De olho no RFI da USAF para 100 aeronaves similares ao Super Tucano, EMBRAER promoverá avião nos EUA

A Embraer participa pela primeira vez da Exposição Tecnológica e Conferência Aeroespacial Anual da Associação da Força Aérea dos Estados Unidos (AFA – Air Forca Academy). A 24ª edição do evento acontecerá de 14 a 16 de setembro no Gaylord National Hotel & Convention Center em Potomac, National Harbor, Estado de Maryland, a poucos minutos do centro de Washington, D.C. No evento, a Embraer promoverá seu produto de maior sucesso para o mercado de defesa: o Super Tucano, um turboélice de ataque leve e treinamento avançado com um ou dois assentos.

“A Exposição Tecnológica e Conferência Aeroespacial Anual da AFA é um dos eventos mais importantes do setor”, afirma Acir Padilha, Diretor de Marketing e Vendas da Embraer para o Mercado de Defesa. “Por isso, estamos satisfeitos pela oportunidade de promover o Super Tucano, a única aeronave turboélice em produção no mundo, com baixo custo operacional, testada em combate e projetada especificamente para contra-insurgência, conflitos irregulares/não-convencionais e missões diurnas e noturnas, bem como treinamento avançado.”

De um total de 169 aeronaves vendidas até o momento – das quais 99 para a Força Aérea Brasileira (FAB), a Embraer possui pedidos das Forças Aéreas do Chile, Equador, e República Dominicana. O Super Tucano opera atualmente com sucesso nas Forças Aéreas Brasileira e Colombiana, executando vigilância de fronteiras e missões operacionais.

Fonte: Blog do Vinna

5 Comentários

  1. A estrela do Super Tucano é sua eletrônica.

    Nesse ponto pode-se dizer com tranqüilidade que o Super Tucano é o mais avançado avião turboélice em operação.

    O Super Tucano está equipado com um sistema de transmissão e recepção de dados via datalink fornecido pelo rádio Rohde & Schwartz M3AR (Série 6000) com proteção eletrônica das comunicações, como salto, criptografia e compressão de freqüências.

    O FLIR é usado para navegação através de uma visão infravermelha de alta resolução que funciona de dia ou a noite podendo, ainda, designar um alvo para ataque.

    Cabe observar aqui que o FLIR do Super Tucano está integrado ao óculos de visão noturna NVG ANVIS-9 da ITT, garantindo uma total capacidade de operações noturnas ou com baixa visibilidade com segurança.

    Para proteção da aeronave há um sistema de alerta de radar RWR e um sistema de alerta de aproximação de míssil MAWS. Há, ainda, um lançador de iscas tipo chaff e flares para despistar mísseis guiados a radar e a calor (IR).

    Todos esses sistemas são controlados de uma cabine especialmente feita para facilitar a vida do piloto, podendo ser considerada, também a mais moderna cabine de um avião turboélice em serviço atualmente.

    Nesta cabine, o piloto fica sentado em uma “banheira” blindada, capaz de suportar impactos diretos de munição .50 (12,7 mm). Essa blindagem foi instalada nos tanques internos do Super Tucano, também.

    O armamento disponível para o Super Tucano é bastante variado e relativamente pesado, considerando que se trata de um avião turboélice.

    O Super Tucano é um interessante avião de apoio aéreo aproximado para as tropas em terra.
    Uma flexibilidade que justifica seu valor tático para a força.

    Sou fã deste avião, e digo, é só uma questão de tempo e ” oportunidade ” e ele aínda vai dar muito o que falar.

  2. A Força Aérea Colombiana já opera 25 Super Tucanos encomendados em maio de 2005.

    Essas aeronaves vêm demonstrando uma eficiente performance em missões de patrulhamento do espaço aéreo colombiano, tendo já participado de bem sucedidos ataques contra guerrilheiros das FARC.

    O governo colombiano está negociando com a Embraer a aquisição de um lote adicional de aeronaves de treinamento avançado e ataque leve EMB-314 Super Tucano.

    Segundo informações de fontes confiáveis, seriam 10 aeronaves ao custo total de aproximadamente US$ 70 milhões.

    [” Sou fã deste avião, e digo, é só uma questão de tempo e ” oportunidade ” e ele aínda vai dar muito o que falar. “]

  3. A Força Aérea Colombiana já opera 25 Super Tucanos encomendados em maio de 2005. Essas aeronaves vêm demonstrando uma eficiente performance em missões de patrulhamento do espaço aéreo colombiano, tendo já participado de bem sucedidos ataques contra guerrilheiros das FARC.

    O governo colombiano está negociando com a Embraer a aquisição de um lote adicional de aeronaves de treinamento avançado e ataque leve EMB-314 Super Tucano.

    Segundo informações de fontes confiáveis, seriam 10 aeronaves ao custo total de aproximadamente US$ 70 milhões.

    Fonte :
    http://www.tecnodefesa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1044:mais-super-tucano-para-a-colombia&catid=35:noticias&Itemid=55

  4. GILBERTO AMARAL

    Tucanos voam para os States
    Nesta guerra econômica que se trava entre empresas aéreas estrangeiras e brasileiras, a Embraer acaba de vender para os EUA, nada mais nada menos, que 100 tucanos. E não para por aí. Uma nova remessa de tucanos será vendida para aquele país. A informação foi dada a este colunista pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim.

    E em relação ao “blá blá blá” sobre a compra dos jatos supersônicos, ainda não há nada de concreto. Como eu disse, não passa de um “blá blá blá”.

    Fonte : NOTIMP: 272/2009 de 29/09/2009
    Terça, 29 de setembro de 2009.

Comentários não permitidos.