Defesa & Geopolítica

Exército Brasileiro interessado em Viaturas de Socorro e Recuperação Oshkosh HEMTT M984 Wrecker-Recovery Truck.

Posted by

Segundo informações o Exército Brasileiro solicitou ao governo americano um processo de compra para 10 veículos usados Oshkosh HEMTT( Heavy Expanded Mobility Tactical Truck. ) M984 8×8 na configuração Wrecker-Recovery Truck, por intermédio do Programa Foreign Military Sales (FMS). As viaturas serão utilizadas pelo Exército Brasileiro como  Viaturas Socorro e de Recuperação em apoio as unidades mecanizadas da Força Terrestre. Ao que parece o processo de aquisição está sendo negociado pela Comissão do Exército Brasileiro em Washington junto ao diretamente com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD).

Periodicamente, o Exército dos Estados Unidos desativa parte de seus equipamentos de defesa considerados como excedentes e propõe a transferência do material a nações parceiras.  O investimento poderá ser feito por meio do Projeto Estratégico Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), cujo objetivo é dotar as unidades operacionais do Exército com material de emprego militar, para atender as demandas de defesa do país.

Acordos de transferência de equipamentos militares entre os Estados Unidos e o Brasil já existem desde o início da década de 50, período posterior ao fim da 2º Guerra Mundial.

Desde 2012, as transações entre os Estados Unidos e o Brasil, especificamente no que se refere a viaturas blindadas cessadas ao Exército brasileiro, são custeadas pelo Projeto Estratégico OCOP, incluindo aí não só os investimentos com transporte, mas também com a modernização e a revitalização dos equipamentos.

Existe a opção de cabine blindada para o veículo

18 Comments

shared on wplocker.com