O 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realizou o II Estágio de Adaptação para militares recém-apresentados, no período de 6 a 10 de agosto, na área de Adestramento do batalhão, em Belém-PA.
O estágio denominado “Quartelex”, em alusão aos exercícios e adestramentos em um quartel, é muito tradicional no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e foi aplicado para 26 novos soldados fuzileiros navais pertencentes à Turma I de 2018. O objetivo foi transmitir os conhecimentos básicos para a integração dos novos soldados às atividades do Batalhão e adaptá-los à área de operações da região da Amazônia Oriental.
Durante a Quartelex, foram realizadas instruções de nós e voltas, orientação e navegação terrestre, operação de motor de popa, inspeção naval, rapel e patrulha ribeirinha.
O Segundo-Sargento Fuzileiro Naval de Infantaria Rogerio Fernandes do Nascimento, componente da equipe de instrução, comentou sobre as instruções do estágio. “O soldado fuzileiro naval, quando formado pelos centros de instruções, possui um conhecimento voltado para a atuação de um modo geral. Ao ser apresentado a uma unidade operativa do CFN, no caso o nosso Batalhão, ele tem a imediata oportunidade de absorver os conhecimentos básicos que um elemento de operações ribeirinhas deve ter”.
O comandante do 2ºBtlOpRib, Capitão de Fragata (FN) Celio Litwak Nascimento, destacou que o estágio de adaptação é um evento significativo e a chegada dos novos soldados fuzileiros navais é muito importante para o 2ºBtlOpRib.
Fonte: MB
Rala boy da última turma!