Hungria desenvolverá o carro de combate principal KF51 Panther em parceria com a empresa alemã Rheinmetall

Tradução: Ghost

Fonte: Army Recognition
Notícias de Defesa, dezembro de 2023, Segurança Global, Indústria Militar

Em 15 de dezembro de 2023, a Hungria assinou oficialmente um contrato com a Rheinmetall para colaborar no desenvolvimento do Tanque de Batalha Principal (TBP) KF51 Panther de próxima geração. Essa colaboração, avaliada em aproximadamente €288 milhões, foi oficialmente assinada em Zalaegerszeg, Hungria, marcando um passo significativo no avanço do projeto em direção à produção em larga escala.

A Rheinmetall está colaborando com a empresa estatal húngara N7, que detém 49% da joint venture conhecida como Rheinmetall Hungary.

Hungria e Rheinmetall colaborarão de perto no desenvolvimento conjunto e na preparação para a produção em larga escala do KF51 Panther. O conceito para o KF51 Panther foi inicialmente apresentado na feira comercial Eurosatory 2022. A variante KF51 Panther EVO apresentará o comprovado canhão de alma lisa L55A1 de 120 mm da Rheinmetall, garantindo compatibilidade logística com a frota existente de tanques Leopard 2 da Hungria. Além disso, o KF51 Panther EVO será equipado com um carregador automático, e sua arquitetura de torre permite a possibilidade de adaptação do novo canhão de 130 mm da Rheinmetall.

Uma característica notável do KF51 Panther é seu alto nível de digitalização e conectividade em rede. Ele incorpora tecnologias avançadas de proteção de força, incluindo o sistema de proteção de afastamento conhecido como StrikeShield, contribuindo para seu peso total baixo de apenas 59 toneladas. Todos os sistemas de armas estão conectados aos óculos do comandante e do artilheiro, bem como ao computador de controle de fogo, por meio da arquitetura totalmente digitalizada NGVA. Isso permite tanto uma função de busca e destruição quanto uma função de ataque, facilitando o engajamento de alvos, com potencial suporte futuro da inteligência artificial (IA).

O chassi do tanque é baseado no veículo de recuperação blindado Bergepanzer 3 Buffel, e a mobilidade, logística, manutenção e treinamento do KF51 Panther são aprimorados graças aos componentes compartilhados com a família Leopard 2.

A configuração padrão da tripulação do KF51 Panther consiste em três membros: o comandante, o artilheiro e o motorista. Além disso, há uma quarta estação localizada no lado esquerdo da proa, reservada para um operador de subsistema. Essa estação também pode servir como um posto de comando móvel para um comandante de companhia ou batalhão, adicionando versatilidade às capacidades do tanque.

O KF51 está armado com o novo Sistema de Canhão Futuro de 130 mm da Rheinmetall, oferecendo maior poder de fogo contra alvos mecanizados atuais e previsíveis. Além disso, oferece opções de armamento adicionais para fornecer poder de fogo concentrado em ataques de longo alcance e contra alvos múltiplos.

O KF51 Panther apresenta um conceito de proteção abrangente, totalmente integrado e otimizado para peso, incorporando tecnologias de proteção ativa, reativa e passiva. Um aspecto significativo desse conceito é sua proteção ativa contra ameaças de energia cinética (KE), que melhora a proteção sem adicionar peso significativo ao sistema.

Baseando-se no conceito de mobilidade do TBP Leopard 2, o KF51 Panther tem um peso operacional de apenas 59 toneladas, com uma faixa operacional máxima de cerca de 500 quilômetros. Importante destacar que, sem preparação prévia, ele se encaixa no perfil AMovP-4L, uma capacidade não compartilhada por outras atualizações atuais de tanques de batalha principais. Consequentemente, a mobilidade tática e estratégica do KF51 o destaca como uma adição potencial à guerra blindada moderna.