KC-390: Cinco Anos Depois – Uma Análise das Mudanças no Mercado de Cargueiros Militares Globais

Autor: Renato Oliveira para Plano Brazil

Escrevemos, há quase 5 anos atrás, um artigo sobre as perspectivas do KC-390 no mercado mundial de cargueiros militares. Vamos revisitar o artigo e ver o que mudou?

CHEGADAS E SAÍDAS DO MERCADO

Nos últimos anos, o Antonov An-178, que era visto, por alguns, como um concorrente do Embraer KC-390 Millenium, teve sua carreira praticamente sepultada pela invasão russa. O único cliente externo em potencial, o Peru, cancelou a compra da aeronave em março de 2023.

Antonov An-178

Da mesma forma, o Kawasaki C-2 não conquistou nenhum cliente de exportação, apesar dos esforços do Japão. Assim como o Airbus A400M Atlas e KC-390, foi considerado na competição australiana, que escolheu o C-130J Super Hercules, um resultado que gerou pesadas críticas à RAAF (Real força Aérea Australiana).

Kawasaki C-2

O Reino Unido se tornou o primeiro país a aposentar seus 14 Lockheed Martin C-130J Super Hercules, que são praticamente os primeiros a serem produzidos e têm uma série de limitações que os modelos mais novos não têm. Vários deles já foram para outros países. A decisão foi bastante criticada, mas as últimas aeronaves saíram de serviço em junho de 2023.

Lockheed Martin C-130J Super Hercules

COMO ESTÁ O MERCADO ATUAL?

Um dos motivos citados para a aposentadoria dos C-130J britânicos, e que se aplica ainda mais aos C-130 de versões mais antigas – muitos dos quais ainda operam mundo afora, mesmo com o modelo tendo feito o primeiro voo em 1956 – foi o elevado desgaste gerado pelo uso intensivo no Afeganistão e no Iraque. No caso específico dos Hercules britânicos, os atrasos do programa A400M resultaram em um ritmo de uso muito maior que o originalmente planejado para seus C-130J.

Airbus A400M Atlas

Qualquer máquina tem uma limitação em termos de vida útil, e caso o uso seja mais intenso e/ou em condições mais severas que o originalmente planejado, a máquina vai apresentar problemas antes do esperado.

Após um certo tempo de uso, quer seja ou não conforme o planejado, a máquina em questão deverá passar ou por um overhaul (processo de revisão profunda para aumentar sua vida útil) ou então ser descartada.

Overhauls de sistemas militares não são incomuns, e geralmente são combinados com MLU (atualização de meia vida, processo de atualizar subsistemas por outros mais eficientes e/ou mais fáceis de adquirir), mas geralmente são processos bastante onerosos e demorados, e em muitos casos o custo-benefício não é compensador.

Cargueiros são, de modo geral, as aeronaves que mais “trabalham” nas forças aéreas mundo afora, e geralmente também as que são usadas em condições mais adversas. É por isso que, de modo geral, os C-130 usados disponíveis no mercado mundial estão bastante “surrados”. Há poucas exceções a esta regra, como os 4 C-130H ex espanhóis, dos quais Peru e Uruguai adquiriram 2 cada um, que passaram por uma MLU recente.

Isso significa que há ainda um mercado bastante interessante para o KC-390.

CONQUISTAS E PERSPECTIVAS

Nos anos desde a escrita do artigo, o KC-390 conquistou diversas vendas.

Portugal confirmou a aquisição das 5 unidades originalmente previstas em 2019. Além de ter sido o primeiro cliente de exportação, foi também o primeiro membro da OTAN a fazê-lo.

Esta venda abriu caminho para várias outras, com os seguintes países fora da OTAN já confirmando compras do modelo (e o número de unidades confirmadas):

  • Brasil (19)
  • Áustria (4)
  • Coreia do Sul (não divulgado, mas estimado em 3 unidades)

Os seguintes membros da OTAN já confirmaram o KC-390:

  • Portugal (5)
  • Hungria (2)
  • Países Baixos (“Holanda”; 5)
  • Chéquia (2)

E ainda concorre nos seguintes mercados:

  • Índia
  • Emirados Árabes Unidos
  • Egito
  • Ruanda
  • África do Sul

 

A vitória na Holanda foi muito importante. O KC-390 derrotou seu principal rival, o C-130J, com o governo holandês falando abertamente que o custo operacional e a disponibilidade do KC-390 são melhores.

A vitória na Coreia do Sul é ainda mais significativa por vários fatores. Tratou-se da primeira venda para o continente asiático, e na Coreia do Sul ele derrotou não só o C-130J (que a Coreia do Sul já opera!), mas também o A400M, uma aeronave que, a princípio, não seria um concorrente direto por ser bem maior. Entretanto, como os britânicos comprovaram, A400M e KC-390 são, sim, rivais diretos.

Além disso, a Coreia do Sul pode servir de trampolim para as vendas nos Emirados Árabes Unidos e, principalmente, na Índia, que pode inclusive envolver acordos de produção local.

Ou seja, nosso KC-390 parece ter um futuro brilhante pela frente!

Renato Henrique Marçal de Oliveira
É Químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)