Polônia adquire novo lote de sistemas de artilharia de foguetes Homar-K e mísseis balísticos CTM-290 da Coreia do Sul

A empresa Hanwha Aerospace da Coreia do Sul confirmou a aquisição do do segundo lote de sistemas de artilharia de foguetes múltiplos (MRLS) K239 Chunmoo e de mísseis balísticos CTM-290. Esta nova aquisição compreende 72 sistemas de artilharia Homar-K ( versão polonesa do K239 Chunmoo ). O novo  lote foi incluído nos acordos assinados em 2022, elevando o  total de 288 sistemas. O contrato inicial firmado entre a Polônia e a empresa sul-coreana Hanwha Aerospace previa a aquisição de 218 unidades. Por sua vez, havia a opção de compra para 72 unidades adicionais.

O Homar-K, um sistema de sistemas de artilharia de foguetes múltiplos polonês desenvolvido a partir do sistema K239 Chunmoo sul coreano. O sistema Polonês utiliza um chassi  Jelcz P883.57 8×8 produzido localmente. Equipado com o sistema   integrado de gerenciamento de combate Topaz desenvolvido pelo WP Group.  Um dos aspectos deste novo pacote inclui também o fornecimento de novos mísseis balísticos de longo alcance CTM-290. 

O míssil CTM-290 é uma variante de exportação do míssil sul coreano Ure-I KTSSM (Korean Tactical Surface-to-Surface Missile) Block-II. O CTM-290 compartilha configuração e formato semelhantes ao Ure-I/KTSSM Block-I de 600 mm, mas apresenta desempenho aprimorado. Ele pode ser lançado  a partir de do sistemas de artilharia de foguetes múltiplos (MRLS) K239 Chunmoo , e seu alcance foi ampliado para cerca de 290-295 km, em disposição do Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR). O míssil carrega ogivas penetrantes e termobáricas ou ogiva de alto explosivo (HE).