Coreia do Norte pode estar desenvolvendo o seu próprio AWACS

E.M.Pinto 

Tradução e adaptação  do original DefenseBlog
Análise de imagens de satélite pelo @CNS revela que uma aeronave Il-76 no Aeroporto Internacional de Pyongyang está sendo modificada para possivelmente se tornar uma aeronave AWACS ou AEW.Fonte: @CNS

Segundo Decker Eveleth de James Martin Center for Nonproliferation Studies, a Coreia do Norte pode estar convertendo uma aeronave Il-76 em um sistema de alerta antecipado e controle aéreo (AWACS).

As observações apontam para a modificação de uma aeronave de transporte Il-76 da Coreia do Norte no Aeroporto Internacional de Pyongyang, sugerindo uma possível conversão em um sistema de alerta antecipado e controle aéreo (AWACS) ou uma aeronave de alerta antecipado (AEW).

Apesar dessas observações, atualmente não há evidências diretas indicando que a Rússia transferiu essa tecnologia sofisticada para a Coreia do Norte. Se confirmado, tal desenvolvimento poderia sinalizar um salto significativo nas capacidades de radares da Coreia do Norte. Eveleth observou que, para a Coreia do Norte, ingressar na tecnologia AWACS seria um empreendimento substancial, dadas as atuais limitações de sua tecnologia de radar.

O que torna esta situação particularmente notável é que a Coreia do Norte parece estar dedicando uma de suas poucas aeronaves Il-76 a essa potencial transformação. O Il-76 desempenha um papel crítico na frota limitada de transporte da Coreia do Norte, indicando a importância e a prioridade atribuídas a essa modificação.

No entanto, a avaliação permanece preliminar e, sem evidências adicionais, as conclusões sobre a natureza real das modificações e as intenções da Coreia do Norte permanecem especulativas.