O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira que o país vai receber em breve mísseis de fabricação russa com alcance de 300 quilômetros.
“Em breve alguns foguetinhos estarão chegando. E eles não falham”, disse Chávez na capital venezuelana, Caracas, após voltar de uma viagem de 10 dias por países da África, Ásia e Europa, entre eles a Rússia.
Chávez disse que os mísseis são apenas para uso defensivo.
“Não vamos atacar ninguém, estes são apenas instrumentos de defesa, porque nós vamos defender nosso país de qualquer ameaça, venha de onde vier”, afirmou.
Nota Do Blog
Segundo o site Area militar, a Venezuela teria adquirido na verdade não mísseis S-300PMU de defesa anti-aérea conforme o Plano Brasil publicou baseando-se nas negociações que Caracas vinha fazendo com a Rússia, mas sim os mísseis táticos de ataque SS-26 «Stone» ou «Iskander» na designação russa que utiliza o míssil 9M726, com um alcance reconhecido de 280km, mas que pode atingir os 300km.
Trata-se de um equipamento com um alcance máximo que foi limitado a 300km para se enquadrar dentro dos acordos de limitação de armamentos assinados entre os Estados Unidos e a União Soviética. É um sistema móvel que utiliza um camião 8×8 da MZKT, embora possa utilizar outros tipos de sistema de lançamento.
a informação carece de esclarecimentos, portanto apuraremos…
4 Comments