E.M.Pinto
A Ucrânia acaba de apresnetar ao mundo o que antes era apenas um rumor, a variante de longo alcance do míssil de cruzeiro R-360 Neptune, informalmente chamada de Long Neptune, esta nova arma é capaz de atingir alvos a até 1 000 km. Embora seu desenvolvimento seja público desde novembro de 2023, nenhuma imagem havia surgido até então, porém, em razão do dia da Independência da Ucrânia, um vídeo foi exibido pelo portal oficial Zbroia, apresnetando a arma.
As cenas não identificam a arma como Long Neptune, mas suas asas dobráveis em formato de “X” tornam a identificação inequívoca. Ainda assim, parte das imagens de lançamento são arquivos das provas do sistema original Neptune, realizadas entre 2018 e 2020.
Analistas destacam diferenças marcantes em relação à versão anterior. O novo míssil é completamente diferente em desenho e teria mais de 6 m de comprimento (sem contar o booster de propulsão adicional), cerca de 1,5 m maior que o modelo original. Seu corpo central também é mais robusto e avançou dos 38 cm para aproximadamente 50 cm de diâmetro, possivelmente para comportar maior volume de combustível. Além disso, as asas e a cauda foram ampliadas para sustentar o peso extra no momento da decolagem. O tamanho da ogiva, entretanto, permanece confidencial, sabe-se que o modelo original transporta uma ogiva de 150 kg.
Esta informação já vavia sido reportada aqui no Plano Brazil (Clique para ler :Ucrânia aumenta o alcance dos mísseis R-360 “Neptune” para 1000km).
Segundo informações das forças ucranianas, o teste bem-sucedido do míssil ocorreu em março de 2025, e há indícios de que o míssil já foi utilizado em operações de combate o que indica que sua revelação pública pode não ter sido surpresa para Moscou.

Com 1000km de alcance o Long Neptune é capaz de atingir Saint petersburgo, e as proximidades do centro industrial de Ulyanovsky.
Esse avanço significa que a capacidade ucraniana de atingir alvos em profundidade teve um salto considerável, reforçando sua postura estratégica e pressionando pontos chave da infraestrutura russa.
Fontes
-
Defence.ua – “Ukraine’s Long Neptune of 1,000 km Range Shown for the First Time”, Defence, [LINK]
-
RBC.ua – “Ukraine unveils new long-range Neptune missile for the first time”, Newsukraine, [LINK]
-
Kyiv Independent – “Ukraine has upgraded its Neptune missile — here’s what we know”, The Kyiv Independent, [LINK]
-
Defence Industry Europe – “Ukraine unveils new 1,000 km Long Neptune missile already used in combat since March”, Defence Industry Europe, [LINK]
-
Business Insider – “Ukraine made a new version of its ‘Neptune’ missile for strikes deep into Russia. It’s already put it to work.” , Business Insider, [LINK]
-
Ucrânia aumenta o alcance dos mísseis R-360 “Neptune” para 1000km, Plano Brazil, [LINK]