INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTOS SOBRE SIMULAÇÃO DE COMBATE ENTRE CENTROS DE ADESTRAMENTO DO EXÉRCITO.

Santa Maria (RS) – No período de 21 a 25 de maio, o Centro de Adestramento (CA) – Leste participou do 1° Intercâmbio de Conhecimentos sobre Simulação de Combate com o Centro de Adestramento – Sul e o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), na cidade de Santa Maria (RS). A atividade contou com a participação de 25 militares do CA – Leste, que tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências no âmbito das Simulações Viva, Construtiva e Virtual.

Durante a atividade, os integrantes CA – Leste acompanharam a execução de um Jogo de Guerra de caráter remoto, conduzido nas instalações do CA – Sul, sob a responsabilidade da 5ª Divisão de Exército, que teve por finalidade adestrar o Estado-Maior da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada. Na ocasião, os militares puderam observar as principais atribuições de um Centro de Adestramento em um Exercício de Simulação Construtiva de caráter remoto, analisando aspectos técnicos e operacionais de um Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM).

No intuito de colher ensinamentos sobre Simulação Virtual, foram apresentados, por militares do CA – Sul, os principais aspectos metodológicos e estruturais para a aplicação de um adestramento nessa modalidade de Simulação de Combate. Nesse sentido, o CIBld conduziu em suas instalações um exercício prático sobre a utilização do Software VBS 3, para tropas de infantaria leve.

No âmbito da Simulação Viva, o CA – Leste proporcionou aos militares do CA – Sul uma troca de experiências sobre o uso do Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático (DSET), bem como sobre a conduta dos Observadores e Controladores do Adestramento (OCA) em exercícios no Terreno. Para isso, foi conduzida uma apresentação do material e um adestramento em uma Pista de Combate à Localidade, empregando um pelotão do 29° Batalhão de Infantaria Blindada.

A atividade proporcionou o alinhamento de procedimentos e o fortalecimento de laços entre aqueles que são responsáveis por contribuir para os níveis excelência do Preparo da Força Terrestre.