”, “reequipar”, “potencializar” nossas Forças Armadas… Nunca teremos (no atual cenário político nacional e internacional) armamento eficaz e de ponta! Não podemos comprá-las tampouco produzi-las sem sofrer embargos e retaliações internacionais. Não podemos nem sonhar com armamento nuclear que é o único meio eficiente de dissuasão; não podemos construir nem comprar mísseis com alcance superior a 300 km!!! O Iraque e a Líbia tiveram sua aviação destruída no chão… essa parnafenália de caças, tanques, submarinos só serve para assustar a Venezuela e olhe lá. Como disse o finado Enéas: ” O país com arma nuclear faz os outros sentarem e negociar.”

  8. AMIGOS!!!.Nâo sei quanto a vocês mas já estou mais rouco que o lula(queira DEUS que ele se recupere dessa doença)de tanto falar sobre esse assunto que,pra dizer a verdade esta ficando MASSANTE.Esses prazos de reaparelhamento das forças armadas é uma vergoha.Adquirir 20 submarinos,tantos navios,tantos helicopteros até 2050!!!!.Isso sem falar nessa novela MEXICANA que se chama FX e que ainda não foi finalizada.SENHORES COMANDANTES DA MARINHA E DO EXERCITO:Se querem realmente convencer a populaçâo ou alguen de que queren equipar as forças armadas que tal resolver logo a questâo do reaparelhamento da FAB.Ao inves de adquirir MISEROS 36 CAÇAS,compre logo um lote de 100 unidades,se quer realmente demonstrar que vai investir nas forças armadas.E qual é o problema de tomar tal inicativa??,falta de verbas no orçamento,falta de recursos adicionais(imposto destinado as forças armadas)eu creio que nâo!!.DINHEIRO TÊM AMIGOS,querem ver:DE ACORDO COM A RECEITA FEDERAL(DADOS DE 2008 E ATUAIS),É SONEGADO ANUALMENTE MAIS DE 200 BILHÔES DE REAIS EM IMPOSTOS DOS COFRES PUBLICOS.Bastaria simplesmente metade desse dinheiro do SONEGÔMETRO para: investir uma parte na saude que esta uma penuria e a outra parte equipar as forças armadas.Como vocês podem ver dinheiro têm;basta um pouco de vergonha NA CARA PRA ACABAR COM O SONEGÔMETRO E UM POUCO MAIS DE ATITUDE PRA MODERNIZAR nossas defesas.Bem agora passo a palavra ao demais participantes,afinal esse blog é democratico.Abraço a todos!!!!!!

  9. Sinceramente é uma mereca considerando as dimenções do nosso pais,com outros que são considerados potencias mundial,GENTE tirando a russia o Brasil é maior que toda a europa junto incluindo a inglaterra,o estado de são paulo se equipara a alemanha em espaço fisico e tem a metade da população alemã que é um pais e dos mais desenvolvidos do mundo,o estado da bahia se equipara ao tamanho da frança,temos mato grosso que é maior que a inglaterra,só para vcs terem uma ideia,estes são as principais potencias da europa,considerando no minimo teriamos que ter as forças da alemanha,inglaterra,frança, e pelas nossas dimenções ainda seria pouco,o brasil hoje

    teria que ter no minimo, 40 submarinos convencionais e uns 12 nucleares para ter uma media defesa no mar sem falar nos demais navios porque ao meu ver quem manda no mar em defesa são os submarinos é ai a arteria central de uma boa defesa no mar,e em terra caças e pilotos bem treinados capacitados e com munição da melhor quelidade,helicopteros de transporte ataque em grande quantidade,brasil no minimo 600 só de ataque hoje 300 de tranporte,caças de superioridade aérea no minimo 1200 acham que estou exagerando,não não estou só a inglaterra tem mais de 1000 aéronaves de guerra,e este material belico tem que ser contruido aqui,gerando emprego renda e tecnologia,caças tipo supertucano deveriamos ter mais de 1000,são bons economicos e na fronteira ,para manter a ordem aérea o melhor do mundo,bombardeiros 150 para nos estava bom pois não estamos em guerra e para defesa os caças são melhor,e desenvolver capacidade supersonica em nossos miceis e torpedos que são uma das principais armas de hoje,temos que ter governo que saiba administrar este pais pois é imenso e rico comparados a outros que se disem potencias.

