Brasil e China fecham acordos na área de defesa

http://i1.r7.com/data/files/2C95/948F/2F49/5A95/012F/4A38/145D/370F/dilma1-g-afp-20110412-700x450.jpg


O Brasil e a China assinaram nesta terça-feira (12) acordos de cooperação e de transferência de tecnologia nas áreas de defesa, recursos hídricos, nanotecnologia, agrícola e de transformação, além de um acordo que prevê a instalação de um instituto para o ensino da língua chinesa para brasileiros na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os acordos são resultado da viagem desta semana da presidente Dilma Rousseff à China, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Na defesa, o acordo de cooperação prevê intercâmbio de experiências em operações militares, o que inclui as operações de manutenção da paz da ONU (Organização das Nações Unidas), treinamento militar conjunto e segurança em eventos importantes, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por exemplo.

A cooperação para a defesa será feita por meio de visitas mútuas de delegações dos dois países, intercâmbios de instrutores, participação em cursos teóricos e práticos, visitas mútuas de navios e aeronaves militares, eventos culturais e desportivos e participação conjunta em pesquisa e desenvolvimento de programas de aplicação de tecnologia de defesa.

Para os recursos hídricos, a cooperação entre Brasil e China se dará na elaboração de políticas, leis e regulamentos sobre gestão da água, na gestão integrada de bacias hidrográficas fluviais, no controle de enchentes, combate à seca e mitigação de desastres, reforço de barragens e no planejamento, concepção, construção e gestão de projetos de transferência de longa distância de cursos d’água, como a transposição do Rio São Francisco, para citar um exemplo.

Na área de nanotecnologia, o acordo de cooperação prevê a criação do Centro Brasil-China de Pesquisa e Inovação em nanotecnologia, constituído por núcleos de pesquisa que interagirão entre si, utilizando a infraestrutura existente para executar projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento, formação e capacitação de recursos humanos.

Indústria do bambu e ensino de língua chinesa também foram focos de acordos

A indústria do bambu também foi foco de um acordo de cooperação com transferência de tecnologia para o desenvolvimento da planta, tanto para a produção de muda, brotos e clones, como em máquinas e equipamentos e produtos laminados e para a construção civil, arquitetura, design, artesanato e decoração.

Os acordos assinados pela presidente Dilma Rousseff na China também incluem a criação de um centro para o ensino da língua chinesa no Brasil.

O centro será instalado dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e tem como objetivo aumentar a compreensão entre os povos.

Fonte: R7

23 Comentários

  1. Legal,foguetes de bambu,aviões de bambu,navios de bambu,submarinos de bambu e o melhor de tudo que serão feitos de bambus reciclados devidamente atestados e liberados pelo IBAMA.

  2. Se o Brasil que vetores barato com custo razoavel
    poderiamos adquirir o Chegdu J-10 ( trata-se de um avião muito bom. Tecnologia acessivel e muito boa.Como tanpão,porque esses FX-2 não saira nem tão cedo.

  3. Aviões feitos aqui são muito caros é melhor fazer la na china .La um prezo pode fazer varias pesas pelo preço de sua vida .Assim é melhor para que dar emprego para um BRASILEIRO se ele ganha bolsa família .Embraer la fora !Vai se FFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFRRRRRRRRRRRRRRRR!

  4. Será que está entre os pontos desse acordo o tão comentado treinamento para operar NAes? Especulava-se que, inclusive, os chineses deram uma for$$inha no retrofit do São Paulo.

  5. Caro Francisco do Bem,

    Pode ser bem isso 🙂

    Eles estão quase terminando o primeiro PA deles, e o São Paulo está voltando à ativa…. Pode ser que haja intercãmbio nessa área mesmo.

    []’s

  6. Francamente, fora a nanotecnologia, não vi nada na área de defesa!!!

    “Brasil e China fecham acordos na área de defesa”

    Esse título tá meio por fora!!!

  7. Os Su são td de superiores ,em especial os SUs 35BM.espero q o BRASIL compre pelo menos as cópias Chinesas dos mesmos.Mt bom esse acordo militar c a China.Devemos fazer um c os Francos, ou já temos?

  8. Como se pode vê, está mais do que comprovado, o preconceito deixa o cara cego e burro. Hehe…
    .
    .
    Obama quando esteve aqui no Brasil, fez muitos acordos com o governo brasileiro; a Dilma com este acordo, barganhou com os chineses.E pelo que eu vejo, os chineses estão pagando para vê até onde vão os americanos.
    Obama até se esquivou quanto a uma cadeira permanente do Brasil na CS,uma coisa que os chineses apóiam.
    .

    “(…) PEQUIM – Na visita da presidente Dilma Rousseff à China, o país asiático deu um passo adiante ao tratar da defesa do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. No comunicado conjunto assinado pelos dois países, a China se posicionou ao lado do Brasil ao assinalar que a representação das nações em desenvolvimento, naquele fórum, é agora uma “prioridade”. (…) “

    *****
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,china-da-passo-adiante-na-defesa-do-brasil-no-conselho-de-seguranca-da-onu,705379,0.htm
    .
    .
    É a vez dos americanos mostrara para os chineses quem é realmente o number one_Rsrs…

  9. Ai maluquinho, gostei muito do que você escreveu, acho que falou tudo, não sei pra que, a dama-mao-fechada-de-ferro quer tanto bambú, espero que ela faça bom proveito.
    Amigão, surgiro que você mude de “bordunadas neles!” para “bambuzada neles!”, tem mais a ver com a tao esperada visita a China. Você tinha razão, foi uma surpreza geral!!!KKKKKKKKKKKKK.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  10. E por falar em bambú, só fazendo a clásica pergunta:
    qual a diferença da mulher pro poste pro bambú?
    Resposta; a mulher da luz deitada, o poste em pé e bambú é pra consagrar a parceria caracu entre Brasil e China.

  11. Na China o bambú abunda* e agora eles também exportam. Cá no nosso nordeste também falamos que o babaçu abunda e da até pra exportar… será que eles compram? kkkkkkk!
    *não confundir pessoal, abunda vem de abundância.

  12. Meu caro Beto ,exepcional seu ponto de vista, fiquei em total abundacia de sabedoria rssss,contudo só espero que os tais chinese não queiram com isso empurrarem em nossas ……., pois eu não duvido muito.

  13. Voçe estão exagerando, não estão observando o potencial pedagógico da questão, acho até que vai ser bom para o Brasil. É igual a criança, não adianta ficar alertando,”só sabe que fogo queima quando poe a mão no fogo”.

Comentários não permitidos.