Por Anderson Barros
Segundo informações divulgadas pelo renomado site de Defesa argentino Zona Militar após quase um ano da assinatura da carta de intenções para compra de viaturas VBTP-MR Guarani 6×6 da Iveco os governos da Argentina e do Brasil ainda não chegaram a um acordo em torno das condições financiamento e das garantias para a assinatura do contrato de compra. Embora o governo brasileiro, tenha manifestado apoio a venda as organizações de crédito brasileiras envolvidas mostraram-se reticentes face à difícil situação financeira e económica que atravessa a República Argentina.
Devido a esses fatores, os EUA buscaram reviver uma proposta baseada nos veículos de transporte de infantaria Stryker M1126. Aproveitando a falta de decisão do governo brasileiro, agravada pelas tensas relações entre o novo presidente argentino, Javier Milei, e seu homólogo do Brasil, os Estados Unidos buscariam reavivar a proposta apresentada pelos Estados Unidos, caso avance, deverá reiniciar o processo burocrático necessário para obter autorização do Departamento de Estado e posterior aprovação do Congresso norte-americano.
A proposta americana compreende no que foi oferecido em julho de 2020, quando o Departamento de Estado americano autorizou a venda através do Programa FMS (Foreign Military Sales ) de um total de 27 unidades do M1126 Stryker em sua versão Transporte de Tropas (Infantry Carrier Vehicle) .
Embora o foco das negociações entre a Argentina e os Estados Unidos esteja na finalização da venda de caças F-16 para a Força Aérea, o governo norte-americano tenta pleitear essa venda para o exército argentino.