Curiosidade: O Porta Aviões submarino Chinês

Sen Toku I-400

A idéia não é nova, antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, Japão Inglaterra entre outros paises já tentavam transformar o submarino numa plataforma multimisão capaz de lançar aeronaves,e ainda operar como predarores submarinos. Esta idáia uma vez exitosa teria transformado a guerra naval e os submarinos  em mortíferas armas de guerra capazes de cobrir praticamente todas as áreas da defesa naval, aérea, superfície e submarina.

Etretanto devido as limitações inerentes dos projetos navais da primeira metade do século, estas armas nunca puderam se tornar efetivamente uma ameaça ao poder naval de outras nações.

As dimensões, a capacidade de carga e o alcance destes navios tornava-se um fator limitante e inviabilizava o seu uso como uma plataforma efetiva de lançamento e recolha de aeronaves.

Sen Toku I-400

Porém, passados algumas décadas, este conceito ressurgiria novamente na então URSS, onde niciou-se estudos de forma a avaliar a viabilidade da construção de um Navio Aeródromo submarino, uma arma que conciliaria a capacidade de poder de fogo aéreo com a furtividiade de um submarino.


HMS M2 foto de 1928

Entretanto, tal como os seus antecessores estes estudos acabaram engavetados e entraram para o imaginário como produtos de ficção científica.

Com a queda do muro de Berlim o Nae Submarino soviético foi sepultado de vez, porém, não tardaria para que logo começasse a circular novamente rumores de que o programa de um submarino transportador de aeronaves tivesse novamente sendo estudado.

Desta vez o Nae submarino surgiria em modelos rabiscados pela internet, sustentando as cores da Marinha Popular da China, uma pesquisa rápida pela internet utilizando as palavras chave, Aircraft carrier submarine, apresentará ao leitor inúmeros conceitos e desenhos de submarinos transportadores de aeonaves.


Mais recentemente, a idéia do tal NaeSub surgiu com força nos blogs de discussão, onde os leitores discutem a real viabilidade de se construir e operar um submarino transportador de aeronaves de combate.

Numa busca rápida pela internet pude me deparar com a concepção artística de um NaeSub muito bem definida no site Hub Page, o qual apresenta um Nae sub nuclear de seis conjuntos propulsores, armados com mísseis de defesa anti-aérea e ICBM, capaz de transportar aeronaves e ainda até 4 submarinos nucleares “parasitas” os quais serviriam de escolta ao grande monstro como pode ser visto nas belíssimas imagens em 3d do tal Nae sub.

A obra em sí se trata apenas de um conceito, não há confirmações oficiais de nenhum projeto em nenhum país do mundo o qual considere este tipo de navios, entretanto, com o advento de novas tecnologias, é de se esperar que no futuro os submarinos poderão se transformar em Navios aeródromos.

Muito provavelmente os submarinos do futuro serão capazes de lançar e recolher aeronaves não tripuladas de combate, VANT-C e ainda operar furtivamente após o lançamento efetuando patrulhas e ataque.

12356

O fator limitador de dimensões e capacidades de carga poderá ser contrabalançado por sistemas de propulsão nuclear o que garantiria uma autonomia quase-indefinida e ainda, a diminuição dos pesos e dimensões das aeronaves VANT e VANT-C frente às aernaves tripuladas, viabilizariam os seus embarques, transporte e lançamento apartir de uma plataforma submarina de dimensões não muito maiores que as dos atuais monstros submarinos soviéticos da classe Typhoon, os maiores subamrinos alguma vez construídos.

Fica ao leitor a apreciação da arte apresentada e a consideração sobre um conceito inovador e revolucionário que seria a concepção e construção de uma plataforma submarina lançadora de aeronaves, fica no ar a questão: Um Nae Submarino osbreviveria a guerra moderna?

Texto: E.M.Pinto

Plano Brasil

3 Comentários

  1. Eu venho pensando nisso, um poderoso e gigantesco submarino com pista de pouso, nuclear..e já estamos aptos , tecnológicamente, para realizar esse feito…isso poderá ser a nova e secreta arma do futuro e não muito distante. …

  2. Será que o Brasil quando realmente tornar-se potencia soberana vai construir Navis-aerodrômos e submarinos-aerodrômos. Políticos invistam na defesa do Brasil, agora!!!

  3. Na minha opnião, se pessoas de todo o mundo ja tem ideias arrespeito disso, e considerando que esta ideia não é nova, e ja foram construidos nos anos anteriores, a revolução informacional,(periodo que pra min foi de um nivel tecnologico extremamente pequeno, perto do de hj)”protopipos” de porta aviões submarinos, hj em dia com toda o avanço tecnologico, é crtz absoluta, de que ja exista um desses andando por ai. Olha esse desenho em 3D, isso ja he um projeto, ja he 40% do caminho andado para criação de um submarino desse tipo. Uma ideia dessas do desenho, nas maos de um pais com capital, a unica coisa que falta, são os calculos, pq a produção disso em um pais desenvolvido, não é nd.(e vamos ser siceros, sera mesmo que 1 japinha sozinho não consegue calcula pelos menos 30% de tudo que precisa se calculado nesse projeto ai??? 😉 .

1 Trackback / Pingback

  1. Fique por dentro Curiosidade » Blog Archive » Curiosidade: O Porta Aviões submarino Chinês « PLANO BRASIL

Comentários não permitidos.