O novo caça indiano LCA deve substituir jatos russos


Por Felipe Salles

Nova Delhi, 28 de agosto (Reuters) – A Índia começará a colocar em operação seu primeiro caça supersônico a partir do ano que vem e gradualmente retirará de serviço sua obsolescente frota de caças russos, disseram na sexta-feira representantes da área de defesa.Cinco Light Combat Aircraft (LCA – “Tejas”), custando cerca de US$31 milhões cada, já foram fabricados pela empresa estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL) e se encontram em período de testes. Outras oito células estarão prontas em meados de 2010, disseram os mesmos representantes.

“Podemos dizer que o ano de 2012 será chave para nossa força aérea, pois, aí teremos não apenas muitos LCAs, mas também então poderemos estar introduzindo os futuros caças multi-função avançados na nossa frota de caça,” disse o porta-voz da força aérea Wing Commander T.K. Singha.Na semana passada, a Índia iniciou as provas de vôo necessárias para a aquisição de 126 caças multi-função, comentaram os representantes, seguindo adiante num programa de 10,4 bilhões de dólares para a modernização da força aérea.

Nesta corrida, uma das maiores e mais caras da história, se encontram: a Boeing, com seu F/A-18 Super Hornet; a francesa Dassault ,com o Rafale, a Lockheed Martin, trazendo o F-16IN; a Rússia, ofertando o MiG-35; a sueca Saab com o JAS-39 Gripen e o Eurofighter Typhoon, produzido por um consórcio de empresas européias.  “Assim, estamos vislumbrando um cenário onde poderemos aumentar, significativamente, o número de nossos esquadrões com um aumento simultâneo de capacidade bélica,” disse Singha.A Índia deseja aumentar o seu numero de esquadrões de 34 (612 caças) atualmente to 42 (756 caças) em 2020 com aeronaves modernas. Vinte unidades do LCA estarão operacionais em 2012 e o plano é de fabricar outros vinte em coordenação com a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa (DRDO  – Defence Research and Development Organisation), comentou em Nova Delhi um representante da DRDO.

“O program LCA está agora no prazo e a DRDO está muito interessada em produzir mais desta aeronave desenvolvida localmente.” Disse o porta-voz da DRDO.A introdução do LCA foi atrasada em alguns anos, problemas técnicos forçaram os cientistas a “voltarem para as pranchetas de desenho” para retrabalharem as turbinas e a fuselagem do modelo.

O Ministério da Defesa da Índia começou a pressionar o desenvolvimento do LCA depois da perda de quase 200 caças MiG de origem russa desde 1990. A força aérea atribuiu estes acidentes a defeitos de construção.

A Índia, um dos maiores importadores de armamento do mundo, planeja gastar  mais de  US$30 bilhões nos próximos cinco anos para modernizar seu arsenal, composto primordialmente de tecnologia da era soviética para se contrapor às ameaças potenciais do Paquistão e da China.”Os testes do LCA estão a todo gás e eles tem potencial para substituir até mesmo os MiG-23 e MiG-27 se tudo caminhar de acordo com os planos,” disse um representante da defesa, que preferiu ficar anônimo por não ser autorizado a falar com a media.

Fonte: Reuters via Alide

1 Comentário

Comentários não permitidos.