Venezuela compra mísseis russos

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira que o país vai receber em breve mísseis de fabricação russa com alcance de 300 quilômetros.

“Em breve alguns foguetinhos estarão chegando. E eles não falham”, disse Chávez na capital venezuelana, Caracas, após voltar de uma viagem de 10 dias por países da África, Ásia e Europa, entre eles a Rússia.

Chávez disse que os mísseis são apenas para uso defensivo.

“Não vamos atacar ninguém, estes são apenas instrumentos de defesa, porque nós vamos defender nosso país de qualquer ameaça, venha de onde vier”, afirmou.

Fonte: BBC Brasil

Nota Do Blog

ss-26
Imagem: Turbo squid

Segundo o site Area militar, a Venezuela teria adquirido na verdade não mísseis S-300PMU de defesa anti-aérea conforme o Plano Brasil publicou baseando-se nas negociações que Caracas vinha fazendo com a Rússia, mas sim os mísseis táticos de ataque SS-26 «Stone» ou «Iskander» na designação russa que utiliza o míssil 9M726, com um alcance reconhecido de 280km, mas que pode atingir os 300km.

Trata-se de um equipamento com um alcance máximo que foi limitado a 300km para se enquadrar dentro dos acordos de limitação de armamentos assinados entre os Estados Unidos e a União Soviética. É um sistema móvel que utiliza um camião 8×8 da MZKT, embora possa utilizar outros tipos de sistema de lançamento.

a informação carece de esclarecimentos, portanto apuraremos…

Fonte: Area Militar

4 Comentários

  1. Temos uns “foguetinhos” de alcance = ou maior? Não acredito, espero estar errado.O Hezbollah mostrou ao poderoso Israel o q uma chuva de misseis causa, era só + um pouco de misseis em ponto bem especificos e teriam causado a maior baixa entre civis sionistas. Será q nossos brilhantes estratégistas nada aprenderam desta escaramuça? Aliás , td q nossos vizinhos compram em termos de armas é sim do interesse do BRASIL, “TUDO”, estamos entre eles é seus rompantes. Estamos nos preparando p estas e outras escaramuças q com certeza viram ? só falta o quando.Estamos preparados, militarmente? É na paz q se prepara p uma longa guerra. Os ianks estão vindo de apiay…tbm.

  2. O Brasil está a desenvolver um novo míssil guiado, de nome AV/MT-300 que será lançados por camiões Astros-II. Os novos mísseis serão guiados por um sistema inercial por laser e GPS, de forma idêntica aos mísseis americanos BGM 109 Tomahawk, mas a uma fracção do custo unitário destes (1,4 biliões de dólares por unidade!), voando como um míssil até se aproximar do alvo, altura em que abre as asas e passa a voar como um pequeno avião supersónico, até ao momento do impacto.

    De capacidades semelhantes ao Tomahawk americano, o AV/MT-300 terá, um preço muito inferior… Ou seja, em vez de 1,4 biliões de dólares cada míssil, cada AV/MT-300 deverá custa menos de um milhão de dólares. As características e promessas desta proposta brasileira já atrairam o interesse dos actuais utilizadores do sistemas Astros II. Como a Malásia que ainda recentemente comprou sistemas Astros II por 180 milhões de dólares ou o Iraque, a Arábia Saudita, o Qatar e o Kuwait, para além do Brasil, claro.

    O AV/MT-300 brasileiro será capaz de transportar uma ogiva de até 200 Kg de explosivos a alvos situados a até 300 Km de distância. Existem estudos para variantes navais do míssil (conhecidas como X-300) e de lançamento aéreo, sobre os quais a Avibras tem trabalhado, de forma intermitente, nos últimos anos, pelo menos desde 1999.

  3. Posso até estar enganado mas me paresse o :

    — Sistema defesa antiaérea Médio/Longo Alc. (Almaz)

    O S-300 PMU-1 e o S-300-PMU2 seja qual for, estão ente as mais recentes versões da famíla de sistemas de defesa antia-érea do tipo S-300/S-400.

    O sistema pode ficar pronto para disparar cinco minutos após chegar ao local.
    Cada sistema lançador dispõe de quatro tubos com até quatro mísseis e eles podem ser lançados 22 segundos após o alvo ter sido determinado.

    O sistema S-300PMU utiliza um radar de aquisição de alvos modelo 64N6 Big Bird
    que opera na banda C, com um alcance máximo de 300Km. Este radar é apoiado por um radar de seguimento 30N6E1 Tomb Stone que opera na banda I/J e tem um alcance de 300Km.
    Além destes dois radares, é ainda necessário um radar próprio para determinar a altura do alvo, sendo utilizado o 5N66M ou o 76N6E Clam Shell que tem um alcance de 120Km.

    Eles são conhecidos no ocidente por várias designações e têm em comum o alcance e a grande velocidade, resultado da análise soviética das suas necessidades, que passava pela utilização de mísseis contra aeronaves de combate ocidentais.

    A Almaz iniciou mais tarde o desenvolvimento de uma versão mais sofisticada, que passou a ser conhecida como S-400 Triumf ou (SA-20) na designação OTAN, o que tudo indica não ser este o sistema em questão.

  4. E tem q colocar os AV/MT 300 em lanchas tipo CB 90 ou de nossa industria p atuar na amazônia pelo exécito e a marinha….nossos “Hermanos” estão se armando rápidamente e bem…e nossas FAs, estão se reequipando, estamos quase ou nada preparados? Prestem atenção srs. o perigo mora ao lado.

Comentários não permitidos.