  10. Governo mediocre, não tá percebendo que defesa é coisa séria, tem que ser tratada no nivel da presidência; a defesa não pode mais ficar dependente do orçamento anual e por conta do esforço tão somente do ministerio da defesa; deve haver interesse presidencial nessa questão, inclusive pra gerar a capacitação tecnologica que nosso parque produtivo vai usar e precisar adiante agregando valor há nossa exportações; vamos gastar uma fábula pra FIFA simplesmente lucrar as nossas custas e não temos fundo da defesa desatrelado ao viciado orçamento que passa pelo congresso nacional; isso só significa que estamos vivendo a sazonalidade favoravel da economica mundial, qdo os desenvolvidos retornarem a toda carga voltaremos a ser a sétima economica de sempre!É lastimavel a seriedade com que se trata a defesa nesse país!Tudo é uma questão de postura daquilo que se quer ser e como se vê nesse contexto, verdade que somos ainda pretensa potencia de araque, só pra encher os egos desses mediocres da esplanada do ministerio ou do planalto!

  11. eu sinceramente acho que mesmo que o brasil esteve no atrazado todos esses governos anteriores trinta anos para ficar razoavelmente mais ou menos é muito tempo a maioria dos comentaristas aqui não estarao mais vivos até eu que sou mais novinho RsRs tambem não vou estar em pronto emprego

  12. O que na realidade me impressiona é o fato de que a Força Aérea Brasileira, conforme se pode deduzir na leitura do texto, não apresenta grau satisfatório de maturidade que a nivele as demais forças no quesito em comento.

    Espero realmente estar equivocado, mas ao que se percebe existe um fracionamento tendencioso e nocivo aos interesses maiores dessa Corporação. Muita politicagem interna e pouca atitude no sentido de efetivamente decidir que caminho deve ser seguido hoje e no futuro próximo.

    Os Brigadeiros e pilotos não se entendem, não falam a mesma língua, sem falar que a reserva da Corporação mais atrapalha que ajuda com os seus pitaques intempestivos, dificultando a solução de problemas que já deveriam estar resolvidos e favorecendo o desenvolvimento da nossa defesa aérea.

  13. Esses prazos é uma tatica para desentocar os inimigos. Quem quiser tentar alguma coisa contr o Brasil tera que agir ante do ctermino deste reaparelhamento,para diminuir a chance de sofrer dano, assim terão que apressar seus preparativos.
    Provalmente o reaparelhamento poderia ser conseguido em um curto espaço de tempo, assim se o possivel inimigo começar os preparativos, os programas de reaparelhamentos seriam acelerados ao máximo.

  14. Eu estou preocupado com a questão de padronização do armamento, nos não conseguiremos ultrapassar a marca dos 60% de nacionalização das peças e isso significa que vamos depender de um único país para 40% de nossa construção e manutenção. Acho que deveríamos dividir o numero de armamentos entre dois diferentes fornecedores.

  15. Eita-lá-lá!! Tô cansado, viu?! Na empresa em que trabalho o que mais eu ouço da direção (diretor e gerentes) é sobre planejamento… Planos, planos e mais planos! E nada sai do papel… a situação da peãozada continua a mesma: equipes reduzidas e insatisfeitas para atender um número cada vez maior de clientes (trabalho no comércio, caso não tenha comentado) salário baixo e muitas promessas. Tô a ponto de “jogar a toalha”. Peraí… tô confundindo ou misturando as coisas? Era sobre o Brasil que vocês falavam?

  16. Se querem um plano seguro e continuável a Fas devem se próativas mesmo!!
    julio cedro
    Agente só ve coisas no papel, isso frustra mesmo. Ótimo comentário pois o problema nacional não é só de governo mas de troda a nação.

Comentários não permitidos.