Marinha Indiana testa míssil antiaéreo Barak-8 na versão naval

Destróier INS Chennai (D65)

O Ministério da Defesa Indiano  informou que a Marinha Indiana realizou teste bem-sucedido do sistema antiaéreo Barak-8. O míssil Barak-8, também conhecido como LRSAM ( Long Range Surface-to-Air Missile ), foi disparado a partir do destróier INS Chennai (D65)  da classe Kolkata. O sistema atingiu um alvo aéreo voando a baixa altitude.

Destróier INS Chennai (D65)

O desenvolvimento do sistema Barak-8 se iniciou em 2006, como uma joint- venture entre Israel e a Índia. O primeiro sistema foi instalado em um destróier da marinha indiana em 2015, e no fim deste mesmo ano foi conduzido com sucesso o primeiro ensaio de tiro na Índia.

O sistema incorpora três tipos de interceptadores :

  •  Barak MRAD é um interceptador de curta distância, alta velocidade e lançamento vertical recomendado para lidar com ameaças em um raio de até 35km. Inclui uma cabeça de guiamento por radar com motor de um pulso.
  • O Barak LRAD é um interceptador de média distância, alta velocidade e lançamento vertical recomendado para lidar com ameaças em um raio de até 70km. Inclui uma cabeça de guiamento por radar com motor de dois pulsos.

  • O Barak ER é um interceptador de longa distância com motor acelerador, motor de dois pulsos e cabeça de guiamento avançado. O raio de interceptação é obtido com um acelerador de foguete, adaptando-se a capacidade de comunicação e radar a um raio de 150km.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=BdUwBlimW5g[/embedyt]

 

Com informações de agências internacionais