Exército Brasileiro Recebe Protótipos do Projeto Rádio Definido por Software

O Centro Tecnológico do Exército (CTEx)  recebeu 16 protótipos do ciclo veicular do Projeto Rádio Definido por Software do Ministério da Defesa (RDS DEFESA). O equipamento é produzido pela empresa AEL Sistemas, de Porto Alegre, e o Projeto conta com a participação das três Forças Armadas e de várias empresas brasileiras.

O Projeto RDS DEFESA contempla a pesquisa e desenvolvimento de rádios veiculares, rádios portáteis e rádios transportados por mochila, abrangendo as faixas de HF, VHF e UHF (2 a 512 MHz).  Além de aumentar a liberdade de ação no espaço cibernético, o equipamento contribui para a interoperabilidade das comunicações das Forças Armadas. O Projeto também impulsiona a Base Industrial de Defesa, fortalece os laços entre as organizações militares e instituições de ciência e tecnologia, e cria condições para o início da pesquisa em Rádios Cognitivos.

A equipe técnica do Centro Tecnológico do Exército realizou a portabilidade de formas de onda na faixa de V/UHF dos 16 protótipos e, em breve, concluirá a portabilidade em HF. Adicionalmente, a equipe acompanha a realização de testes funcionais, de desempenho e ambientais, a fim de verificar se os referidos protótipos atendem aos requisitos estabelecidos para o Projeto. Em seguida, os rádios serão enviados para avaliação no Centro de Avaliações do Exército.

 

 

 

Fonte: Centro Tecnológico do Exército

2 Comentários

  1. O Governo brasileiro deveria investir em tecnologia de ponta voltado para indústria bélica… como chips, novos matérias, equipamentos eletrônicos para radar, sonar e guerra eletrônica de contramedidas para satélites.

    • Sem dúvida Lucena, dez anos atrás falamos de investimentos que não foram feitos, hoje não adianta correr porque não se chegará a lugar algum. Os Atuais investimentos são outros e se não renderem frutos, em dez anos estaremos na mesma situação.
      Ps. Bem vindo novamente, bom ter vc de volta ao PB

Comentários não permitidos.