Amazônia: Marinha Brasileira cria nova esquadra


A Marinha do Brasil prepara a criação de uma segunda esquadra. Já decidiu que a base será o mais próximo possível da foz do Rio Amazonas.

É uma mudança estrutural, a primeira do gênero em 115 anos, desde que Floriano Peixoto, o segundo presidente do período republicano, confinou a esquadra nacional ao Rio de Janeiro por razões políticas.

Fonte: Blog do Vinna

3 Comentários

  1. Acho que mais importante do que uma simples questão militar, é o fato de que uma base na foz do Amazonas trará um desenvolvimento enorme para a região, tirando das capitais amazonenses esta primazia. Acredito que com esta nova base naval, é imprescindível a construção de um parque industrial a sua volta.
    Isso é um fato de grande relevância para a área, visto que a região norte apesar de possuir uma zona franca de exportação, faz-se necessário outros pólos de desenvolvimentos.
    É a entrada principal, via rio da região amazônica, e um pólo naval naquela região traria desenvolvimento industrial e comercial entre outra tantas benfeitorias.
    A região amazônica é cobiçada principalmente, porque há um grande vazio demográfico, se daqui para a frente os governantes brasileiros fizeram uma ocupação controlada e planejada, esta imensa região trará grandes riquezas para o Brasil.
    É preciso um plano inteligente de ocupação, e para isso já começamos bem em fazer uma base da marinha num ponto estratégico como o é a foz do Amazonas. Parabéns ao governo Lula, espero que depois seja criado ali também bases das outras forças.
    Abraço.

Comentários não permitidos.